Autor Tópico: Pressão dos pneus - Etiqueta  (Lida 17870 vezes)

Offline MauroTM

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Re: Pressão dos pneus - Etiqueta
« Responder #15 em: 01 de Março de 2016, 23:52 pm »
Tenho uma etiqueta no meu Clio III que logo já meto aqui  :wink:

Ora bem cá vai, Clio III Fase II  1.2 TCE GT 3 Portas 2010/11 (mais informação é "impossível") :laugh: :laugh:



Estava frio e ficou meio tremida mas dá para perceber :angel:
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Offline RenaultTurbo

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Re: Pressão dos pneus - Etiqueta
« Responder #16 em: 02 de Março de 2016, 09:59 am »
Todos trazem essa etiqueta preta excepto a versão 1.5 90cvs 90g/km

Offline pmcb

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Re: Pressão dos pneus - Etiqueta
« Responder #17 em: 02 de Março de 2016, 20:41 pm »
Ora bem cá vai, Clio III Fase II  1.2 TCE GT 3 Portas 2010/11 (mais informação é "impossível") :laugh: :laugh:



Estava frio e ficou meio tremida mas dá para perceber :angel:


Esse é igual ao do "fugareiro".  :loling: :loling: :loling:

Acho que a teoria do RenaultTurbo não será a mais correcta, o meu Clio é 1.5 dci, 86cv e 98g/Km, mas acredito que essas versões de 90g/Km também tenham etiquetas iguais.


Offline RenaultTurbo

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Re: Pressão dos pneus - Etiqueta
« Responder #18 em: 02 de Março de 2016, 21:16 pm »
Lá está o teu é versão ECO, o dci de 85cvs "normal" emite 117 ou lá o que é.

Existem duas versões ECO uma de 85cvs e depois a melhorada de 90cvs que melhorou ligeiramente as emissões/consumos e até ligeiramente o andamento.

É por serem ECO que levam essas pressões mais elevadas.

Offline pmcb

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Re: Pressão dos pneus - Etiqueta
« Responder #19 em: 02 de Março de 2016, 21:27 pm »
Ah, só assim se explica, realmente só se justifica por isso, mas essa pressão para usar nas ruas de Lisboa, nem pensar, cada remendo ou buraco parece que o charuto se desconjunta todo.
« Última modificação: 02 de Março de 2016, 21:40 pm por GIFS »

Offline rike1

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Re: Pressão dos pneus - Etiqueta
« Responder #20 em: 03 de Março de 2016, 13:20 pm »
A pressão dos pneus nada tem haver com o motor, mas sim com os pesos brutos de cada carro e o tipo de pneu.

A pressão normal de um pneu de carro ligeiro ronda normalmente os 2.0 a 2.3 bars, para andamento normal e uns incrementos caso o peso aumento (n.º de ocupante e peso na mala do carro) de 0,2 a 0,4 bars.

Pressões normais de 2.5- 2.7 bars para cima é para ser utilizado em veículos misto ou de mercadorias em que o peso bruto é maior (normalmente veiculos do tipo furgão).

Logo acredito que essa etiqueta não pertença a esse carro. Até se reparares o desenho nada tem haver com o teu carro.

Mas ao olhar para o pneu conseguimos logo ter uma ideia da pressão aconselhada.

1.º o pneu com a pressão ideal deve fazer uma pequena mama.
2.º no próprio pneu está inscrito a pressão maxima admissível. Ou seja se tiveres o carro bem carregado e pneus frios NO MÁXIMO PODES (mas não deves) colocar a pressão máxima admissível - 0,3 a 0,4 bars se pneus quentes e carro bem carregado no maximo (mas não deves) pressão máxima admissível.

Depois deves ainda regular a pressão do pneu consoante o estado do piso. Se molhado deves colocar menos pressão do que o normal do que um piso seco. (0,2 bars)








Offline RenaultTurbo

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Re: Pressão dos pneus - Etiqueta
« Responder #21 em: 03 de Março de 2016, 20:40 pm »
Aqui só tem a ver o motor porque a Renault usou aquele motor especificamente para fazer uma versão mais económica e com menos emissões. Para ajudar a isso tem pressões mais elevadas de forma a minimizar o atrito.

A versão de 90g tem pneus específicos que usam estas pressões, tem tampões que tapam quase por completo a jante de forma a melhorar a fluxo de ar tal como um spoiler traseiro para o mesmo efeito.

Os clios dci são mais pesados que os a gasolina, logo aí existem diferenças também.

Offline rike1

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Re: Pressão dos pneus - Etiqueta
« Responder #22 em: 04 de Março de 2016, 12:20 pm »
RenaultTurbo essa explicação é muito bonita mas para mim não me convence.

A diferença de área de contacto de um pneu 185mm de largura com 2.0 ou 2.7 bars é minima e por isso a diminuição do atrito devido ao aumento de pressão é irrisório. Ainda por cima quando os testes de gases são realizados em cima de rolos, logo o atrito é contabilizado apenas nas rodas motrizes e por isso neste caso é contabilizado apenas em 2 rodas. Até me custa acreditar que os tecnicos da Renault não tenham conhecimento. Os da VW sabiam-no bem....  :assobio:

Por outro lado o aumento de pressão de 2.2 bars para 2.7 bars em uso frequente faz com que os amortecedores tenham um desgaste muito superior ao esperado, pois o amortecimento que é espectável por parte do pneu passa a ser inexistente, passando tudo para o amortecedor e/ou para a mola dependendo do tipo de deformação na estrada.

