Autor Tópico: Test Drive à Zé Povinho  (Lida 31435 vezes)

Offline Blurr

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Test Drive à Zé Povinho
« em: 08 de Março de 2016, 22:30 pm »
Ora como na minha vida profissinonal passo a vida em carros de aluguer decidi criar este post. Não mais é que dizer as nossas opiniões sobre carros que conduzimos no dia-a-dia.

Para melhor facilitar as coisas peço que coloquem uma foto do modelos e que indiquem o que conhecem do carro

Offline Blurr

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Re: Test Drive à Zé Povinho
« Responder #1 em: 08 de Março de 2016, 22:36 pm »
Começo eu com o que estou agora

Toyota yaris 2015

Bela merd*... Não vale nada isto. Penso que sendo de aluguer deve ser o 1.0. Isto é uma arrastadeira de primeira, a caixa é super longa e não existe regime que faça esta porcaria andar. Os plasticos do interior são de horrivel qualidade (nem o meu Clio 2 são tão maus) e a posição de condução é uma boa bosta..

Travões são excelente e relação conforto/dinâmica é boa. Rádio é lixo..

Mau mesmo é o motor.. E a média numa condução normal ficou pelos 8,7.. Como não andar temos que acelerar imenso...

Rápido e ligeiro... venham outros....

Offline Blurr

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Re: Test Drive à Zé Povinho
« Responder #2 em: 08 de Março de 2016, 22:38 pm »
Esqueci de mencionar, apesar de não andar a insonorização é boa, mas o barulho de motor é feio..

Offline Blurr

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Re: Test Drive à Zé Povinho
« Responder #3 em: 08 de Março de 2016, 22:47 pm »
Ora cá vai a surpresa

Skoda Citigo




Antes de mais entrei neste com poucas expetativas.. Um Skoda Citigo versão base em amarelo.... hum......

Desde já foi uma suspresa. O carro é basico e tem metal à vista nas portas e na bagageira toda, a chapeleira do porta bagagens nem possui cordel para levantar mas tem posição de encaixe para levantar e segurar.

As porta são altas como tudo tal como o tablier e ficamos afundados no raio do carro, um bocado claustrofóbico.

Agora em andamento merece nota mais. É leve e agil, o motor responde bem, a caixa é bem suave e bem insonorizado. A montagem é muito boa apesar de ter materiais de fraca qualidade.

O que me surpreendeu neste carro foi a simplicidade do conceito. É um carro barato e simplista, mas quem o conduz não se sente num produto chines.. E isso merece boa nota...

Offline thegt4man

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Re: Test Drive à Zé Povinho
« Responder #4 em: 08 de Março de 2016, 23:57 pm »
Eu até gosto bastante desse trio CitiGo/Mii/up! (up ponto de exclamação, segundo Jeremy Clarkson  :D ) É porreiro para quem anda quase sempre em cidade, mas aguenta-se bem se for preciso puxar por ele em AE ou condução mais desportiva. Faz-me lembrar um bocado o Polo 6N que tive antes do Smart. O 1.0, quer com 60cv ou 75 aguenta-se bem, mas falta a VW lançar o 1.0T de 90cv (?) que anunciou à pouco tempo para ficar um carro 4 estrelas. E digo 4 e não 5 estrelas porque preço a começar nos quase 13 mil € para um carro que nem tem AC de série (é um extra de 600€ na versão base, o que neste segmento é bastante) é demasiado na minha opinião. Até o Twingo mais básico custa menos e tem AC e limitador de velocidade.


Amanhã ponho aqui a minha opinião de um ou dois carros que conduzi nos últimos tempos.
« Última modificação: 09 de Março de 2016, 00:00 am por thegt4man »
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Offline Lipe

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Re: Test Drive à Zé Povinho
« Responder #5 em: 09 de Março de 2016, 00:02 am »
Por acaso também já experimentei um desses mini VAGs. Até gostei do carro. Acho-os bem melhores que o Trio PSA/Toyota.

Um dia destes coloco aqui alguns dos testes que fiz também nos últimos tempos e nos próximos testes irei tentar gravar algo :)

Offline Farfalho

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Re: Test Drive à Zé Povinho
« Responder #6 em: 09 de Março de 2016, 09:45 am »
Renault Clio IV 1.5 dCI 90cv - 2015


Tive este carro como de substituição enquanto o submarino estava na reparação.

