Autor Tópico: Ruidos Megane - Opinião  (Lida 5944 vezes)

Offline gcastelo

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Garagem : MEgane III 2.0 160 dCI
Ruidos Megane - Opinião
« em: 05 de Março de 2016, 19:25 pm »
Ora viva,

Tenho um Mégane 3 2.0 160 dCI Dynamique S, com 135000km, ano 2010, comprado em 2a mão com as revisões todas feitas na Renault. Até agora a minha opinão do carro é "nim". Gosto bastante da suavidade e força do motor, consumos médios dado a cilindrada e kms, mas noto que a nível de conforto deixa muito a desejar e, é aqui que a porca torce o rabo, para mim.

O carro está "justo". Direcção precisa, caixa suave e sem folgas e no geral está bem cuidado mas o ruído de rolamento é exageradamente alto. Mal ouço o motor, o que é bom, mas há muito ruído de ar e de rolamento dos pneus.

Dado o pneu de baixo perfil e jante de 17' (Pneus Dunlop) não espero milagres, mas queria a vossa opinião sobre o ruído de ar, que parece um assobio grave. Parece que há sempre uma janela aberta pois a partir dos 70 começo a ouvir um assobio de vento que me parece vir do centro ou mais à direita, que não acho ser normal e é bastante desconfortável.
As borrachas das portas e do vidro da frente parecem-me bem e não é nada que com o rádio mais alto não disfarce, mas vindo de um velho astra 1.2 que não andava mas era bem mais silencioso, deixa-me bastante desiludido.
Tive a oportunidade de andar numa Megane Tourer 1.6 GT Line e reparei que o ruído era parecido, por isso começo a acreditar que não é defeito, mas feitio.

Penso que não tem nada a ver com caixa ou motor pois é indiferente estar embraiado ou não e não interessa a mudança.
Na vossa opinião, é normal? Há alguma coisa que possa fazer para corrigir?

Obrigado!

Offline Demonicangel

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Suiça
Re: Ruidos Megane - Opinião
« Responder #1 em: 05 de Março de 2016, 19:54 pm »
Talvez pressão incorreta nos pneus?

Offline gcastelo

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 05 de Março de 2016, 21:13 pm »
Não, tenho isso controlado. Ponho os bars que estão na porta do condutor.

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #3 em: 05 de Março de 2016, 22:01 pm »
Esse ruído de rolamento não será principalmente dos pneus?
É que eu tenho uma sucata dessas (com um motor um bocadinho mais modesto :laugh:) e até acho o carro muito silencioso quando comparado com alguma concorrência.
Inclusivamente notei uma brutal redução de ruído de rolamento quando troquei os 4 pneus. Os originais Michelin energy saver bastante mais barulhentos que os actuais Good Year efficient grip.

A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline gcastelo

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 05 de Março de 2016, 22:56 pm »
Não sei, são Dunlop Made in Slovkia..   :azn: Mas o barulho parece ser mais aêrodinâmico que de pneus.
Na Tourer  fazia o mesmo ruído e tinha pneus diferentes

Offline Bruno110

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: loures
« Responder #5 em: 06 de Março de 2016, 00:35 am »
Eu no meu (coupe) não noto assim esses barulhos que referes. Os meus pneus são Continental. Já viste o estado das borrachas das portas, esse carro nunca bateu?

Offline Ganzado75

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Alhos Vedros
  • Garagem : Megane IV Sport Tourer GT Line 1.6 , Captur 0.9 Tce
« Responder #6 em: 06 de Março de 2016, 10:05 am »
boas tambem sofro do mesmo os assobios é das portas da frente das borrachas.. se limpares as borrachas elas deixam de  assobiar outro barulho que se nota do rolar dos pneus e parece que se ouve tudo dentro do carro é do isolamento dos espelhos deixam passar ar por baixo e nota-se tudo dentro do carro. pelo menos na minha sucata faz isso  :lamp: :happy:

Offline gcastelo

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #7 em: 06 de Março de 2016, 10:21 am »
Bruno110,
Tenho quase a certeza que o carro nunca bateu, porque tenho acesso ao histórico dos seguros e está com zeros sinistros, mas nunca se sabe..

Ganzado75,
As borrachas das portas parecem-me em bom estado mas, a da direita, da frente, está um bocado mais para dentro no canto superior esq. Será disso? Como é que limpaste as borrachas?
Em relação aos espelhos, já experimentei recolhê-los e faz o mesmo barulho. Como é que consigo isolar isso?

É por isso é que o chamo de "Merdame".. Há muitas outras pequenas coisas que não gosto, mas como o negócio foi bom e o motor é porreiro vou convivendo com ele  :grin:

Obrigado!

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #8 em: 06 de Março de 2016, 12:29 pm »
Pois eu tambem o unico ruido que ouço dentro do meu MegasIII 1.5dci é realmente o rolar dos pneus...

De resto posso ir com o radio no volume 10/12 que é suficiente para o ouvir...e nem preciso mais.

Será que por o silencio do carro ser tão bom que acabamos por ouvir os pneus?...

Tive uma Laguna II Fase 2, 2.0dci e era mais ruidoso. Nunca ouvia os pneus...lol
« Última modificação: 06 de Março de 2016, 12:31 pm por alvaro carvalho »
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline gcastelo

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #9 em: 06 de Março de 2016, 21:05 pm »
Hoje, acho que consegui matar um ruído recorrendo à alta tecnologia da fita adesiva.
Sempre que passava em buracos ouvia algo achocalhar lá à frente. Pensei que era qualquer coisa no tablier ou na suspensão, mas afinal era a a tampa do filtro de ar. Apesar de estar bem presa, tem uma folga. Solução, "rematei" com fita adesiva e desapareceu o barulho  :assobio:

Se conseguir abafar o assobio, concordo consigo Alvaro, é um carro silencioso.

Offline Kovinha

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
« Responder #10 em: 06 de Março de 2016, 23:58 pm »
A deslocação do ar pode vir do facto destes modelos mais actuais da Renault trazerem retrovisores "bastante generosos" (o meu clio IV sobre do mesmo mal)

Quando ao barulho de rolamento: tambem tenho no meu Clio IV jante 17'' com pneu 205/45R17 e não noto de especial, tirando o facto de se sentir tudo na estrada, mas nisso os pneus de baixo perfl nao ajudam mesmo nada...

Offline gcastelo

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #11 em: 07 de Março de 2016, 09:01 am »
Pois, até pode ser dos espelhos, mas como não noto diferença com eles recolhidos, acho estranho. Estou mais inclinado para que sejam das borrachas da porta, ou o próprio vidro da frente com algum defeito. Os  Qashqais também sofrem deste mal.

O barulho de rolamento de pneus também chateia mas aí não há milagres. Quando estes chegarem ao fim, ponho uns melhores  :cool:
« Última modificação: 07 de Março de 2016, 09:03 am por gcastelo »