Autor Tópico: Dúvida - legal ou ilegal?  (Lida 10028 vezes)

Offline TC

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
Re: Dúvida - legal ou ilegal?
« Responder #15 em: 04 de Março de 2016, 18:18 pm »
A questão que me ficou foi: Aquilo são considerados acessórios? É que se for então qualquer autocolante pode ser considerado acessório não regulado/homologado e a partir daí até os autocolantes da marca de óleo, carro do ano, etc são considerados ilegais e puníveis de coima...
Renault Laguna II Break Fase 1 Expression 1.9dCi 120CV
Renault 19 Chamade GTS 1.4 Energie

Offline Farfalho

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
« Responder #16 em: 04 de Março de 2016, 19:12 pm »
Basicamente isto.
Para tal bastaria saber se aquela zona superior tem função.

Enviado com aprovação Jacques Cousteau

Offline tricampeao

• Renault Megane III
  • Initiale Paris
  • 1.2 TCe
  • *
  • Localidade: Gaia
  • Garagem : Renault Megane III Dynamique S 1.5 105cv
« Responder #17 em: 05 de Março de 2016, 02:01 am »
Isto vai para aqui uma confusão. Acho que vou contactar o IMTT afim de me informar se é legal ou ilegal, ou se há maneira de legalizar.

Offline rike1

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa - Portugal
« Responder #18 em: 05 de Março de 2016, 11:20 am »
tricampeao boa sorte...

Eu enviei um e-mail para o IMTT á mais de um ano e ainda estou a aguardar por resposta ao e-mail.

Entretanto decidi ir lá pessoalmente e para obter uma resposta tive de me passar complectamente, pois a senhora no balcão não sabia, e como tal pedi para chamar quem soubesse ou me indicar o local onde me dirigir. Foi uma barraca de todo o tamanho... passado 2 horas lá consegui falar com um engenheiro que coitadito... falei-lhe em snorkel e ele nem sabia o que era. Depois fez-me questões do tipo se isso iria aumentar a potência do motor?  :shocked:  Lá lhe expliquei que se não baixasse já era muito bom....

Offline tricampeao

• Renault Megane III
  • Initiale Paris
  • 1.2 TCe
  • *
« Responder #19 em: 05 de Março de 2016, 18:56 pm »
Meu Deus, que 'competência' que esses senhores são... (ironia)...

Ir lá? Oh pá, isso é complicado para quem trabalha em turnos rotativos... Tenho de ver... Senão ainda vou é à polícia :)

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #20 em: 06 de Março de 2016, 19:45 pm »
Ou a um centro de inspecções, os gajos são mais acessíveis e dizem-te logo se há alguma coisa que impeça a utilização disso ou não.

Offline TC

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #21 em: 07 de Março de 2016, 09:18 am »
É preciso ter atenção que os gajos das inspecções, apesar de muito mais acessíveis, não te podem dar uma resposta certa pois eles respondem sempre perante as inspecções. Aquele caso típico dos pneus com uma largura um pouco maior (155 para 165) passa por eles (com anotação) mas há muita gente a ser autuada pelas autoridades...

Offline luisnogueira

• Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
« Responder #22 em: 07 de Março de 2016, 09:28 am »
Mas isso é normal, para eles passa com anotação o que implica correcção para a próxima inspeção. Ou seja, não está legal, mas não coloca em causa a segurança, pelo que o veículo pode continuar a circular. No caso da policia, para eles isso é uma alteração não homologada às caracteristicas do veículo, logo susceptivel de ser multado.

Offline luisnogueira

• Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
« Responder #23 em: 07 de Março de 2016, 09:40 am »
Quanto às tais pestanas que ele aqui colocou... não me parece que seja motivo para chumbo ou para multa. É uma alteração estética, mas diria que é a mesma coisa que pintar uma capa de um espelho de outra cor, ou pintar um friso de plástico, ou meter um autocolante. Já não diria o mesmo se fosse o que muita gente faz por aí que é colocar pelicula escurecida nas ópticas. Sendo que isso pode alterar a luminosidade. Neste caso em nada interfere com a emissão de luz.

Offline Apocallypse

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Loures
  • Garagem : Renault Megane Break II
« Responder #24 em: 07 de Março de 2016, 13:06 pm »
Em relação a este tipo de alteração, o que eu sei (porque aconteceu comigo) é de que é proibido a sua utilização.
Apesar da polícia nunca me ter multado nem repreendido, no meu antigo Corsa, eu tinha uma alteração idêntica (mas feita directamente no capôt) em que as pestanas passavam ligeiramente por cima da óptica (mas não passava por cima de qualquer lâmpada e não alterava os feixes de luz) e na inspecção chumbaram-me o carro por causa disso!
É claro que arranjei outro capôt para desenrascar, fui lá outra vez, trouxe a folha verde e voltei a colocar o meu capôt.

Offline tricampeao

• Renault Megane III
  • Initiale Paris
  • 1.2 TCe
  • *
« Responder #25 em: 07 de Março de 2016, 13:08 pm »
Obrigado pelas vossas opiniões.
Tenho de ir às autoridades e aos inspectores a ver o que podem fazer. Se for para multar, não coloco.
« Última modificação: 07 de Março de 2016, 13:09 pm por tricampeao »

Offline TC

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #26 em: 08 de Março de 2016, 10:38 am »
Mas isso é normal, para eles passa com anotação o que implica correcção para a próxima inspeção. Ou seja, não está legal, mas não coloca em causa a segurança, pelo que o veículo pode continuar a circular. No caso da policia, para eles isso é uma alteração não homologada às caracteristicas do veículo, logo susceptivel de ser multado.

No exemplo em específico em que falei dos pneus, isso era anotado mas não implicava correcção. No Fiesta que os meus pais tiveram aconteceu isso, ia sempre com os 165 que não estavam no livrete, era anotado e nunca chumbou por causa disso.

Offline rike1

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa - Portugal
« Responder #27 em: 08 de Março de 2016, 10:54 am »
Nas inspecções há uma regra qualquer que se a medida dos pneus não ultrapassar 5% do tamanho da medida de origem, o veiculo passa apenas com a respectiva anotação.

Mas lá está... na inspecção é assim, a PSP e a GNR se forem rigorosos passam uma multa e apreendem os documentos do veiculo obrigando o proprietário a proceder a uma inspecção B.

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
« Responder #28 em: 08 de Março de 2016, 12:08 pm »
Isso mesmo rike. Quando tinha a fiat tempra ela passava sempre com essa anotação :)
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline TC

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #29 em: 08 de Março de 2016, 14:05 pm »
Exatamente por isso é que falei para se ter atenção quando se fala com a malta das inspecções. Há coisas que por eles podem passar sem problemas mas caso se apanhe algum agente mais rigoroso pode sair caro...