x2 aos comentários do pjrcampos!
Começar a tarde pelo Talisman. A mim calhou-me a Sport Tourer Branca com o 1.6dci de 160cv e o que eu disse quando saà da carrinha foi: "Já andei em carros mais caros que eram piores do que isto!" A qualidade de construção é excelente, o motor puxa muito bem, mas não é para circuito. É mais para fazer alguns milhares de kms de cada vez em absoluto conforto. O curvar é impressionante, muito graças ao 4Control, mas também graças ao chassis, que parece ter sido bem desenvolvido.
Só acho que os motores tinham mais para dar, já que a carrinha em que eu andei tinha apenas 170km feitos (a maioria lá), e pelos vistos os outros tinham mais ou menos o mesmo.
A seguir, passar para o slalom e teste de travagem com a Espace. Mais uma vez com o 1.6 de 160cv e caixa EDC. Mais uma vez o 4Control a mostrar o que vale! A fazer o desvio entre faixas a cerca de 70kmh como se fosse um carro muito mais pequeno. O teste de travagem é algo já conhecido, pois mostra aquilo que foi anunciado no Megane I em 1996 e quase todos os Renault tem desde então: o EBD, ou Distribuição Electrónica de Travagem.
Nº3 - O mais procurado por todos, o Clio Trophy e O Megane IV GT em pista!!
A maioria queria andar no Clio, e eu também! Mais uma vez calhou-me o branco, com tecto preto. E só tenho a agradecer ao azelha que ia à minha frente no Megane GT e não sabia entrar no circuito, já que pude experimentar o Launch Control!!!
Modo manual, dois toques nas duas patilhas, travar de esquerda, acelerar a fundo com a direita e largar o travão... e depois só vi os (quase) 130 antes dos cones a indicar o ponto de travagem! Muito solto de traseira, quase a dar a sensação de ser de tracção traseira, e bastante rápido, mesmo em comparação com os "velhinhos" Megane III RS, usados à 2 anos. Comigo deu 180 antes de travar no fim da recta da meta. Só digo uma coisa desta parte: Podiam ser mais voltas!!!
Parte 4: Eco Challenge Captur.
Nada de especial a dizer aqui, só que o percurso é demasiado curto para fazer consumos. Usei, como toda a gente, um Captur 1.5dci 110cv, e consegui uma média de 3.4l/100km, com um tempo de 6 minutos e 9 segundos. Quando andei o recorde era de 3.1l/100km e o melhor tempo de 6 minutos.
Parte 5: Eco Challenge Zoe
Idem aspas ao anterior, mas aqui tentei um bocado por o jogo a meu favor... Um dos 2 zoe parados quando fui andava com jante 16 e pneus Continental Conti.eContact Hybrid, o outro com jante 17 e Continental ContiSportContact. Sendo as jantes 16 mais leves e com pneus mais "eco", optei por esse. O melhor consumo nessa altura era 10KWh e o tempo 6 minutos certos, eu fiz 10.8KWh e um tempo de 6:07
Parte 6: 4x4 com Duster
Calhou-me o mais sujo que lá estava, porque alguém o atolou na lama ao inÃcio da tarde. Estava tão castanho da lama que quase nem se podia dizer que a pintura era verde! Mais uma vez, o Duster revelou que, apesar de ter um sistema básico tracção integral, consegue muito bem acompanhar o que outros TT melhores e mais caros fazem fora de estrada. Fica só a faltar à Renault por a opção de uns diferenciais autoblocantes, pelo menos em um dos eixos, e fica um excelente TT por pouco dinheiro.