Autor Tópico: Carros problemáticos  (Lida 13901 vezes)

Offline rike1

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Carros problemáticos
« em: 12 de Março de 2016, 12:31 pm »
Ora boas.

Há coisas muito engraçadas nos foruns que eu muitas vezes não percebo.

Vou-vos dar um exemplo: eu quando adquiri o meu Opel Frontera 2.5 tds, em todo o lado havia a informação que era o pior motor de todos, que tinha graves problemas de aquecimentos.

Achei estranho, pois deve ser dos motores mais utilizados de mundo e se estou a falhar é por pouco, visto que foram utilizados nos frontera, em 3 modelos da jeep, Alfa-Romeu, 2 modelos da chrysler, Dodge, Ford... tudo o mesmo bloco com pequenas alterações que foram sofrendo ao longo de cerca 10 anos fruto da evolução da tecnologia.

Aprendi também que nem tudo o que se lê é verdade e que no caso do bloco VM 2.5 diesel os motores só aquecem quando lhes faltam a respectiva manutenção. Ou seja a culpa é dos donos ou dos mecânicos mas quem fica com a fama é o motor.

Dito isto pergunto. Até que ponto é que existe motores problemáticos?

Pergunta de exemplo: Dizem que há motores 1.9 dci que trazem turbos problemáticos... não será mais derivado da má utilização por parte dos utilizadores?

Offline profiesta

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Re: Carros problemáticos
« Responder #1 em: 12 de Março de 2016, 13:00 pm »
Dá uma olhadela no tópico  de um suposto Opel Corsa....

Offline Bruno110

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Re: Carros problemáticos
« Responder #2 em: 12 de Março de 2016, 18:28 pm »
A toyota tambem equipou com esses motores.
Conheço mais ou menos esses motores. Originalmente foram concebidos para barcos, e ai não usavam turbo até se aguentavam muito bem. ( muito bem mesmo tem um bloco muito robusto).
Quando vieram para a indústria automóvel que lhes foi adaptado o turbo, ai e que começaram os problemas.
Tenho carros na oficina com esses motores com quase 250ml km e que nunca levaram cabeças. E tenho outros com pouco mais de 80ml km que ja levaram 2 cabeças :S
E a manutenção é igual para todos.
Normalmente ha quem faça alterações a nível do arrefecimento.
Eu nunca fiz mas ha quem faça.
« Última modificação: 12 de Março de 2016, 18:30 pm por Bruno110 »

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Re: Carros problemáticos
« Responder #3 em: 12 de Março de 2016, 18:57 pm »
houve para ai uns motores, não sei dizer qual, que tinha um problema cronico com os turbos, e que era devido a uma má concepção do motor pois a alimentação de óleo para lubrificação do turbo era deficiente, associado com a má utilização dos motor diesel com turbo, e com a falta de cuidados que os motor diesel necessitam, era meio caminho andado para ao fim de pouco tempo o turbo ir à vida.
Por isso, pode-se dizer que é um motor problemático.
há outros exemplos, como aqueles dci que comem capas de bielas, ou os 2.0 dci que ao fim de algum tempo ficam sem compressão e custam a pegar, mas nestes dois casos, se calhar a culpa deve-se ao material que foi utilizado na construção do motor e não no motor em si, ou  seja, num capas de biela que não aguentam o esforço por causa do material com que são feitas, e no outro possivelmente devido aos segmentos que se gastam rapidamente.
« Última modificação: 12 de Março de 2016, 19:04 pm por GIFS »

Offline RenaultTurbo

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Re: Carros problemáticos
« Responder #4 em: 13 de Março de 2016, 11:19 am »
Os 1.9dci têm problemas a nível do turbo, não do turbo em si mas da sua lubrificação. Quem faz as revisões de 30 em 30mil kms está mais sujeito a problemas do que quem faz mais cedo, se não respeitarem os cuidados básicos que se deve ter com um motor turbinado ainda mais aceleram o processo. No entanto aparecem por aí sempre carregados de kms, ainda não trabalhei em nenhum com menos de 200mil kms.

