Autor Tópico: Tamanho de jantes  (Lida 17613 vezes)

Offline rike1

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa - Portugal
Tamanho de jantes
« em: 29 de Março de 2016, 11:46 am »
Bom dia

Crio este tópico para debater o tamanho de jantes. Quais as vantagens e desvantagens de adoptar uma jante de maior raio e se isso no dia-a-dia se justifica.

Será que as pessoas têm a consciência daquilo que estão a comprar?

A meu ver não estão. Não consigo compreender qual a vantagem (nem mesmo estética) de ter um conjunto maior jante com menor perfil de pneu, sobre uma jante menor com maior perfil.

Atenção, não estou a falar em carros que andam em autódromos, mas sim em estradas e ruas.

Offline rike1

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
Re: Tamanho de jantes
« Responder #1 em: 29 de Março de 2016, 11:53 am »
A meu ver para os carros de hoje em dia, não se justifica uma jante superior a 16 polegadas de raio.

Porquê?

1.º Quanto maior a jante, maior o peso. Material da jantes de liga leve é bem mais pesado que o ar e a borracha do pneu.
Até à 3 anos pensava que quanto maior a jante e menor pneu, mais leve se tornava o conjunto até que decidi pesar eu mesmo os conjuntos equivalentes.

2.º Quanto maior a jante, mais cara é.

3.º Quanto maior a jante, mais caro é o pneu (tambem é coisa que nunca percebi)

4.º Quanto maior a jante, mais baixo é o perfil (menor é o amortecimento do pneu), logo maior o desconforto.

Exposto isto, porque raio é que o pessoal compra carros com jantes 17 e 18 e ainda há loucos com jantes 19?

Offline MaNeL

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07
« Responder #2 em: 29 de Março de 2016, 12:50 pm »
estetica, porque razão há pessoal que usa gel no cabelo se isso faz mal ao cabelo? porque metem as mulheres verniz nas unhas se isso faz mal às unhas.
é tudo uma questão de satisfação pessoal.

e já agora, eu coloco pneus 17" mais baratos que maior parte do pessoal deste forum com jante 16" (pneus equivalentes)

Offline Bruno moff

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Megane breakdci 105 2008
« Responder #3 em: 29 de Março de 2016, 13:12 pm »
No geral em 17" arranjam se bons preços tirando 205-50-17 que estes sao caros,pneus premium com alinhamentos valvulas calibragens dificilmente baixa dos 250e cada eixo.
« Última modificação: 29 de Março de 2016, 13:39 pm por luisnogueira »

Offline Kovinha

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
« Responder #4 em: 29 de Março de 2016, 14:13 pm »
Estética, mas claramente, a aderência que melhora e muito com pneu mais larga.

Tive um Citroen C2 com 185/55R15 e quando troquei para o Clio IV com 205/45R17 notei uma melhoria do dia para a noite em curva: muito mais estável e agarra-se muito bem à estrada. Claramente que a qualidade dos pneus também interfere neste aspecto (tenho neste momento os pneus de origem ainda, Michelin Primacy 3)

São pneus mais caros? São, pelo menos na minha medida, mas em termos de condução ajuda bastante.

Offline rike1

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
« Responder #5 em: 29 de Março de 2016, 15:44 pm »
Manel, epa eu gel não coloco. Alias o meu problema é outro... é conseguir manter o cabelo agarrado à cabeça.  :cry:

A minha mulher por acaso também não pinta as unhas... deve ser por isso que ela se queixa que eu estou demasiadas vezes a olhar-lhe para outras partes do corpo  :evil:

Mas pelas resposta, já percebi que a maior parte do pessoal liga muitooooooo mais à estética do que eu.

Offline Lipe

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
« Responder #6 em: 29 de Março de 2016, 17:53 pm »
loool

rike1, estamos iguais nisso tudo.  :laugh: :laugh: :laugh:

Eu pessoalmente gosto muito de ver uma jante grande num carro, mas para mim, o ideal é sempre os 205/55R16 ou outras medidas mais standard.  Pena não ter essa medida 16 no Clio (195/50/R16).

Além de rijo, acaba por ser um pouco descabido para este tipo de carros do dia a dia.

Depois pagar mais de 100eur por cada pneu para um Clio, quando para a V50 ficam a metade do preço cada... custa lol.

Kovinha, a maior diferença que notas tem mais a ver pelo chassis do carro e não tanto pelos pneus (embora sim, também tenha algum efeito).

Offline mingos

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Pata na lata
    • Leads Inside
  • Garagem : Renaul Espace IV 1.9DCI
« Responder #7 em: 29 de Março de 2016, 19:09 pm »
Tenho um exemplo para partilhar. Tive um carro que tanto levava 175 com jante 14 como 195 com jante 15. Numa fase tive de mudar de pneus e mudei de 195 para 175. Grande erro. O mesmo carro em curva estva completamente diferente. fugia de traseira que metia medo e a estabilidade era totalmente diferente. Ah com pneus michelin, é só o que gasto aqui em casa.

Portanto, essa coisa da estética não é bem assim. Há razões que se prendem com segurança, conforto e estabilidade do carro. Não é só meter jantes 17 porque sim. Eu por exemplo na minha Espace tenho 17 porque foi assim que a comprei, mas pelos vistos tenho a possibilidade de meter jante de 15 com pneus 185. Acham que alguma vez faria tal coisa? Nunca, pois na minha opinião, um carro de quase 2 toneladas carregado, com pneus 225 55 17 não é exagero nenhum. Ora se andasse com 185... minha nossa... nem quero imaginar.

Outra coisa, eu limito-me a usar os pneus com que a marca equipou o carro. Se os engenheiros acharam que a Espace, por exemplo, deveria trazer estas medidas, de certeza têm fortes razões para pensar assim, não há-de ser apenas a estética a ditar isto.

Offline Lipe

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
« Responder #8 em: 29 de Março de 2016, 20:39 pm »
Bom, mas aí estás a falar da largura do pneu, isso traz muita estabilidade, mas as vezes também pode ser demasiado atrito em alguns carros.

Acho que se deve adaptar mais o tipo de medida/jante a cada carro.

Uma Espace com 185, anda... até gasta menos, mas com o tamanho e peso, eu teria algum receio lol.

Agora por exemplo alguns meganes...

205/55R16 ou 205/50R17

Se for para um gajo andar sempre depressa como se fosse uma corrida, sim, a jante 17 teria algum beneficio. Numa utilização norma será que o traz? nah...

Agora, qual é que fica mais bonito? a 17!!

Depois a Renault por acaso gosta de medidas estranhas que se traduzem em preços absurdos, tais como a medida que referi noutro post em relação ao Clio III. No Clio 4 isso já melhorou um pouco.

Agora na nova Scenic, vem uma jante 19 ou lá o que é, com 195 de largura. Estou para ver os preços desses pneus.  :grin:

Offline mingos

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Pata na lata
    • Leads Inside
  • Garagem : Renaul Espace IV 1.9DCI
« Responder #9 em: 29 de Março de 2016, 21:53 pm »
Para mim o preço é que f**e tudo. Uns Michelin para o meu bicho custam cada um cerca de 150€. 600 paus 4 pneus. Dureza.

Voltando ao tema, eu também acho que em determinados carros uma jante 17 é uma parvoíce, noutros justifica-se. Mas, há coisas mais estúpidas que as marcas fazem.

Offline thegt4man

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Los Angeles - Felgueiras
  • Garagem : E39 M5 (US)
« Responder #10 em: 29 de Março de 2016, 23:01 pm »
Agora na nova Scenic, vem uma jante 19 ou lá o que é, com 195 de largura. Estou para ver os preços desses pneus.  :D

Isto qualquer dia começa a ser assim. A BMW já faz isso com os i3 e i8 a meter-lhes jantes 20 com pneus 185 e 195.

Voltando agora ao tópico em questão, a questão do tamanho não tem só a ver com o estilo do carro, mas sim com estabilidade e condução do veículo. Por exemplo a minha antiga Scenic I vinha com pneus 185/65 15. Por uns dias enquanto as jantes 15 foram para reparar eu andei com um conjunto emprestado de jantes 16 de um clio IV com pneus 195/55 16. A carrinha parecia outra, mas estável, mais rápida em curva, menos "barco". Isto porquê? Porque o que se ganhou em tamanho de jante perdeu-se em altura do pneu, logo a parede lateral do pneu "dobrava" menos em curva (por ser mais baixa), tornando a condução e estabilidade muito melhor. Claro que há a desvantagem de o preço dos pneus ser quase o dobro, mas é quase regra geral que quanto maior a jante, mais caro é o pneu.
YOU HAVE ONE LIFE. GO LIVE IT!

Offline predas

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
« Responder #11 em: 30 de Março de 2016, 01:28 am »
Na minha opiniao, estética e tornar os carros ainda mais à prova de estupido para um condutor que cada vez menos quer sentir o carro.
Eu cada vez que olho para a minha possante 1.6 tdi com 105cv penso "para que raio isto vem com 17 polegadas?"

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
« Responder #12 em: 30 de Março de 2016, 10:13 am »
predas, faltou as aspas no "possante" :laugh:

cada vez mais vemos motores de rega a puxarem jantes enormes... a estética nao é tudo, mas que faz diferença, faz :)
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline Kovinha

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
« Responder #13 em: 30 de Março de 2016, 11:08 am »
eu confesso que sou um bocadinho como o mingos, e mudei de opinião desde que tenho o Clio: os Michelin Primacy 3 que tenho no meu Clio, são pneus para custar cerca de 140/150€ cada um, mas valem bem a pena o preço deles... Sempre me disseram que pneus de baixo perfil era para durar pouco tempo (20000/30000kms, mas também deve ser para quem anda SEMPRE a rasgar) mas os meus Michelin já contam com 35300kms e ainda tem ar para durar pelo menos até aos 50000kms, o que não acho nada mau para um pneu 205/45R17.

Há marcas com pneus igualmente bons? Claro que há, mas para quê mudar se estes são super fiáveis, confortáveis e agarram super bem?!

Offline rike1

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
« Responder #14 em: 30 de Março de 2016, 11:16 am »
Tal como o lipe disse, temos que comparar pneus semelhantes... a largura tem de ser a mesma ou pelo menos muito proxima.

Eu por exemplo ando muito na cidade de Lisboa, que por vezes é com cada buraco... já nem falo nas irregularidades do piso. Depois ando muito em estradas nacionais (pois dá-me sono andar em Auto-estradas a cumprir os limites de velocidade).

Sim quando o rei faz anos gosto de me esticar um pouco em estradas com curvas, mas isso são para aí 2 a 3 vezes por ano.

A meu ver não se justifica perder o conforto e os consumos de uma jante mais pequena com uma parede maior para brincar 2 a 3 vezes por ano.

Até porque gosto de brincar (diria mesmo abusar), mas também não sou de andar mesmo no limite do curvar até o pneu chiar e como tal não tiraria partido de um pneus mais rijo. Penso eu.

Mas isso sou eu... claro que felizmente há outras formas de pensar e de ser.

PS: Até porque normalmente tenho o jipe para brincar (e com esse sim corro muito mais riscos), e se partir o jipe todo, tenho o Laguna para andar no dia-a-dia. Se partir o Laguna.... a conversa é outra.