Nunca fui um fã do novo design do Clio. O facto de ser preto e talvez ter que o usar durante 5 dias mudou um pouco.
O carro parece mais comprido por fora do que por dentro. Cresceu mais em largura.
Punho da alavanca das mudanças é um upgrade da básica do Clio Storia. Desiludiu um pouco.
Volante tem o seu q.b de conforto mesmo sendo de plástico. A buzina parecia-me fraca ou resultado da insonorização.
Bancos confortáveis até e compartimentos de arrumação capazes.
Bastante fácil de manobrar. Ressalva para a situação actual dos carros que não se consegue ver o final do capôt obrigava-me a fazer manobras em 2 pontos. (falta de hábito e ser carro de aluguer contribuem)
Localização do regulador/limitador de velocidade é meio estranha a princípio. Depois habituamo-nos. Sistema fácil de trabalhar.
Boa chauffage e qualidade dos materiais usados.

O motor em regime e velocidade baixa parecia uma fritadeira nova. Mais notório à noite. Binário surge às 1750rpm e lá fica mais expedito subindo pelo regime. Prefiro sonoridade gasolina.
Não andei em ritmos vivos porque queria aferir como seria o meu consumo num carro a gasóleo.
Acabei com média de 4.0 após mais de 550km (menos de 600 km). Gostei do pormenor do CB dizer quantos litros foram gastos e até que bateu certo com o que atestei. 3 cliques conforme indicado na tampa do depósito.
Não sei que condições são considerados o consumo misto. Se o meu for isso, tive uma discrepância de 17% face ao anunciado pela marca. Se for cidade, então foi de 2,6% face ao anunciado

Bagageira bem concebida para 2 malas de viagem e mais qualquer coisa ou as compras do dia-a-dia. Porém, para mim, precisaria de algo maior.

Baía do motor bem arrumadinha e parece que o acesso é facilitado à maioria dos componentes.

Pontos mais negativos e vincados:
Sistema Start-Stop tinha crises. Não foi só um dia (o último foi o pior) onde parava, desengatava e acusava "Start-Stop Indisponível". Ainda usei a lógica dos PC's em reiniciar o carro e funcionou uma vez. A segunda tentativa ele mandou-me pastar. :laugh:

O sistema multímedia é de fraca qualidade. Tela estilo balança de hipermercado ou os primeiros touchscreen dos telemóveis. Não sei se muda para o R-Link.
Sistema mãos-livres, qualidade horrível. Microfone com qualidade horrível, todos se queixavam da minha chamada, que parecia ter o micro encostado à boca. O som da outra pessoa só sair pelo tweeter do condutor deixou a desejar pois por vezes não percebia o que era dita e tinha de aumentar o volume.
O satélite de controlo não tem problema.

Saldo: Carro mediano. Vai de A a B. Económico.

Offline predas

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Re: Test Drive à Zé Povinho
« Responder #7 em: 09 de Março de 2016, 14:26 pm »
Já agora, deixo as minhas experiências com electrodomésticos

Devido à profissão que tenho, troco de carro com relativa regularidade, seja porque os rentings acabam, seja porque troco de empresa

Vou excluir desta equação os carros particulares que tive por serem todos já bastante antigos. O mais recente que tive (e o primeiro também, foi um Clio do ano 2000 :) )

Seat Leon ST 1.6 TDI 105 DSG S&S



Foi meio a contragosto que "levei" com esta carrinha. Depois de duas más experiências com Seat (tive 2 Ibizas, um 1.2TDI e um 1.6TDI que foram, sem duvida, os piores carros que "tive"), fiquei bastante renitente quando me propuseram este modelo.

Ainda andei a ver outras opções dentro do segmento, no entanto, a Honda Civic Tourer que, a meu ver, é a melhor carrinha do segmento, ficava ligeiramente acima do plafond e o 308 da Peugeot ainda não tinha a versão carrinha e lá acabei por engolir a Seat.

Equipamento:

Por ter apanhado uma campanha interessante, a carrinha, mesmo sendo uma versão Style (versão intermédia de equipamento), acabou por trazer bastantes extras ao equipamento de série, dos quais destaco

- Jantes 17"
- Vidros traseiros escurecidos
- Radar dianteiro (para cruise control automático, lane assist e assistência à travagem de emergência)
- Sistema Seat Infotainment com GPS
- Caixa de velocidades DSG

O maior defeito do conjunto, no que toca a equipamento, é precisamente, o GPS. Parece que estamos a mexer num tom tom com 20 anos. Todo o sistema é lento, demora a arrancar (temos que esperar cerca de 2 a 3m ate conseguirmos inserir um destino no GPS) e é pouco intuitivo

Neste aspecto, até o sistema da Dacia é superior!

