entao é assim em termos de som pode ser um pouco complicado para quem nao esta por dentro da "cena" mas vou tentar explicar de uma forma que qualquer um possa entender:
ha varias formas de quantificar a potencia umas mais "certas" que outras
é tudo medido em watts mas ha varios tipos de watts:
auto-radio ou amplificador
nominal e RMS sao semelhantes, mas a mediçao em RMS é mais exata, é potencia maxima enviada para alimentar as colunas ou sub (mediçao em nominal está a cair em desuso)
potencia musical/pico/maxima é a quantidade de barulho (musica) que podem fazer que o aparelho pode fazer
em colunas e subs é parecido com o anterior
nominal e RMS é potencia maxima que as colunas ou sub devem receber
potencia musical/pico/maxima é a quantidade de barulho (musica) que podem fazer que o coluna pode fazer
esses 200watts que viste nao é publicidade a nao ser que sejam colunas do xines ai sim é tudo falso...
mas passo a explicar com exemplos pratico o meu auto radio é um sony topo de gama do seu tempo e tem 4x52w max que na verdade sao 4x 22w-rms
tenho montado nas portas da laguna umas MTX de 50w-rms e 200 w max isto na pratica quer dizer que o meu radio enviaria 22w rms para a coluna que suporta ate 50w-rms e com esses 22w-rms que recebe pode fazer ate 200w de barulho (musica)
é muito normal veres diferenças muito grandes entre o rms e max pois com a evoluçao da tecnologia as colunas conseguem fazer um melhor aproveitamento da potencia que recebem..
ainda me lembro quando era "puto" quando começou a aparecer mais o w-rms a cena nao tao avançada e a relaçao de potencia era tipo vezes 2, se dizia 50w-rms era cerca de 100 max... agora nao com esses mesmo 50 ja consegue produzir o dobro do que fazia no passado....
mas atençao que a potencia nao é tudo, o tamanho do cone e frequencia de resposta tambem é muito importante, podes ter uma coluna de 16cm e 100w-rms 300w max e ter uma de 13cm de 50rms e 200 max e a mais pequena bombar mais que a grande apesar de ser mais pequena e mais fraca como tambem podes ter o oposto uma 13cm de 300w e uma de 16cm 200w e a mais fraca bombar mais... é tudo um conjunto de cenas a ter em conta
hoje em dia qualquer radio tem 4x50 max ou seja cerca de 4x20 rms, nao aconçelho colunas com menos de 40 rms...
uma nota final a afinaçao do radio é algo que tem muito peso seja po bem ou po mal.... podes der um radio de 4x20rms e ter colunas de 60 rms e podes mandar as colunas po lixo mesmo elas aguentando 3 vezes mais potencia que o radio...
peço desculpa pelo testamento e espero que entendam é que as vezes passar o que se pensa pa uma "folha" nao é facil