Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
registe-se
se ainda não for membro.
28 de Novembro de 2024, 01:37 am
InÃcio
Forum
Ajuda
Pesquisa
Contacto
Entrar
Registe-se
Forum RenaultPT
»
OFF TOPIC
»
Tasca
»
Acidente em Rotunda - Opinioes pf
« anterior
seguinte »
Imprimir
Páginas:
1
2
[
3
]
4
Ir para o fundo
Autor
Tópico: Acidente em Rotunda - Opinioes pf (Lida 17249 vezes)
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
Utilizador: sls
Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Acidente em Rotunda - Opinioes pf
«
Responder #30 em:
09 de Maio de 2016, 00:47 am »
e a longarina da porta? amolgou?
-se pudesses por uma foto, ajudava para perceber. Por vezes as companhias de seguro dão o carro como perda total, por os carros já serem antigos, mas muitas vezes a reparação é possÃvel e por pouco dinheiro.
Experimenta pegar no carro e pedir um orçamento num bate-chapa.
Depois com esse valor como base, negoceia com a companhia de seguros para ficares com o salvado mais o valor que te vão indemnizar, por forma que a indemnização corresponda ao valor da reparação.
Registado
rike1
Initiale Paris
1.5 DCi
Localidade: Lisboa - Portugal
«
Responder #31 em:
09 de Maio de 2016, 11:54 am »
jonypaulo28, infelizmente sempre que há um acidente, mesmo que não tenhamos culpa nenhuma ficamos sempre a perder. É uma daquelas coisas que já aprendi. É injusto mas em Portugal é assim.
Pondera muito bem o que pretendes fazer.
A companhia de seguros vai ter de te fazer uma proposta, tenta negociar com eles.
Se não chegarem a valores que aches aceitáveis vais ter de ir para tribunal, o que eu acho que é sempre de evitar.
Se decidires ir para tribunal, espero que tenhas tido a sorte de teres pedido a factura do serviço de pintura do carro. Se for esse o caso é uma mais valia, pois dirás ao Sr. Dr. Juiz que apesar de o carro ter um valor comercial baixo, estava impecavel e que para ti tinha um valor superior ao valor comercial tanto que gastas-te nele "X" a pintá-lo 15 dias antes do acidente. Sempre ajuda a valorizar o carro.
Agora não te esqueças de uma coisa.
Se fores para tribunal, mesmo que seja arbitrário é uma chatice pois o problema vai-se arrastar perto de 1 ano e só aceitam casos quando o valor em discussão é superior a 1 ordenado mÃnimo nacional.
Se fores para um tribunal normal... o problema arrastasse demasiado tempo... tens custas de tribunal, advogado... será que compensa?
Num tribunal arbitral para o valor em questão não necessitas de um advogado... mas precisas de ir muito bem preparado para te debater com o advogado da companhia.
Faz um estudo de mercado e documenta-o... no dia "X" no site "S" e os valores dos carros iguais aos meus e com o mesmo numero de ano e Kms era de "Z". Fazes o mesmo para o site "O"...
Tens a média de valores, é sobre esse valores. Epa não tenho ideia de quanto seja o valor do salvado.
Vê o valor que a companhia atribui ao salvado, e depois logo decides se te parece bem ou não.
ATENÇÃO: Não és obrigado a entregar o teu carro como salvado. Podes aceitar apenas a indemnização da reparação e ficar com o carro. Claro que aà não recebes o valor do salvado.
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
«
Responder #32 em:
09 de Maio de 2016, 12:54 pm »
O salvado se derem mais de 100€ por ele já é uma grande sorte.
Registado
jonypaulo28
0.9 TCe
Localidade: Gondomar
Garagem : Clio III ph I 1.2 75CV; Clio I ph I 1.2 Energy
«
Responder #33 em:
09 de Maio de 2016, 19:49 pm »
Foi a um chapeiro/pintor e leva +/- 400 € já todo ao sitio, mal possa publico uma foto do dano, mas não amassou a longarina.
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
«
Responder #34 em:
09 de Maio de 2016, 23:30 pm »
Usa esse orçamento para negociares com a seguradora, ficas com o carro e eles pagam-te os 400€
Registado
jonypaulo28
0.9 TCe
«
Responder #35 em:
11 de Maio de 2016, 22:20 pm »
É o que irei fazer assim que receber a carta deles.
Sabem quanto tempo demora a chegar a carta com o valor?
Registado
rike1
Initiale Paris
1.5 DCi
«
Responder #36 em:
12 de Maio de 2016, 10:25 am »
amigo, tens de ler a legislação, deve lá estar escrito o tempo maximo.
Registado
jonypaulo28
0.9 TCe
«
Responder #37 em:
14 de Maio de 2016, 20:19 pm »
Boa Tarde
Atraves do meu mediador, soube-se que a minha companhia dá-me 330 € para eu ficar com o carro.