Offline rike1

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Re: Carros problemáticos
« Responder #5 em: 14 de Março de 2016, 11:13 am »
Bruno110

Presumo que estas a falar dos Toyota VM.

Posso partilhar contigo as conclusões que chegamos à conta da minha experiência e do pessoal amigo que tem estes motores (uns com fronteras, outros com indios e um com um range rover).

- O pessoal que faz uma manutenção cuidada a tudo o que está ligado à correia de acessórios não tem qualquer problemas com aquecimentos ou cabeças.

E digo-te que há pessoal com muito mais carga no motor (quer em gasoleo, quer em pressão de turbo) do que de origem e anda com pneus bem mais exigentes ao (quer em termos de diametro, larguro e rasto mais agressivo) e não aquecem.

Agora será que realmente eles faziam a manutenção correcta? Quantos andam ai com os tensores nas ultimas (com a mola a bater de um lado para o outro). Isso é o suficiente para que a bomba de água (que está ligada à correia de acessórios) não trabalhe correctamente e depois origina os famosos aquecimentos.

No meu caso, como também exigo muito mais do meu motor (quer em termos de turbo, quer em termos de tamanho de pneus) ando sempre em cima disso. Tive um problema que o motor estava sempre a rebentar com os tensores, até que descobri que era tudo devido ao rolamento (que já o tinha trocado) de uma polie que originava isso. Era trigo limpo farinha amparo, sempre que a mola do tensor pasmava o comportamento do ponteiro da temperatura era logo outro e eu fulo da vida porque cada tensor custa €300,00.

Offline rike1

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Re: Carros problemáticos
« Responder #6 em: 14 de Março de 2016, 11:47 am »
No que toca às capa de bielas, segmentos e turbos, será que o problema é mesmo do material ou da falta de lubrificação?

É que eu estou constantemente a ver pessoas a ligarem os carros e depois adoptam uma condução tal como se o carro já tivesse quente, ou seja ainda o óleo não alterou a sua viscosidade, nem o motor aqueceu e já lhe estão a dar pisas.

O motor ainda tem o oleo com uma alta viscosidade, por tanto este não chega mesmo a todo o lado e com grandes falhas em elementos com espaçamentos muito pequenos (como é o caso entre as capas de biela e a cambota) e com uma elevada pressão não poupando retentores ou até mesmo segmentos.

Depois ainda vejo outra coisas fantástica... pessoal que vem com andamentos rápidos e depois chegam, estacionam e desligam o carro. Ou seja a lubrificação do turbo acabasse, e o turbo arrefece a seco.

Depois ainda há a questão dos oleos usados e da distâncias entre manutenções.

Daí a minha pergunta: até que ponto é que  se pode dizer que a culpa é do material?

Offline RenaultTurbo

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Re: Carros problemáticos
« Responder #7 em: 14 de Março de 2016, 12:26 pm »
Acho que só se consegue tirar a conclusão no caso de alguém que trate sempre bem o carro com todas as precauções tenha problemas.
As capas de biela nos 1.5dci de 100 e 105cvs não tem muito por onde evitar, o melhor mesmo é de 100 em 100mil kms substituir as capas. Nos restantes níveis de potência acho que aí é que os cuidados podem vir a fazer diferença, no entanto aguentam bem mais kms e muitos nem chegam a dar problema.

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Re: Carros problemáticos
« Responder #8 em: 14 de Março de 2016, 13:30 pm »
(...) associado com a má utilização dos motor diesel com turbo, e com a falta de cuidados que os motor diesel necessitam(...)
O que foi que eu disse? loool as pessoas não sabem, mas os motores diesel tem um comportamento diferente em relação aos gasolina no que toca À dilatação e resistência térmica, o que obriga a ter determinados  cuidados, quer no arranque quer no parar do motor, e 99% das pessoas não tem esses cuidados no dia a dia.

