Devido à peripécia proporcionada pelo meu submarino eis que tive uma escolha difÃcil para fazer no que diz respeito a dois carros de substituição; ou VAG ou VAG.
Para mal dos meus pecados foi VAG
Seat ou Skoda? Vamos para Skoda, ver o que sai dali.
Saiu isto a Diesel. Ainda não vi o motor:
A apontar, direcção pesada q.b e directa devido a ser eléctrica. Travagem senti uma ligeira suavidade e mais acção com algum curso, o meu R19 está melhor mas também tem poucos quilómetros.
Caixa parece feita com escalonamento longo o que prejudica um andamento mais suave em rotações mais baixas, sente-se alguma vibração não desejada no pé. Tentar rolar só acima das 2000 desliza.
Motor, às 1850~2000 acorda e lá dispara bem e facilmente se ultrapassam os 100 km/h. Chega às 4000 e tem asma. Normal, uma pessoa habituada a NA gasolina.
Curioso é nas DRL. O senhor do rent-a-car pregou umas quantas murraças no farol esquerdo para ligar a lâmpada DRL logo após avisar que está com esse problema e o carro reporta (confirmei ao mexer no media center).
Por dentro há um misto de coisas.
O volante agrada apesar de carecer limpeza (aluguer), manete também e o sistema integrado até agradou. É touchscreen e não tem tanto atraso para um smartphone e cumpre bem.
Sincronização BT boa e qualidade de chamada maravilha. Em comparação com o Clio que tive, 15-0. Maioria das definições e relatórios do carro são lá.
Quadrante parece bem, tenho é de baixar o banco pois vejo pouco do velocÃmetro. O CB está engraçado: tem horas, indicação da mudança que se está e quando mudar de forma discreta. A navegação do mesmo requer habituação mas lá consegui pôr onde queria e tem bastante informação até.
Sistema de som, misto. É suficiente e claro que perde para o do meu 19 (tem upgrade decente). Onde dá para rir é activando o Skoda Surround e parece que estamos numa biblioteca severa que aplica a lei do silêncio a 99%.
Qualidade dos plásticos superiores e das portas é mau, áspero e os detalhes tornam-o muito rugoso. O que contrasta com o plástico macio a imitar alumÃnio escovado e botões da consola central.
Comandos no volante são intuitivos e até facilitam a tarefa de usar o ecrã touch quando tudo está configurado.
O apoio de braço é um misto. Para meter cinto e destravar o carro mais vale nem estar. Em condução até ajuda. O compartimento interno é para rir.
As manetes auxiliares do volante até estão bem conseguidas e o toque também.
A apontar, o sistema S/S. Não funcionou uma única vez no trânsito e apesar de ver as indicações no ecrã multimédia nada consegui fazer para trabalhar. Só funcionou uma vez ao chegar a casa num cruzamento
Nota positiva para o sistema anti-stall ou contra-maçaricos. Se o carro for abaixo, nota-se que ainda há um suave movimento e basta pressionar o pedal da embraiagem para o motor arrancar e continuar a trabalhar.
Outro ponto é ao retirar a chave da ignição tudo que é eléctrico é desligado. Notei porque deixei o selector das luzes na posição dos médios e o carro tinha-os desligados mas não reparei pois era de dia.
De noite, ao desligar o carro, foi tudo desligado quando retirei a chave.
A cor é a parte favorita e sempre apreciei nestes novos Skodas.
Avaliação do espaço traseiro e bagageira não tenho pois não usei. A bagageira pouco mas não carrego nada. O fecho do portão é agradável pois basta o peso do mesmo e fecha com suavidade.
O carro tem a sua graça mas tem aquela nuance Skoda. Capaz mas com plásticos duros, não agradáveis ao toque mas resistentes.
Nota muito positiva para o atendimento da Guerin rent-a-car, empresa que desconhecia, onde o senhor foi bastante impecável e simpático.
Edit: Após ajustar o banco (que até estava muito alto) a posição condução ficou melhor e o enquadramento com o quadrante ficou mais agradável.
Start-Stop funcionou hoje e avisa quando temos de arrancar o carro manualmente. Voltei a testar o sistema anti-maçarico e é muito bom, suave para não levar cacetada como os carros a gasolina.
Realmente os plásticos deixam a desejar bastante.