Autor Tópico: Espaçadores/Alargadores de vias - Opiniões  (Lida 40867 vezes)

Offline Piedro

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
Espaçadores/Alargadores de vias - Opiniões
« em: 09 de Agosto de 2010, 00:07 am »
Pois é, muito se fala por vezes nas chamadas "bolachas" que são colocadas entre a jante, coloca as rodas mais para fora da carroceria, uma solução simples e barata para quem quer dar alguma estética ao carro. Dizem que se ganha mais estabilidade em curva entre outros.
Mas, para além de estética, poderão surgir problemas por uso de espaçadores ?
Opiniões, já alguém usou, teve problemas ?
Clio 1.5 dci luxe dynamique
Ex 1.9D Manager [img]http://www.userbars.us/data/media/10/renault_bar_2.

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
Re: Espaçadores/Alargadores de vias - Opiniões
« Responder #1 em: 09 de Agosto de 2010, 12:14 pm »
Pois é, muito se fala por vezes nas chamadas "bolachas" que são colocadas entre a jante, coloca as rodas mais para fora da carroceria, uma solução simples e barata para quem quer dar alguma estética ao carro. Dizem que se ganha mais estabilidade em curva entre outros.

Eu nunca usei, mas pensando na fisica, tu tens 4x100 que sao as medidas das porcas das jantes. Estão ja dimensionadas com factor de caganço para a resistencia do carro. Agora metes uns espacadores, sei la de 20mm, vamos supor, vais ter de meter porcas 4x130mm supomos, vais estar a esforçar mais e a minima pancada com força, pode partir e ficares com o eixo no chao... Eu pessoalmente nao aprovo o uso de espacadores, se querem aumentar a estabilidade do mesmo, diminuam o perfil do pneu, troquem a suspensão por molas de rebaixamento mais duras, amortecedores a condizer e em vez de um 195 ponham um 205... Ou entao montem eixos de tamanho superior caso o modelo em causa os tenha disponiveis em outras configurações de cilindrada (no caso do clio e ir buscar o do RS por exemplo).

Offline Twingo_FB

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: S.A.C
« Responder #2 em: 09 de Agosto de 2010, 12:45 pm »
eu tenho bolachas nas 4.. nunca tive kk tipo de problemas..

nota-se algo(significante) na estabilidade , mas quando o carro da para fugir ....

Para quem quer manter as jantes de origem com outro look  tem as bolaxas para resolver isso..
se tiveres o carro rebaixado fica brutal!

mas claro que como tudo existe  senao's ... se tens o azar de ter um furo e a bolaxas estar agarada ao tambor (por exemplo) bem podes estar ali horas de roda da bolaxa que ela nao sai dali..  por isso aconselho a meter bolaxas de qualidade.

Twingo_FB - Blue Gt
Admn.: http://twingo.forum-livre.com/

Offline Piedro

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #3 em: 09 de Agosto de 2010, 14:05 pm »
Com o rebaixamento do chassi ganha-se mais do que com bolachas, mas por vezes só com o rebaixamento nota-se ainda mais as rodas para dentro.
Não sei se será o caso do clio 2 por exemplo.
Ouvi falar que não se deve ultrapassar os 20mm, que a partir dessa medida começaria a fazer mal.
Já ouvi relatos de pessoas quem teem a uns bons milhares de km's e zero problemas, outros falam que se danifica rolamentos  :undecided:

Black Phoenix, de facto pensando na fisica faz todo o sentido o que disseste.
Acho que quem opta por alargadores de vias será mais por questões de estética do que por aderência.

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Fotografo da treta!!!
« Responder #4 em: 09 de Agosto de 2010, 14:45 pm »
Com o rebaixamento do chassi ganha-se mais do que com bolachas, mas por vezes só com o rebaixamento nota-se ainda mais as rodas para dentro.
Não sei se será o caso do clio 2 por exemplo.
Ouvi falar que não se deve ultrapassar os 20mm, que a partir dessa medida começaria a fazer mal.
Já ouvi relatos de pessoas quem teem a uns bons milhares de km's e zero problemas, outros falam que se danifica rolamentos  :undecided:

Black Phoenix, de facto pensando na fisica faz todo o sentido o que disseste.
Acho que quem opta por alargadores de vias será mais por questões de estética do que por aderência.

Atenção e a minha opiniao acerca da situação, pensando na resistencia dos materias em questao e analizando os pontos fracos. Apesar de a maioria dos espaçadores terem uma falange exterior que entra no orificio central da jante tal e qual como aonde esta montado os rolamentos do eixo, a força toda em torção é realizada nas porcas que seguram a jante ao eixo.... Isto analizando as forças inerentes e os pontos onde as mesmas se sentiriam...Ate porque nas porcas e aplicada mais força, tal e qual efeito de alavanca. Quanto mais longo, uma pequena força na ponta pode multiplicar por milhar de vezes na base onde esta a fazer força...

