Autor Tópico: Acidente em Rotunda - Opinioes pf  (Lida 17252 vezes)

Offline jonypaulo28

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Gondomar
  • Garagem : Clio III ph I 1.2 75CV; Clio I ph I 1.2 Energy
Re: Acidente em Rotunda - Opinioes pf
« Responder #15 em: 02 de Maio de 2016, 22:44 pm »
Boas. Optei por o deixar na Renault, vamos a ver como vai correr.
Hoje o perito já foi ver o carro mas ainda não tenho nenhum feedback.
Estou a espera da resposta.
Resta-me aguardar.

Offline jonypaulo28

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #16 em: 05 de Maio de 2016, 20:41 pm »
Boas pessoal,
Já tenho o relatório do perito. "ITC - PERDA TOTAL"
Bem me avisaram para não ir a marca.
Acidente que não danificou praticamente nada.
Valor total da reparação 1250 €.

Como funciona a perda total? Vou ter de mandar o carro para abate?
O carro é um Clio mk1 1.2 Rn de 92 com 240mil km +/-.

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
« Responder #17 em: 05 de Maio de 2016, 21:35 pm »
não, podes ficar com o salvado. eles atribuem um valor ao mesmo :)
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline luisnogueira

• Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
« Responder #18 em: 05 de Maio de 2016, 21:58 pm »
E podes sempre tentar apertar com eles se quiseres mesmo ficar com o carro reparado. Supostamente têm de reparar independentemente do resto. No entanto se fores por aí, espera-te naturalmente chatice, trabalho e afins.

Ou então podes tentar negociar ficares com o salvado e negociar o valor que te dão em cima do salvado.

Mas seguradora que se preze vai tentar dar-te o menos possível e poupar o mais possível para eles!

Offline jonypaulo28

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #19 em: 05 de Maio de 2016, 23:26 pm »
Sabem dizer quanto ainda o valor do salvado +/-?

Offline RenaultTurbo

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
« Responder #20 em: 06 de Maio de 2016, 00:12 am »
Uns 200€ secalhar. Já tem um valor comercial baixo. É daqueles acidentes que acabam por te trazer prejuízo na mesmo à pala de outra pessoa.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #21 em: 06 de Maio de 2016, 01:02 am »
Pede orçamento numa outra oficina, e com isso negoceia com a seguradora, pois como o valor apurado pelo perito é superior ao valor comercial do carro, eles dão perda total.
Normalmente o preço é sempre mais baixo quando é para um particular, quando é através da seguradora, é o perito que calcula o preço e tempo de execução, o que faz com que fique mais caro, pois À partida irá ser utilizado peças novas e da marca, enquanto que se fizeres a reparação a nível particular consegues poupar muito com a utilização de peças usadas ou da concorrência ;)

E tal como foi dito, a lei é clara, o culpado, neste caso através da seguradora, é obrigado a restituir o bem danificado nas mesma condições que estava antes do dano, independentemente do valor, para alem dos danos patrimoniais e não patrimoniais.
Mas já sabemos como são as seguradoras, para receber movem fundos e mundos, para pagar, fogem a 7 pés.

Offline Apocallypse

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Loures
  • Garagem : Renault Megane Break II
« Responder #22 em: 06 de Maio de 2016, 09:05 am »
Tendo em conta que não foste considerado culpado, quem tem de pagar os prejuízos não é a tua seguradora, é a seguradora do outro! Sendo assim, dá trabalho e chatisse, mas estás no teu direito (tal como já disseram) de exigir a reparação da viatura pois ela estava em condições de circular e não faz sentido nenhum a nossa seguradora estar a negociar seja o que for!
É uma coisa que não entra na cabeça de ninguém a seguradora do condutor que não é culpado estar a "defender" a seguradora do culpado, porque ao fim ao cabo, eles vão apresentar a conta aos outros para pagarem!
Por lei, acidentes tratados através de participação amigável, as seguradoras têm até cerca de 1 mês para resolverem o problema, por isso bate o pé e exige a reparação até às últimas consequências! As seguradoras sabem que a partir de 1 mês sem resolverem o problema começam a ter de pagar multas pelo atraso, que não são assim tão baixas quanto isso! Aconteceu uma situação igual ao filho de um ex-colega meu de trabalho, queriam dar-lhe meia dúzia de trocos por um Honda Civic de 90 e tal, porque ele meteu o carro na Nipo****** e o orçamento era elevado... ele não aceitou, exigiu sempre a reparação, como nunca mais aceitavam, foi para tribunal, ganhou, tiveram de o indemnizar e depois reparou o carro! Outra situação que aconteceu com um colega meu, bateram-lhe na porta do Citroen ZX que ele tinha, ele mandou o carro para a Citroen e o orçamento era superior ao valor do carro, obviamente fizeram o mesmo, davam-lhe meia dúzia de trocos. Ele não aceitou, bateu o pé, a seguradora foi oferecendo mais dinheiro até um valor que ele achou porreiro. Depois tirou o carro da Citroen, não arranjou a porta e mais tarde trocou de carro!
Nestes casos, é tudo uma questão de tempo, paciência e apertar com a seguradora, porque a nossa seguradora é paga para nos defender, não é paga para defender a outra parte!