Portanto, no que toca a equipamento, eu daria um 9/10. Julgo que, associado à DSG, deviam vir sempre as patilhas no volante, no entanto só estão disponíveis na versão FR. O Full Led de serie também seria interessante. Mas, afinal de contas, estamos a falar de um carro cujo preço de aquisição rondou os 25 mil euros e vem carregadinho de coisas boas


Qualidade de construção:

É um Seat...não é um VW nem um Audi e os engenheiros quiseram que nos lembrassemos disso sempre que abrimos a porta. Quando entramos num dos primos do mesmo segmento, rapidamente percebemos para onde foi o nosso dinheiro.

Há pequenos detalhes na Seat que transpiram falta de requinte, como alguns plásticos de má qualidade na consola central. A própria tampa da consola central não transmite nenhuma rigidez.
Falta também um revestimento nos porta objectos. Não há nada mais irritante do que ter as chaves na porta e estar constantemente a ouvi-las passear pelo plástico. Era algo que acrescentaria, talvez, 2 euros, ao custo de produção e melhorava bastante a vida a bordo

A montagem é razoável. Com 2 anos já se ouvem alguns ruídos parasitas e ainda não foram atingidos os 30 mil kmts.

7/10 neste ponto


Motor e caixa de velocidades

Bem, o motor é um 1.6. Não é um motor muito enérgico nem super económico. Ainda mais associado a um carro que pesa cerca de 1400kg, nao se pode pedir que tenha grande "aço" :)

Cumpre a sua função, leva-nos do ponto A ao B. A velocidade máxima não vai muito além dos 180km/h. A partir dai já começa a ser dificil passar.

A caixa DSG, por ser de 7 relações (ou seja, mais curtas do que se tivéssemos uma caixa de 5 velocidades), acaba por dar uma maior sensação de poder de aceleração

Ainda sobre a caixa, é, sem duvida, a melhor do segmento. Não sendo uma caixa de corridas, como temos por exemplo no Audi R8, é extraordinariamente rápida nas trocas e bastante inteligente, antecipando na maioria dos casos aquilo que vamos fazer a seguir.

O modo sequencial está, a meu ver, montado ao contrário, ou seja, ao contrário do que é natural, aumenta-se para cima e reduz-se para baixo.Por causa disto, acabo por quase nunca o usar. Mas é girinho!

Os consumos não são propriamente baixos. No meu percurso diário, raramente andam abaixo dos 6L/100 com uma condução muito suave

Acredito que este conjunto, com o bloco 2.0 TDI seja bastante mais agradável

8/10 aqui, por causa da DSG


Comportamento

A Seat é a marca desportiva do grupo, logo, tem que marcar pontos neste campo, certo? Não...errado!

Todo o carro é demasiado filtrado, o volante quase parece desligado das rodas. A direção é precisa, mas não temos aquele feeling que seria de esperar.
O Chassis...bem...não é um Renault, fica muitos furos abaixo. Torce bastante e não transmite grande confiança, mesmo calçando 225/45/17 não se consegue sentir confiança para uma condução mais apressada. Talvez o Pirelli P7 que vêm montados nao ajudem, mas a sensação que temos ao volante é que nao vamos ser avisados do final das capacidades dinamicas do carro. Quando tiver que ir, batemos e pronto. Não parecemos ser nós ao volante

A ajudar a isto, temos ainda a electrónica ultra-invasiva da Seat. Já a conhecia dos Ibizas, no Leon é igual ou pior

Neste aspecto, fica milhas atrás da Megane II de 2008 que tive em tempos. Esta sim, o melhor chassis que tive oportunidade de conduzir num electrodoméstico de dia a dia. Nem parecia ter só 80cv!

6/10


Conforto e habitabilidade

Quanto ao conforto, também não é um Renault. A suspensão é algo rija, ajudada pela jante 17 e pneu de baixo perfil.
O bancos são também algo duros, apesar de terem um apoio bastante decente. Mas, estamos ao volante de um Seat e já sabíamos disso quando o comprámos

Faz-se perfeitamente uma viagem grande, quer nos bancos da frente, quer nos de trás, mas vai-se melhor num Megane

O espaço é mais que suficiente. Atrás não se vai na sala de estar, mas chega bem para 4 adultos. Curiosamente, continuo a achar que o Honda Jazz da minha mulher tem mais espaço nos bancos de trás do que a Leon

A bagageira, não sendo a maior do segmento (esse lugar pertence à Honda Civic), é bastante generosa e com um acesso impecável.