Offline Mendes

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Porto
« Responder #5 em: 09 de Agosto de 2010, 15:51 pm »
Quando se compra umas bolachas/espaçadores, estes vêm com parafusos apropriados mesmo para não haver os riscos mencionados pelo Phonix. Mas tudo depende dos espaçadores escolhidos, momo e egal são duas marcas muito boas.

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Fotografo da treta!!!
« Responder #6 em: 09 de Agosto de 2010, 15:56 pm »
Quando se compra umas bolachas/espaçadores, estes vêm com parafusos apropriados mesmo para não haver os riscos mencionados pelo Phonix. Mas tudo depende dos espaçadores escolhidos, momo e egal são duas marcas muito boas.

Em termos fisicos, parafusos apropriados seriam em titanio,bem como tinha de o sitio onde roscam ser em titanio, ai sim abolias muito do factor de alavanca devido a resistencia do titanio... Agora os parafusos, por maior que seja o tratamento, sao maiores, logo a deflecção dos mesmos em carga e superior... Mas e daqueles conceitos que pode causar atritos, dai eu ter dito que seria uma simples opiniao. Tal como a tua e valida...

Offline oldmaxx

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Aveiro
« Responder #7 em: 09 de Agosto de 2010, 19:17 pm »
é tudo muito bonito, mas esquecem-se dos espaçadores de dupla furação.

o único problema dos espaçadores são possíveis vibrações devido a defeito dos mesmos, mas isso resolve-se mandando rectificar.
O desgaste acentuado de rolamentos, que no meu caso com 20mm á frente, tenho 2 rolamentos a trocar ao fim de 70mil km's de espaçadores colocados, assim como os cardans.

estabilidade, dá, sem dúvida alguma, tenho basicamente um eixo mais largo 40mm atrás, e 40mm á frente tb.

PS: blackphoenix o eixo do RS é de mesmas dimensões, muda rigdez e muda o cubo do eixo.

Offline Piedro

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #8 em: 10 de Agosto de 2010, 02:06 am »
O que me deixa a pensar mais com o uso de espaçadores, é realmente a segurança com que a roda pode ficar, ou seja, se existe ou não perigo, sei lá, da roda saltar por partir os pernos, deformar algo. Deixa-me um bocado apreensivo  :undecided:
Se o único senão fosse apenas rolamentos ficava eu satisfeito.

Mas estou a gostar de ler opiniões acerca disto  :wink:

Offline Lipe

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
« Responder #9 em: 11 de Agosto de 2010, 01:37 am »

Eu nunca usei, mas pensando na fisica, tu tens 4x100 que sao as medidas das porcas das jantes. Estão ja dimensionadas com factor de caganço para a resistencia do carro. Agora metes uns espacadores, sei la de 20mm, vamos supor, vais ter de meter porcas 4x130mm supomos, vais estar a esforçar mais e a minima pancada com força, pode partir e ficares com o eixo no chao... Eu pessoalmente nao aprovo o uso de espacadores, se querem aumentar a estabilidade do mesmo, diminuam o perfil do pneu, troquem a suspensão por molas de rebaixamento mais duras, amortecedores a condizer e em vez de um 195 ponham um 205... Ou entao montem eixos de tamanho superior caso o modelo em causa os tenha disponiveis em outras configurações de cilindrada (no caso do clio e ir buscar o do RS por exemplo).

Acho que fica porreiro em termos estéticos.  Carro do oldmax por exemplo com isso parece que tem uma roda muito diferente da minha.

Agora, tem desvantagens.

Cada roda exerce X de força no cubo, que quando se aplica um espaçador altera essa mesma força, provocando um maior desgaste e e até pode gripar esse mesmo cubo.

Cheguei a ver alguns casos de clientes do meu pai e do consessionário onde trabalhei que apareceram 2 carros com essa situação, que mais tarde indicaram-me que seria por esse motivo.

Agora, realmente só conheço estes casos especificos numa marca especifica.
Mas também já vi carros que nunca apresentaram problemas.

