Autor Tópico: Rádio novo, watts e outras coisas  (Lida 2375 vezes)

Offline Bruno Saraiva

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Garagem : Clio Oasis 1.2/ Opel Corsa A 1.5 TD 93
Rádio novo, watts e outras coisas
« em: 09 de Fevereiro de 2016, 02:07 am »
Boas pessoal eu andei a ver aqui pelo fórum e pelo Google e não consegui tirar uma dúvida. Na discussão que vi era sobre um rádio que debitava 4x40W e as colunas diziam 200W mas era marketing. Esse tópico deu me uma enorme ajuda mas tenho outra dúvida, neste rádio que digamos tem 4x40W de máximo, 30W de potência nominal se ligar umas colunas com, digamos, 35W faz diferença?
Ja agora obrigado

Offline ClioJS

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Almada
  • Garagem : Renault ClioIII Break
Re: Rádio novo, watts e outras coisas
« Responder #1 em: 05 de Março de 2016, 02:00 am »
Boas amigo Bruno Saraiva,

Respondendo a tua pergunta, desde que a potencia nominal das colunas seja acima da potencia nominal do radio, não vais ter qualquer problema com elas  :azn:

Cumprimentos

Offline fire_tvd

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: ...
  • Garagem : ....
Re: Rádio novo, watts e outras coisas
« Responder #2 em: 19 de Maio de 2016, 05:45 am »
entao é assim em termos de som pode ser um pouco complicado para quem nao esta por dentro da "cena" mas vou tentar explicar de uma forma que qualquer um possa entender:

ha varias formas de quantificar a potencia umas mais "certas" que outras

é tudo medido em watts mas ha varios tipos de watts:

auto-radio ou amplificador

nominal e RMS sao semelhantes, mas a mediçao em RMS é mais exata, é potencia maxima enviada para alimentar as colunas ou sub (mediçao em nominal está a cair em desuso)
potencia musical/pico/maxima é a quantidade de barulho (musica) que podem fazer que o aparelho pode fazer

em colunas e subs é parecido com o anterior

nominal e RMS  é potencia maxima que as colunas ou sub devem receber
potencia musical/pico/maxima é a quantidade de barulho (musica) que podem fazer que o coluna pode fazer

esses 200watts que viste nao é publicidade a nao ser que sejam colunas do xines ai sim é tudo falso...
mas passo a explicar com exemplos pratico o meu auto radio é um sony topo de gama do seu tempo e tem 4x52w max que na verdade sao 4x 22w-rms

tenho montado nas portas da laguna umas MTX de 50w-rms e 200 w max isto na pratica quer dizer que o meu radio enviaria 22w rms para a coluna que suporta ate 50w-rms e com esses 22w-rms que recebe pode fazer ate 200w de barulho (musica)

é muito normal veres diferenças muito grandes entre o rms e max pois com a evoluçao da tecnologia as colunas conseguem fazer um melhor aproveitamento da potencia que recebem..

ainda me lembro quando era "puto" quando começou a aparecer mais o w-rms a cena nao tao avançada e a relaçao de potencia era tipo vezes 2, se dizia 50w-rms era cerca de 100 max... agora nao com esses mesmo 50 ja consegue produzir o dobro do que fazia no passado....

mas atençao que a potencia nao é tudo, o tamanho do cone e frequencia de resposta tambem é muito importante, podes ter uma coluna de 16cm e 100w-rms 300w max e ter uma de 13cm de 50rms e 200 max e a mais pequena bombar mais que a grande apesar de ser mais pequena e mais fraca como tambem podes ter o oposto uma 13cm de 300w e uma de 16cm 200w e a mais fraca bombar mais... é tudo um conjunto de cenas a ter em conta

hoje em dia qualquer radio tem 4x50 max ou seja cerca de 4x20 rms, nao aconçelho colunas com menos de 40 rms...

uma nota final a afinaçao do radio é algo que tem muito peso seja po bem ou po mal.... podes der um radio de 4x20rms e ter colunas de 60 rms e podes mandar as colunas po lixo mesmo elas aguentando 3 vezes mais potencia que o radio...

peço desculpa pelo testamento e espero que entendam é que as vezes passar o que se pensa pa uma "folha" nao é facil
« Última modificação: 19 de Maio de 2016, 06:45 am por fire_tvd »