Acontece que o meu mediador disse me que tenho de ir ao registo automovel, pedir um documento para verem que o carro nao tem penhoras nem hipotecas. Mas porque motivo isso acontece?
Registado
Apocallypse
0.9 TCe
Localidade: Loures
Garagem : Renault Megane Break II
«
Responder #38 em:
17 de Maio de 2016, 09:35 am »
Não faço ideia, mas... o teu mediador pede-te um documento e não te explica o porquê de o estar a pedir? Isso é, no mÃnimo, estranho!
Quer dizer, pensando bem, não é nada estranho, porque já se percebeu que a própria seguradora do lesado quer prejudicá-lo, em vez de fazer o contrário... se não aceitaram o preço da oficina escolhida pelo cliente, deviam tentar chegar a uma solução, por exemplo, através de oficinas com as quais tenham acordos e consigam valores de reparação mais baixos!
Quando esta situação ficar resolvida, seja a teu favor ou não, se fosse comigo, mudava de seguradora... há sempre o risco de se mudar para pior, mas uma coisa é certa: se me sinto enganado num sÃtio, vou procurar melhor noutro lado e assim sucessivamente!
Registado
rike1
Initiale Paris
1.5 DCi
«
Responder #39 em:
17 de Maio de 2016, 12:24 pm »
jonypaulo28 já leste a legislação?
Acho que não estás a ver bem a coisa.... Já leste a alinea 5 do 41º artigo? sabes o que isso pode implicar?
Depois porque raio é que eles para te indemnizar querem saber se o veiculo tem penhoras ou hipotecas? Isso só se justificaria se eles ficassem com o veiculo (ficassem com o salvado), pois o veiculo passaria a ser deles. Se não querem ficar com o salvado e querem essa informação não se justifica.
De qualquer das formas, acho que esse tipo de coisas devem ser documentadas... e nunca de boca.
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
«
Responder #40 em:
17 de Maio de 2016, 14:37 pm »
Isso é para o caso do carro estar penhorado, a indemnização vai directamente para quem requereu a penhora, se não não faltaria gajos a estampar os carros para ficarem com a massa, porque não os podem vender, que a conservatória não permite a troca de nome se este estiver penhorado
Registado
jotaagá
1.5 DCi
Localidade: quinta do conde
Captur dci110
«
Responder #41 em:
17 de Maio de 2016, 15:06 pm »
Boas jonypaulo28
Vou aqui tentar de alguma forma "ajudar-te"
Convem começar por dizer que a partir do momento que viste a tua seguradora entrar "no jogo IDS" que as pessoas não conhecem a bem da verdade e nem eu mas por experiência o que já vi é que "estão feitos uns com os outros" (moralmente é mesmo isso mas na prática é a outra face da moeda), umas dão para as outras eles trabalham assim, todos se baixam, todos aceitam peritagens que são autênticos assaltos às nossas carteiras naquilo em que ficamos mal servidos nas ditas reparações, mais; os peritos trabalham para várias seguradoras, são peritos "independentes" e no meu caso (cá de casa) alguns autênticos piratas, queriam pintar um pára-choques que não é pintado de origem e nem estava pintado, vejam só que artista; e mostrar-lhe de forma "educada" que não fazia sentido? Tive de lho mostrar da outra forma educada.
Nada nos impede enquanto segurados (mais importante enquanto cidadãos) de nos relacionarmos diretamente com a seguradora do outro envolvido, qualquer coisa, conhecimento; presumida lei ou regra que diga outra coisa é aldrabice.
Os seguros auto hoje em dia mais não são que seguros de responsabilidade civil de determinada pessoa acerca de determinado bem que "existe" na via pública.
Os "arranjinhos" entre seguradoras, isso são contas dos rosários deles e não dos nossos, senão mais daqui a pouco vou pagar o prémio (palavra engraçada) à fidelidade sendo eu do ok teleseguros.
Eu tenho um acidente do qual faço uma participação amigável de acidente onde juntamente com o outro interveniente é atribuida a esse outro interveniente a responsabilidade do acidente, pego nessa participação e vou à minha seguradora? Não! Claro que não apresento-me na outra seguradora e... meus srs tenho aqui uma participação de acidente com um vosso segurado e em que ele é o responsável. Ah e tal você tem de ir à sua seguradora! Tenho de ir onde? Diga lá outra vez? Onde é que isso está escrito? Que não posso apresentar uma reclamação para assunção de responsabilidade dum vosso segurado?
Eu a partir do momento que a minha seguradora depois daquele perito, apresentada reclamação; mas que espécie de perito mandaram vocês que manda (ordena) que a reparação seja feita nestes moldes e desta forma e eles ao fim e ao cabo... batatas; eu logo à outra seguradora e feito o que atrás descrevi mas não tive reclamações da parte deles muito pelo contrário mais simpáticos mais solicitos e mais eficientes, carro mandado peritar outra vez, feita a reparação correta na marca e pronto tudo correto.
Agora sobre o valor do nosso carro!
Já li que o rike1 disponibilizou uns links que são muito bons e devem ser lidos e por eles há várias coisas sobre as quais pode ser estabelecido/rebatido o valor do nosso carro.
1- o carro estava funcional
2- o carro faz o seu serviço
3- não é por ter um valor baixo que deixa de ser o meu meio de transporte, o que posso ter e só por este argumento é o que PREFIRO ter.
Convém fazer aqui uma chamada de atenção! Não está escrito em lado nenhum que um carro tem de ser reparado na marca ou onde o proprietário decretar, o que a lei diz é que o bem tem de ser reposto à situação normal em que se encontrava antes do acidente e o responsável, sendo-lhe mais barato mandar reparar ali do que além tem todo o direito a isso, não fazer confusão com as peças que têm de ser iguais às que existiam no carro ou seja da marca mas eu posso pôr o meu carro na oficina da rua e por-lhe um farol valeo se é esses que equipam o carro de origem ou neste caso a porta da renault.
O que deve ser reclamado à seguradora do outro interveniente é a reposição do carro em andamento sem a porta amolgada e a funcionar, ah mas o valor do carro isto e aquilo; não quero saber o carro assim serve-me é o que tenho se a reparação é mais cara, temos pena!
Querem raparar? se sim, muito bem, se não vamos para o Julgado de Paz que é bem melhor que o tribunal Arbitral, é preciso que exista no concelho onde foi o acidente ou no concelho sede da seguradora; custa 35€ iniciais e mais 35€ ao fim podendo estes valores e TODOS os outros demonstrados como acontecidos pela ação serem ressarcidos, significando isto então que todas as despesas mesmo uma folha de papel devem ser demonstradas por fatura.
Esta situação não me parece assim dificil de resolver, o outro interveniente deu-se como responsável e quem "não quer" reparar é a seguradora; aconselho uma conversa direta com a seguradora do outro interveniente.
Guarde de forma que possa mais tarde demonstrar inequivocamente que falou com a seguradora isto e em determinado dia, como se consegue isto? através de carta registada ou apresentar a carta e levar a última página e fazê-la carimbar, datar e assinar; não comunique nem com a sua nem com a seguradora do outro sem ser por escrito e arranje comprovativo de que existiu.
Não sou advogado mas sei umas poucas coisitas, se necessitar mais lhe poderei dizer.
Cumprimentos
Registado
jonypaulo28
0.9 TCe
«
Responder #42 em:
17 de Maio de 2016, 18:48 pm »
Boa Tarde,
Obrigado a todos pela vosso tempo perdido a explicar-me e a ajudar-me. Ontem liguei para a minha seguradora a questionar o facto de me pedirem tantos documentos e o que o call-center me disse foi que uma vez que o carro no livrete não consta qualquer tipo de hipoteca, não seria necessário enviar esse tal dito documento.
Então, eu como não gosto de ir para tribunal nem quero que isto se arraste mais e visto que consegui arranjar uma oficina boa que me faz o serviço por metade do preço que eles me prepõem, resolvi aceitar os tais 330€ e ficar com o carro.
Agora surgiu me uma dúvida, que é, serei obrigado a fazer Inspecção B ????
Agora ficou ai a minha duvida
Quanto ao mudar de seguradora, é o que irei fazer e secalhar irei mudar também de mediador pois não está a fazer grande coisa e até acho que não está a zelar pelo cliente mas sim pela seguradora.
Mais uma vez obrigado a todos que perdem o seu tempo a ajudar-me nesse problema
Registado
jonypaulo28
0.9 TCe
«
Responder #43 em:
17 de Maio de 2016, 18:56 pm »
Sobre a questão da perda total tive a ler o decreto de lei sobre a indemnização que é o que eu vou receber.
Artigo 41.º
Perda total
3 - O valor da indemnização por perda total corresponde ao valor venal do veÃculo antes do sinistro calculado nos termos do número anterior, deduzido do valor do respectivo salvado caso este permaneça na posse do seu proprietário, de forma a reconstituir a situação que existiria se não se tivesse verificado o evento que obriga à indemnização.
Ou seja, as matriculas não serão canceladas porque o carro não será dado para abate nem terei de ir a inspeção B correcto ? ou estarei completamente errado?
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
«
Responder #44 em:
17 de Maio de 2016, 19:48 pm »
Se a seguradora der como perda total, é provável que depois seja necessária inspecção b depois da reparação, no entanto informa-te com a companhia de seguros, pois são eles que comunicam ou não a situação do veiculo ao imtt.
Registado
Imprimir
Páginas:
1
2
[
3
]
4
Ir para o topo
« anterior
seguinte »