Com tudo isto, pessoalmente, eu não usaria...  :tongue:

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Fotografo da treta!!!
« Responder #10 em: 11 de Agosto de 2010, 10:40 am »
é tudo muito bonito, mas esquecem-se dos espaçadores de dupla furação.

o único problema dos espaçadores são possíveis vibrações devido a defeito dos mesmos, mas isso resolve-se mandando rectificar.
O desgaste acentuado de rolamentos, que no meu caso com 20mm á frente, tenho 2 rolamentos a trocar ao fim de 70mil km's de espaçadores colocados, assim como os cardans.

estabilidade, dá, sem dúvida alguma, tenho basicamente um eixo mais largo 40mm atrás, e 40mm á frente tb.

PS: blackphoenix o eixo do RS é de mesmas dimensões, muda rigdez e muda o cubo do eixo.

Obrigado pela retificação, quando escrevi nao procurei as medidas reais para comparar, e pensei que fosse superior. Entao prontos a melhor inserção em curva deve-se a combinação de maior rigidez do eixo/Pneu com piso superior/Jante de 17".

Offline heber_3666

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
« Responder #11 em: 12 de Novembro de 2010, 05:57 am »
Tenho alargadores á praticamente 50.000 Km e nunca tive problemas. kilometros feitos sempre a vergar curvas e para ja nao me queixo

Existem alargadores e alargadores, alargadores sem centro de jante saliente nao  prestao, vai haver um maior esforço sobre a jante, os parafusos e o cubo do carro como mangas de eixo e cardans, etc. Muito bonito que a roda fica mais saliente mas prejudica tutalmente em comportamento e em desgaste. Desgaste maior do que o normal de pneus pouca coisa mas desgasta. Numa escala de 0 a 10 dou a esses sem centro de jante saliente 2.

Alargadores com centro de jantes saliente, esforça menos os materiais do carro " nao estou a dizer que nao esforça", o comportamento do carro em curva e mesmo em recta a grandes velocidades aumenta bastante, O eixo fica alargado á medida que o condutor queira. desgaste maior do que o normal de pneus pouca coisa mas desgasta. Numa escala de 0 a 10 dou aos alargadores com centro de jante saliente 8.

O mais indicado para esse fim a meu ver, se nao quiser trocar por exemplo de jante 15 para jante 16, fica com a jante do mesmo tamanho mais mais larga, roda sai mais fora, comportamento em curva melhor.
O unico senão é que fica mais caro do que uns simples alargadores.

Espaçador sem centrador de jante:
http://images02.olx.pt/ui/5/80/79/1268934372_18057179_2-espacadores-e-parafusos-Ourem-1268934372.jpg

Espaçador com centrador de jante:
http://img02.picoodle.com/img/img02/7/3/11/f_HPIM2071m_6e21b0a.jpg

Espero que tenha ajudado

Cumprimentos

Offline DannyRedondo

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Montemor-o-Novo
« Responder #12 em: 13 de Março de 2012, 21:43 pm »
Boas Caros amantes da Renault

eu tenho um Megane III 1.5 105cv , e estava a pensar em por tambem uns Espaçadores/Alargadores de vias, pois alem de ficar mais bonito, iria dar mais estabilidade ao carro, segundo a logica e tudo mais..

gostaria de saber se vale a pena, e que medidas tenho que por?

ja agora se posso andar bem com aquilo e se ninguem me diz nada, tipo GNR e afins, somente na inspecçao teria que tirar, lógico! hah

obrigado pela atençao, e desculpa a minha ignorancia, mas tento aprender aos pouco

espero que me possam ajudar!

Obrigado
My Mega III Is Different

Offline JigsawIV

• 0.9 TCe
  • *
  • Garagem : R19 1.8 16v cabrio karmann
« Responder #13 em: 13 de Março de 2012, 22:23 pm »
Eu na minha Megane II Break tenho espaçadores de 20mm atrás,

Fica com um look bem melhor,

Quanto á marca em comprei uns da MOMO que são muito bons mesmo e o preço não é nada por ai alêm,

Os que comprei da MOMO são leves e resistentes porque a força não é feita nos parafusos que ficam mais compridos,
mas sim no centro do alargador que é cónico e fica justo no carro!

O kit traz logo os parafusos,

Comprei na Norauto, eles lá tinham parafusos de segurança maiores, logo próprios para carros com alargadores

Olha vê aqui:
http://www.momo.it/products.php?id_cat=2&id_subcat=14&id_product=106&l=en

Offline Guess

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Ilha da Madeira
  • Garagem : Clio Expression 1.2 75CV 2003
« Responder #14 em: 14 de Março de 2012, 13:59 pm »
Um amigo meu tinha um colega que "fez" umas bolachas com uns discos de travão velhos e uma rebarbadora.  :tanque:

Eu não tenho no meu e nesta fase não tenho muita vontade de investir nisso mas gosto de ler as opiniões aqui.