Renault Alpine GTA / A610
A Renault Alpine Renault Alpine A610 GTA e foram duas versões sucessivas de um coupe automóvel produzido pelo fabricante francês Renault Alpine de propriedade entre 1986 e 1995.
A Alpina GTA foi o primeiro carro lançado pela Renault Alpine sob propriedade (embora tivesse sido associada Alpine Renault durante muitos anos, com os seus anteriores modelos com muitas peças Renault). É efetivamente atualizou o design de seu antecessor, o Alpine A310, atualizando o carro da silhueta com um design moderno caracterÃsticas como organismo integrado e um pára-choques C pilar triangular com grande vidro traseiro. Utilizava o motor PRV V6 em um esquema com motor traseiro, com amplo uso de fibra para o corpo painéis tornando consideravelmente mais leves e mais rápidos do que seus rivais, como o Porsche 944. Foi um dos mais aerodinâmico carros do seu tempo, normalmente, a versão aspirada alcançar um recorde mundial, 0,28 arraste coifficient. O PRV motor normalmente aspirado no modelo foi idêntico ao da versão utilizada no Renault 25, uma unidade 2849cc produzindo 160 hp. Também disponÃvel era o modelo turbo, o que aumentou o poder do PRV unidade a 200 hp.
A Alpine A610 foi lançado em 1991, e foi efectivamente uma ampla revisão da GTA. Muitas pequenas mudanças foram feitas para o exterior, nomeadamente com a substituição do original grandes faróis com mais famosa de pop-up de faróis (este foi acreditado para ser devido a Alpina, quando visto em-chefe, fortemente semelhante meados dos anos 80 versões da Ford Serra). O motor PRV permaneceu, mas foi ampliado para 3 litros, o que lhe permitiu produzir 250 cv. O A610 não resultou em uma melhora nas vendas ao longo do GTA comercialmente decepcionante o carro e foi interrompido em 1995, apesar dos elogios da imprensa automobilismo, ea aprovação da British car show Top Gear. O A610 foi o de ser o último carro até à data para levar o nome Alpine, após a produção do A610 terminou, a Alpina fábrica da Renault em Dieppe produzidos Spider.