Depois a problemáticas dos gases (para os construtores) é apenas uma questão económica, ou seja uma questão de impostos.
Ou seja em Portugal de 90g/km até 99g/km (e já estou a dar uma enorme margem de manobra) em 2015 é inferior a €274. Ou seja é um valor pouco relevante na venda de um automóvel novo.

Em frança ser 90g/km ou 99g/km é indeferente paga o mesmo.

De qualquer das formas.

Se o carro fosse meu, eu andaria com uma pressão normal de 2.2 bars... se a mama no pneu for muito grande logo ia para o 2.4 bars.

Offline pmcb

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Re: Pressão dos pneus - Etiqueta
« Responder #23 em: 04 de Março de 2016, 14:05 pm »
Obrigado aos dois pelos comentários.  :grin:

Neste momento o Clio está com 2.2 na frente e 2.0 na traseira. Para já, sinto o carro confortável e isso é que me interessa, não o sujeitando ao saltitar cada vez que me descuido e passo nas tampas de esgotos com meio metro de profundidade ou aqueles lindos remendos transversais que se encontram nas nossas estradas.
Na próxima viagem que utilizar AE, vou aumentar para 2.3 na frente e vou testar num dos percursos 2.1 na traseira pois normalmente viagem 3 pessoas e com muito pouca bagagem...desse teste que farei não sei quando, darei aqui o resultado.

Offline Pedrob

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Re: Pressão dos pneus - Etiqueta
« Responder #24 em: 04 de Março de 2016, 16:03 pm »
Rike1 : a teoria é muito bonita mas o que se verifica na prática é que as versões eco vêem específicas com diferentes elementos tal como o RenaultTurbo disse. Um pneu com mais pressão tem sempre menos atrito de rolamento!
No entanto não deverá haver problema em usar as pressões "normais" das versões sem ser eco
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Offline Sls a GPL

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Re: Pressão dos pneus - Etiqueta
« Responder #25 em: 04 de Março de 2016, 17:24 pm »
a não ser maior desgaste nos pneus comparativamente à mesma utilização com a pressão indicada de fabrica.

Offline rike1

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Re: Pressão dos pneus - Etiqueta
« Responder #26 em: 04 de Março de 2016, 20:37 pm »
Pedrob essa afirmação é falsa. A partir de determina pressão nos pneus o atrito existente entre a estrada e o pneu é sempre o mesmo.

A partir de determinada pressão a área de contacto entre o pneu e o solo não se altera e como tal o atrito é o mesmo.... A maior parte dos pneus de um veículo de ligeiro (seja de passageiros ou de mercadorias) com 2.2 bars tem exactamente a mesma área de contacto com o solo que o mesmo pneu com 2.7 bars que corresponde à banda de rodagem do pneu.

Isso só pode não acontecer em pneus que a relação largura/altura com índice igual ou superior a 80 que são pneus considerados especiais.

No caso do caio em questão a relação entre largura/altura é de 60, logo ter 2.2 ou 2.7 bars de pressão o contacto entre o pneu e o solo é o mesmo.

Offline pmcb

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Re: Pressão dos pneus - Etiqueta
« Responder #27 em: 05 de Março de 2016, 11:15 am »
Então quer dizer que a única coisa que varia é a maior rigidez por ter mais ar dentro da estrutura, é isso?

Mas uma coisa é certa, com piso molhado, os 2.7 fazem com que o carro a curvar numa pequena rotunda tenha mais tendência a sair de frente e com os 2.2 não, aguenta mais velocidade. Eu fiz o teste.

Offline rike1

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Re: Pressão dos pneus - Etiqueta
« Responder #28 em: 05 de Março de 2016, 11:41 am »
pmcb é natural. Com 2.7 bars o pneu está muito mais rijo e como tal não existe deformação do pneu, ou seja a zona da banda de rodagem do pneu não se adapta ao solo e como tal a força vai ser toda exercida sobre a parede do pneu do lado contrário à curva. Depois se souberes de fisica a explicação começa a tornar-se facil. Fa=uc.F  Como numa parte do pneu o peso não exerce práticamente força a Força de atrito em grande parte do pneu é menor (vai de praticamente 0 do lado da curva e vai crescendo até ao lado exterior), logo a area de contacto util (que sofre atrito) é menor.

Como a força centrifuga sobre o carro completo é superior à força de atrito sobre as áreas de contactos úteis dos pneus da frente, o carro começa a sair de frente.

Explicar isto pessoalmente com desenhos e formulas físicas é muito mais fácil.

Offline pmcb

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Re: Pressão dos pneus - Etiqueta
« Responder #29 em: 05 de Março de 2016, 12:09 pm »
Epá, já podiam ter dito que era o tal Fa=uc.F  :laugh:  :wink:

Agora fora de brincadeira, não sei física mas entendo o que me dizes, basicamente no TT fazia a mesma coisa, na areia e na lama tirava pressão.