Offline RenaultTurbo

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Re: Carros problemáticos
« Responder #9 em: 14 de Março de 2016, 13:59 pm »
É por isso que gosto do meu, ando sempre à que saf*da :laugh:

Offline pmcb

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Re: Carros problemáticos
« Responder #10 em: 14 de Março de 2016, 20:45 pm »
O grande problema desses motores VM é que foram fabricados para funcionar a baixas rotações e quando foram aplicados aos jipes, apesar de terem turbo, eram para ser utilizados com baixa rotação e não para andarem em AE a derreter, porque esses motores andam e andam bem, não importa onde estejam montados.
Salvo erro a Mercedes também montou uns VM, mas sinceramente não sei qual e se deram problemas.

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Re: Carros problemáticos
« Responder #11 em: 14 de Março de 2016, 22:16 pm »
Então ninguém fala do Velsatis?
O carro era mesmo problemático, ou apenas devido à má manutenção?

Offline rike1

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Re: Carros problemáticos
« Responder #12 em: 15 de Março de 2016, 11:31 am »
pmcb, sim é verdade. O raio dos VM aquilo anda que se farta... e a 120 km/h no frontera já são 3000 rpms... mas calca-se o acerelador e ele quer andar mais.

Claro que enquanto estiver a receber ar no radiador não faz mal nenhum... o problema era depois...

Estes motores não traziam ventoinha electrica, a ventoinha atracava com uma embraiagem hidráulica (o viscoso) e esta peça carece de manutenção. Coisa que muitas vezes não acontecia e como tal a baixa velocidade ou quando o motor estava parado o viscoso não atracava e como tal não puxava ar...  o motor aquecia e o resto da historia já se conhece. Claro que depois era o motor que não prestava.

Depois de eles virem muito tempo às 4000 rpms ou mais ainda, chegam ao destino e cortam-lhe a refrigeração, é normal que depois as cabeças (que ainda por cima são individuais por cilindros) estoirem.

Ainda há uns espertos que pensam que são mais inteligentes que os outros e decidem agarrar o viscoso, ou seja ele roda tanto quanto a rotação da correia de acessórios claro que depois dá *****

1.º quando o carro/jipe está em andamento com alguma velocidade a ventoinha a rodar dificulta a passagem do ar para o radiador
2.º Numa passagem a vau ou na travessia de uma poça, se a agua chegar à ventoinha (que é de plastico) a pás partem-se e depois é rezar para não terem rasgado o radiador.

Sim tambem já tinha ouvido falar de um motor VM utilizado em Mercedez, mas falou-se muito pouco sobre isso e a VM não publicou nada sobre esse assunto.

Neste momento a VM no mercado europeu equipa os Mazarati ghibli, Jeep com 2 motores, Lancia tambem com 2 motores e os típicos taxis de Londres. 

Mas pronto chega de falar dos VM's que isto é o forum Renault...

Offline rike1

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Re: Carros problemáticos
« Responder #13 em: 15 de Março de 2016, 11:55 am »
GIFS eu conheço uma pessoa que comprou em 2005 comprou um Mercedez ML 270 CDI e com 220 mil kms com o motor na sucata.

Mas é daquelas pessoas que se está nas tintas e quando aquele avaria comprou-se outro (o dinheiro não é propriamente problema).

Então quer o senhor, quer a respectiva cônjuge logo pela manhã nem deixavam as velas incandescência trabalhar... era chegar rodar a chave e ir embora, e depois era pé na chapa pela rua acima...

Auto-estrada era muitas vezes pé quase a fundo...

Certamente já estão a imaginar o tratamento! O ML sofreu de tudo aquilo que não se devia fazer e a sorte é que era automático senão era capaz de ser pior.

5 anos após a compra e 240 mil kms em cima o motor fez pum pum pum e calou-se. O Coitado recusou-se a trabalhar mais.

Orçamentado na Mercedez, ficava mais barato meter-lhe um motor novo do que reparar aquele. O sr. decidiu dá-lo à troca de um GL 320 CDI. O Coitado deste ultimo ainda se tem aguentado, tem agora 6 anos mas tambem já apela por descanso.... ao ligar já fuma de uma maneira estranha e motor já não pega às primeiras rotações do motor de arranque.


Offline TC

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Re: Carros problemáticos
« Responder #14 em: 15 de Março de 2016, 17:02 pm »
rike, com um tratamento desses até se tem aguentado bastante bem diria eu...
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