Autor Tópico: Pressão dos pneus - Etiqueta  (Lida 17868 vezes)

Offline rike1

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Re: Pressão dos pneus - Etiqueta
« Responder #30 em: 05 de Março de 2016, 12:36 pm »
No TT tiras pressão para aumentar aumentar a area de contacto util.

Aqui a logica é um pouco ao contrário até para ai a 2.2 bars... apartir de pressões de 2.2 para cima, a pressão exercida sobre as paredes do pneu e o reforço do rasto não permite deformar mais o pneu de forma a diminuir a area de contacto que o pneu tem com o solo.

Até 2.0-2.4 bars podes pensar num pneu como um balão, depois disso o comportamento é diferente.

Offline Pedrob

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Re: Pressão dos pneus - Etiqueta
« Responder #31 em: 06 de Março de 2016, 14:42 pm »


Pedrob essa afirmação é falsa. A partir de determina pressão nos pneus o atrito existente entre a estrada e o pneu é sempre o mesmo.

A partir de determinada pressão a área de contacto entre o pneu e o solo não se altera e como tal o atrito é o mesmo....

Como é óbvio não estava a falar até o pneu explodir mas como tudo o que aqui é dito é alvo de escrutínio da tua parte não vale a pena..
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Offline rike1

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Re: Pressão dos pneus - Etiqueta
« Responder #32 em: 06 de Março de 2016, 15:43 pm »
Eu não sei como é, mas cada um vem cá dizer o que lhe dá na gana... e não importa se o que se diz é certo ou não. Mas pelos vistos eu aqui não tenho esse direito e o quer que diga sou sempre atacado. Desta vez justifiquei o que digo com recurso à física, mas mesmo assim há 1 ou outro que se sente ofendido.

Quero lá saber... Querem andar com 2.7 bars nos pneus... força! Se calhar até é pouco, coloquem mesmo a pressão máxima admissível que o pneu aguenta. Certamente que as fábricas de pneus agradecem... E os bate-chapas também.

Offline Rui

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Re: Pressão dos pneus - Etiqueta
« Responder #33 em: 06 de Março de 2016, 17:29 pm »
E manter a conversa sem "picardias", que tal?
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Offline Sls a GPL

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Re: Pressão dos pneus - Etiqueta
« Responder #34 em: 06 de Março de 2016, 17:42 pm »
rike1, acho que estás um pouco enganado, pois quanto mais pressão o pneu tiver, mais tendência ele tem para ficar em V, pois como não há suporte que impeça o centro do piso de se afastar da jante, fazendo com que o pneu fique em forma de V e por essa mesma razão, menos área de contacto. É por isso que se aumenta a pressão dos pneus da frente para evitar que haja um grande desgaste das faixas laterais do piso do pneu em relação à zona central do piso.

Offline rike1

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Re: Pressão dos pneus - Etiqueta
« Responder #35 em: 07 de Março de 2016, 07:23 am »
GIFS isso só funciona em pneu de bicicleta.

Em Portugal há umas quantas fabricas de pneus auto, recomendo ir visitar o processo de fabrico e olhem bem para a constituição da carcaça de um pneu. Vejam bem quantidade de telas e o reforço em aço por baixo do piso... Ainda por cima estamos a falar de um pneu de 185mm de largura... (dos quais só para aí 165mm ou menos ainda é que é de banda de rodagem se tanto). O que é que querem deformar?

Pouco é o espaço no pneu para existir tal deformação com o peso bruto admissivel do clio.








Offline pmcb

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Re: Pressão dos pneus - Etiqueta
« Responder #36 em: 07 de Março de 2016, 18:44 pm »
Eu sempre ouvi falar que num pneu demasiado cheio, a superfície de contacto com a estrada fica diminuída aumentando o desgaste na parte central do pneu, e se tiver pouco cheio aumenta o desgaste nas laterais, daí tentarmos ter sempre a pressão correcta.  :grin:



« Última modificação: 07 de Março de 2016, 18:51 pm por pmcb »

Offline rike1

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Re: Pressão dos pneus - Etiqueta
« Responder #37 em: 07 de Março de 2016, 19:13 pm »
pmbc, sempre ouviste isso.

