Pois é, muito se fala por vezes nas chamadas "bolachas" que são colocadas entre a jante, coloca as rodas mais para fora da carroceria, uma solução simples e barata para quem quer dar alguma estética ao carro. Dizem que se ganha mais estabilidade em curva entre outros.Mas, para além de estética, poderão surgir problemas por uso de espaçadores ?Opiniões, já alguém usou, teve problemas ?
Com o rebaixamento do chassi ganha-se mais do que com bolachas, mas por vezes só com o rebaixamento nota-se ainda mais as rodas para dentro.Não sei se será o caso do clio 2 por exemplo.Ouvi falar que não se deve ultrapassar os 20mm, que a partir dessa medida começaria a fazer mal.Já ouvi relatos de pessoas quem teem a uns bons milhares de km's e zero problemas, outros falam que se danifica rolamentos Black Phoenix, de facto pensando na fisica faz todo o sentido o que disseste.Acho que quem opta por alargadores de vias será mais por questões de estética do que por aderência.
Quando se compra umas bolachas/espaçadores, estes vêm com parafusos apropriados mesmo para não haver os riscos mencionados pelo Phonix. Mas tudo depende dos espaçadores escolhidos, momo e egal são duas marcas muito boas.
Citação de: Piedro em 09 de Agosto de 2010, 00:07 amPois é, muito se fala por vezes nas chamadas "bolachas" que são colocadas entre a jante, coloca as rodas mais para fora da carroceria, uma solução simples e barata para quem quer dar alguma estética ao carro. Dizem que se ganha mais estabilidade em curva entre outros.Mas, para além de estética, poderão surgir problemas por uso de espaçadores ?Opiniões, já alguém usou, teve problemas ?Eu nunca usei, mas pensando na fisica, tu tens 4x100 que sao as medidas das porcas das jantes. Estão ja dimensionadas com factor de caganço para a resistencia do carro. Agora metes uns espacadores, sei la de 20mm, vamos supor, vais ter de meter porcas 4x130mm supomos, vais estar a esforçar mais e a minima pancada com força, pode partir e ficares com o eixo no chao... Eu pessoalmente nao aprovo o uso de espacadores, se querem aumentar a estabilidade do mesmo, diminuam o perfil do pneu, troquem a suspensão por molas de rebaixamento mais duras, amortecedores a condizer e em vez de um 195 ponham um 205... Ou entao montem eixos de tamanho superior caso o modelo em causa os tenha disponiveis em outras configurações de cilindrada (no caso do clio e ir buscar o do RS por exemplo).
é tudo muito bonito, mas esquecem-se dos espaçadores de dupla furação.o único problema dos espaçadores são possÃveis vibrações devido a defeito dos mesmos, mas isso resolve-se mandando rectificar.O desgaste acentuado de rolamentos, que no meu caso com 20mm á frente, tenho 2 rolamentos a trocar ao fim de 70mil km's de espaçadores colocados, assim como os cardans.estabilidade, dá, sem dúvida alguma, tenho basicamente um eixo mais largo 40mm atrás, e 40mm á frente tb.PS: blackphoenix o eixo do RS é de mesmas dimensões, muda rigdez e muda o cubo do eixo.