Renault Safrane
A Renault Safrane executivo é um carro projetado e construÃdo pelo fabricante francês Renault 1992-2000. Ao longo da sua vida manteve-se o mais caro e mais luxuoso Renault disponÃveis. Foi substituÃdo pelo Vel Satis, e, em certa medida, pela curta duração duas portas Avantime.
Fundo
O Safrane foi lançado em finais de 1992 como um modelo 1993 para substituir o envelhecimento Renault 25 em todo o tamanho de segmento de mercado. Sua limpo, aerodinâmico styling foi bastante conservador e muito tÃpico do inÃcio dos anos 1990 design automóvel, também bastante reminiscência dos 25's.
Todos os Safranes foram cinco portas liftbacks com motores montados transversalmente. Front-wheel-drive e de todas as rodas-drive versões estavam disponÃveis, com uma gama de motores diesel ou gasolina e transmissão automática ou manual. Todos os motores de gasolina com combustÃvel foram injetados e foram equipados com catalisadores de três vias, conforme exigido na Europa depois de 1993 para os motores de todos os tamanhos. O Safrane Renault também foi o primeiro a ser equipado com air bags.
História
A Renault Safrane desenvolvidas ao longo dos 25's cinco portas liftback concepção que tinha ganhado ampla aceitação dos clientes em França. Apesar da tradicional preferência por sedan órgãos executivos no segmento automóvel, a Renault decidiu competir na base de acrescentado praticidade da retaguarda traseira e dividiu-dobrar banco traseiro (não disponÃvel na maior parte dos sedan-bodied concorrentes), bem como a originalidade. Dada a preferência para alemão sedans de Audi, BMW e Mercedes-Benz de muitos executivos carro compradores, isso pode ser considerado como boa táctica comercialização, permitindo a Renault para chamar os compradores procuram alternativas de qualquer forma, ao invés de competir frontalmente. Curiosamente, o Safrane featured ligeiramente (mas visÃvel) diferentes frente termina em frente versões diferentes, em uma tentativa de chamar a atenção para o estatuto único segmento de mais modelos.
O Safrane do projeto foi um esforço deliberado para superar os 25 principais do debilidades - chassis rigidez insuficiente e má qualidade construir. Renault também era forte para ter redução do ruÃdo de best-in-class nÃveis. Estas restrições resultaram em um carro muito mais pesado do que o seu antecessor (200-300 kg / lb 440-660), devido a uma forte chassi reforçado e os liberais da utilização de materiais à prova de som.
No lançamento, em 1992, o Safrane oferecidas seis motores, incluindo um diesel:
• 2,0-litros, 8v I4, 107 cv (em mercados como a França, onde tamanho do motor foi um factor de custos anuais registo)
• 2,2-litros, 8v DOUVRIN I4, 110 cv (em outros mercados)
• 2,0-litros, 12v I4, 140 cv (somente em mercados como a Itália, onde motores acima de 2 litros são fortemente tributados)
• 2,2-litros, 12v DOUVRIN I4, 140 cv (em outros mercados)
• 3,0-litros, 12v PRV V6, 170 cv
• 2,1-litros, 8v I4 turbodiesel, 90 cv
O Safrane do lançamento foi livre da sepultura construir qualidade problemas que arruinou a Renault 25 da carreira. CrÃticos elogiaram o carro é confortável e espaçoso interior, excelente isolamento do ruÃdo, manipulação e incisiva. No entanto, a transmissão manual de cabo-accionado shifter (a primeira em um Renault) atraiu pesadas crÃticas para a sua borracha, taciturno sensação de que estragou a experiência de condução - uma questão importante no mercado europeu, onde mais de 80% dos carros vendidos são manuais.
CrÃticos também concluir que o carro da aceleração e economia de combustÃvel não foi até à concorrência de normas, apontando para o motor da relativa falta de potência e torque em comparação com o peso do veÃculo. Como resultado, as vendas fora da França (onde a preferência nacional garantido bons resultados) permaneceu limitado, e não quebram o Safrane os alemães "para bloquear o executivo mercado automóvel.
No final de 1993, um 115-cv, 2,5-litros turbodiesel, foi acrescentado à gama, o aumento da atractividade Safrane, ela enfrentou a dura concorrência de gosta de Audi's 140-cv diesel de injecção directa da mesma dimensão, introduziu alguns meses mais tarde, na Audi 100.
Safrane Biturbo
Em 1994, a Renault lançou o alto desempenho Biturbo versão. Este modelo apresentou um twin-turbo, 280 cv-evolução do 3,0-litros V6, desenvolvido com o apoio da empresa alemã Sintonizaç Hartge, juntamente com todas as rodas de carro. No entanto, foi apenas disponÃvel com uma transmissão manual, uma vez que não existia caixa de velocidades automática, em qualquer parte do mundo para um motor montado transversalmente desse cavalos com AWD. Dado que a transmissão automática e motores V8 são fortemente nos preços preferenciais classe em que competiu Biturbo, não é surpreendente que apenas 535 foram vendidos Biturbos.
Facelift
Renault Safrane deu a um grande upgrade em 1996, a fim de revitalizar as vendas. A frente ea traseira do carro foram restyled de forma muito mais moderna moda e os equipamentos nÃveis ligeiramente adaptadas. O conceito de que cada um tem caimento nÃvel ligeiramente diferente extremidade dianteira foi mantida. Um redesenho da transmissão manual do cabo atuador resolvidos a mudança de qualidade de emissão, enquanto uma nova transmissão automática Aisin Warner substituiu a pouco fiáveis Renault unidade.
O motor foi completamente renovado lineup:
• 2.0L, 16V Volvo B41 I4, 140 cv
• 2.5L, 20V Volvo B524 I5, 170 cv
• 3.0L, 24v PSA ES V6, 192 cv
• 2.2L, 12v I4 turbodiesel, 115 cv
A 4 - e 5-cilindros gasolina motores Volvo eram desenhos e sua inclusão no Safrane lineup foi um resultado da Renault curta aliança com a fabricante de automóveis sueco no inÃcio dos anos 1990 (a B41 foi também instalado em alguns Lagunas). O V6 foi um todo-novo PSA-Renault concepção e atraiu grande elogio para a sua abundante de baixa e média gama torque, mesmo os alemães ofereceram 10/20 cv mais do mesmo deslocamento. O turbodiesel é um todo-novo na casa de design e foi muito bem recebido.
Fim de vida eo futuro da Renault executivo ofertas
A modernização não trazer um significativo avanço nas vendas dos resultados e, finalmente o modelo foi descontinuado em 2000, depois de ter vendido menos do que o Renault 25, tinha substituÃdo. Para 2001, foi substituÃdo pelo estilo muito mais radical Vel Satis, acompanhadas do original "alto 2 portas" Avantime. O Vel Satis não quer tarifa muito bem, enquanto o design da Avantime não encontrou ampla aceitação no mercado e com o modelo foi rapidamente interrompido.
Renault do horrendo desempenho no segmento executivo carro durante os últimos quinze anos, combinado com a sua bem sucedida aquisição da Nissan, tem levado alguns observadores da indústria para especular sobre se a empresa vai sair totalmente do segmento e tentar estabelecer Nissan Infiniti luxo da marca na Europa em vez .