-Possivelmente também ouvias que até há uns anos trás antes de começar a marcha num carro a gasoleo devias primeiro deixar aquece-lo.

- Que nas descidas se desengatava para o carro gastar menos

- Que se andar se janelas abertas gastavas menos combustível que se andasses de ar condicionado ligado

Entre outras. Mas a verdade é que a tecnologia evolui, e o que era já não o é.

As telas evoluíram bastantes assim como a qualidade da borracha, entre outra coisas.

Hoje é mais importante os diversos alinhamentos da direcção do que a pressão de pneus. Atenção estamos a falar de pneus de pequena largura.... a secção é tão pequena (pouco mais de 16cms) que a deformação é minima. Sim ela realmente existe... mas é tão pequena que não vale a pena considerar. Até porque aquilo que pensarás tu poupar em pneus, vais gastar a mais em amortecedores, rotulas, sinoblocos... tudo porque o pneu com uma maior pressão deixa de amortecer e esses esforços passam para as outras peças.

Offline pmcb

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Re: Pressão dos pneus - Etiqueta
« Responder #38 em: 07 de Março de 2016, 20:00 pm »
Eu ainda sou da altura que não só se desengatava nas descidas como se desligava e ar condicionado nem sabia o que era, pelo menos nos carros e na altura era novo demais para estar à espera que o charuto aquecesse. :tongue:

Como disse num post anterior, o Clio agora está com 2.2 na frente e 2.0 atrás. A pressão que está na etiqueta não se adequa às estradas portuguesas e muito menos às de Lisboa...impensável conduzir com 2.7, mau demais.

No fundo este tópico era unicamente para perguntar e saber qual era a pressão que usavam nos Clios dci com jante 15 e para ver se a minha etiqueta tinha sido mal colocada.

Offline Farfalho

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Re: Pressão dos pneus - Etiqueta
« Responder #39 em: 08 de Março de 2016, 08:51 am »
-Possivelmente também ouvias que até há uns anos trás antes de começar a marcha num carro a gasoleo devias primeiro deixar aquece-lo.
Há quem ainda o faça, deixa o carro ao relanti 1 minuto ou dois. Hoje em dia creio que não é necessário, excepto não puxar pelo motor (senso comum).
- Que nas descidas se desengatava para o carro gastar menos
Novamente, há quem o faça. Expliquei o conceito mas mesmo assim fica difícil.
- Que se andar se janelas abertas gastavas menos combustível que se andasses de ar condicionado ligado
Aqui já é uma verdade até certa velocidade. Abaixo de 60-70 km/h ter a janela aberta é melhor que A.C a funcionar. Acima daí já compensa o A.C devido à força de atrito que a deslocação do ar cria.

Por vezes as pressões do fabricante são corrigidas na casa das décimas de Bar mediante o pneu instalado.

Offline pmcb

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Re: Pressão dos pneus - Etiqueta
« Responder #40 em: 23 de Março de 2016, 21:34 pm »
Depois de uma passagem pela Renault, confrontei e questionei o porquê da etiqueta ser diferente e conter valores diferentes dos demais Clios.
A resposta foi rápida, vamos já encomendar e assim que chegar ligamos-lhe para trocar.  :smiley:

Offline Rui

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Re: Pressão dos pneus - Etiqueta
« Responder #41 em: 23 de Março de 2016, 22:54 pm »
A pergunta da treta ia no caminho certo:

Pergunta da treta: Esse autocolante é o correcto?

É que já andei em vários Clio III (fase 1 e 2) e nunca vi um igual a esse...

 :laugh:
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Offline pmcb

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Re: Pressão dos pneus - Etiqueta
« Responder #42 em: 23 de Março de 2016, 23:12 pm »
Pois é Rui, mas temos que acreditar que fazem as coisas com rigor, senão até duvidamos que colocam os segmentos ou as capas das bielas. 

Offline pmcb

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Re: Pressão dos pneus - Etiqueta
« Responder #43 em: 18 de Abril de 2016, 22:32 pm »
Finalmente e após quase um ano nas minhas mãos e quase seis de fabrico, eis que a etiqueta é a correcta.  :grin: