Está na altura de abrires um db O cruise control só tem a vantagem de se conduzir sem preocupações, porque se for uma pessoa a fazer a gestão da aceleração consegue-se ser mais eficiente.Nos motores de injecção electrónica, se fores numa descida com o carro engatado e sem acelerar ele não consome mesmo nada. Ele só injecta combustÃvel quando é mesmo necessário. Pois se a rotação que o motor levar deixar de ser suficiente para manter o motor a rodar por ele, começa a injectar combustÃvel, por isso é que muitas vezes nas descidas quando o carro já vai muito devagar, aparecem consumos instantâneos de 0,5l ou 1L, etc
Se leres no manual só podes por a roda suplente atrás.. Por diversas razões
Desconhecia essa situação da roda suplente ser só para trás.O C.C como já dito pelo GIFS serve para condução despreocupada. Acrescento que ele só faz leitura da velocidade e ao tentar manter a mesma gere a carga do acelerador, não lê as variações do terreno e piso. Em descidas é o que se sabe onde não faz cut-off e em subidas só se preocupada com a velocidade. Por vezes acelerar gradualmente antecipadamente de uma subida permite diminuir a carga do acelerador, alcançar o fim da mesma e com melhor consumo.Como em todos os carros carece de uma habituação e conhecê-lo devidamente. Autonomamente o condutor vai apreendendo as "manhas" do carro.
Há uns tempos atrás tive a oportunidade de andar com o Megane RS do Artur, e as médias rondaram os 8,6l/100km +-, mas digo-te já que foi a andar mesmo mesmo nas calmas e com gasolina s/chumbo 98 sempre. Agora a realidade... um carro desses pede para andar depressa e não a marcar passo, aproveita isso é um lobo em pele de cordeiro