8/10 neste área


Conclusão

Para quem procura uma carrinha com um look desportivo, confortável QB, que ande QB e espaço QB, é uma escolha bastante razoável. O preço é convidativo e tem a mais valia de ser das poucas carrinhas do segmento que oferece uma caixa automática como opção. Extra que, a meu ver, neste momento é um "must have" em qualquer carro do dia a dia. Se o puder manter numa próxima troca de carro, irei fazê-lo certamente

O motor precisava de mais uns 15cv e mais algum binário. Isto faz-se, claro, mas é preciso ter atenção ao limite de binário desta DSG.
Mas lá está, para deslocações diárias e ir de férias com a família, chega perfeitamente. E, cada vez mais, nos dias que correm, devemos ter um carro adaptado às nossas reais necessidades.

Se comparada as concorrentes, fica sempre bem colocada e, neste momento, talvez a grande ameaça seja a Peugeot 308 que consegue ter bastante mais equipamento e um motor mais enérgico, isto apesar do aspecto muito mais conservador da Peugeot que tem umas linhas muito "mortas, a meu ver

A Honda tem o problema da falta de equipamento de série sendo que é difícil colocar um extra sozinho. Quase tudo vem em packs que custam bastante dinheiro

A Megane, está em fim de vida e enquanto não sair a nova, é uma peça quase fora desta equação

A maior concorrência acaba por vir de dentro do grupo mas, lá está, com preços ligeiramente diferentes.


Nota final: 7/10
« Última modificação: 09 de Março de 2016, 14:32 pm por predas »

Offline Farfalho

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Re: Test Drive à Zé Povinho
« Responder #8 em: 09 de Março de 2016, 14:33 pm »
Boa análise, predas. :happy:
A caixa automática que experimentei (Mazda 6 GJ facelift) era muito agradável e com a selecção padrão (cima - reduz, baixo, aumenta). Para o dia-a-dia e pára-arranca é muito bem-vinda, ainda sendo capaz desportivamente devido às patilhas no volante.
Esse carro sim, encheu-me as medidas.

Destaco só a questão de extras. Desde que aprendi que mediante a boa vontade do vendedor podes pedir qualquer extra pois têm um catálogo com o preço individual de cada. Uns só querem empurrar e fazer dinheiro, outros querem satisfazer o teu pedido.

Offline predas

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Re: Test Drive à Zé Povinho
« Responder #9 em: 09 de Março de 2016, 14:42 pm »
No caso da Honda, o problema é que não podias, por exemplo, pedir vidros escuros como extra. Para os teres, tinhas que ir para a gama de equipamento seguinte. Aquilo vem tudo em blocos.

Offline Farfalho

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Re: Test Drive à Zé Povinho
« Responder #10 em: 09 de Março de 2016, 15:03 pm »
Na Mazda também é por blocos e subir na versão. No entanto tenho um amigo que teve um vendedor decente e configurou o carro a gosto.

Offline predas

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Re: Test Drive à Zé Povinho
« Responder #11 em: 09 de Março de 2016, 17:50 pm »
Na Honda tentei em 2 concessionários e nem com a perspetiva de 8 carros havia essa hipótese.
Japoneses...

Offline Lipe

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Re: Test Drive à Zé Povinho
« Responder #12 em: 09 de Março de 2016, 17:54 pm »
Por acaso ainda não experimentei estes novos Leon... nem nenhum Seat 2.0TDI com a DSG.

Mas já conduzi estas novas Octavias, VW e Audi com esse motor e caixa DSG e acredita, é fantástico!

Offline predas

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Re: Test Drive à Zé Povinho
« Responder #13 em: 09 de Março de 2016, 18:05 pm »
Ha-de ser tudo igual, com mais ou menos molho...

A única diferença está nos audis de topo, tipo o R8, como referi. Aquilo sim, é uma verdadeira caixa de corridas. Ainda tu nao percebeste bem para onde queres ir e ja aquilo destrocou 3 pra cima!

Offline Lipe

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Re: Test Drive à Zé Povinho
« Responder #14 em: 09 de Março de 2016, 18:16 pm »
sim, mas aliado ao motor 2.0 é mais engraçado que no 1.6 (este também experimentei nas Octavias).

Agora porreiro é quando tens as patilhas no volante. Mas nos Seat foi como me tinhas dito, só nos FR, que por acaso era o que eu andava a ver.