Leiam este artigo:

http://noticias.automoveis-online.com/toda-a-verdade-as-seguradores-nao-querem-que-voce-saiba-mas-nos-queremos/
« Última modificação: 06 de Maio de 2016, 09:10 am por Apocallypse »

Offline rike1

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa - Portugal
« Responder #23 em: 06 de Maio de 2016, 11:38 am »
Aquilo que o Apocallypse diz é mais ou menos assim. Não me recordo se os tempos são esses mas não deve andar muito longe disso (desculpem mas já li essa legislação à mais de um ano e como tal já não me recordo dos tempo) mas se quiseres ler tens aqui (salvo erro o que pretendes é a partir do artigo 36º)

http://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_articulado.php?nid=973&tabela=leis

Se quiseres a reparação do carro, eles são obrigados a fazé-lo desde que tecnicamente seja possível e não ultrapasse um determinado valor x (que explicarei como se calcula). Como existe um orçamento é tecnicamente possível repará-lo. Tu podes negociar com eles o valor ou se não chegarem a acordo indicares que queres o veiculo reparado. Não te esqueças é que a legislação salvaguarda a seguradora de forma a que te indemnize no maximo em apenas um valor de 100% do valor venal do veiculo + o valor do salvado. Este é o teu tecto.

O grande problema é o valor venal e o valor do salvado, que para ti é grande e para eles é pequeno e é neste ponto que pode originar discordância e levar as coisas para tribunal.

Para eles, só têm em conta para o valor venal, um suposto valor económico. Para ti, é pelo menos o valor de mercado e/ou o valor util (pode ser antigo, mas até aqui cumpria a sua função diáriamente).

Tens o artigo 41º sobre Perda total.

Se em ultimo caso tiveres de ir a tribunal, recomendo-te um tribunal arbitral.

1.º é mais barato
2.º é muito mais rapido

Eu sempre que tive problemas com seguradoras recorri ao Cimpas.

Offline Apocallypse

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Loures
  • Garagem : Renault Megane Break II
« Responder #24 em: 06 de Maio de 2016, 13:01 pm »
A questão é que o Supremo Tribunal de Justiça abriu jurisprudência numa decisão que tomou em 2007, por uma situação idêntica a esta.
No artigo que meti no outro comentário estão lá as justificações da decisão do tribunal.
Em situações como esta, para se chegar ao tal "valor venal", só recorrendo aos tribunais, porque não estão a chegar a acordo entre o que o jonypaulo28 pretende (reparação da viatura) e o que a seguradora lhe quer dar (meia dúzia de trocos).
Mas o pior disto é ser a própria seguradora a querer enfiar o barrete ao próprio cliente que é o lesado nisto tudo, ou seja, o "lesante" (culpado) e a seguradora do "lesante" ainda se ficam a rir!
Ora aqui está a situação que o Supremo Tribunal de Justiça acautelou na sua decisão, o "lesado" não pode ficar duplamente prejudicado, tal como está no ponto IV da decisão do tribunal!

Offline rike1

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa - Portugal
« Responder #25 em: 06 de Maio de 2016, 20:02 pm »
Nesta situação para mim é claríssimo.

Primeiro que tudo os peritos não dizem se é perda total ou reparação. Não vás em conversa fiada. Os peritos o que podem dizer é que o veículo tem reparação e essa tem um custo de €1250,00.

A seguradora é que quer que seja perda total. De qualquer das formas eles vão ter de te fazer uma proposta de acordo com a legislação que te coloquei.

Podes começar a fazer um estudo de mercado a ver quanto vale o teu carro, e ver quanto custa o salvado do teu carro. Sabendo a lei, e todos os valores ficas a saber com linhas te coses. É fazeres uma proposta à companha e ver a resposta deles. É um começo...

Offline jonypaulo28

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #26 em: 07 de Maio de 2016, 23:11 pm »
boas
Estive a ver no standvirtual e no olx e carro parecido ao meu de 3 portas 1.2 com motor energy o pessoal pede no mínimo 500 € pelo carro.
Acontece que o meu carro tinha sido pintado por completo em Abril deste ano e não percebo nada de valor venal nem do valor salvado. Vi numa simulação de seguro na LOGO que o meu carro na versão RN vale 166 €  :huh: :huh:

Nem sei que valor eles poderão me apresentar  :cry: :cry: :cry:

Offline thegt4man

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Los Angeles - Felgueiras
  • Garagem : E39 M5 (US)
« Responder #27 em: 08 de Maio de 2016, 00:18 am »
não percebo nada de valor venal nem do valor salvado.
O valor venal é muito basicamente o valor do carro como retoma. Imagina que o teu carro vale neste momento cerca de 3000€ no mercado de usados em Portugal. Se tu o fores entregar a um stand qualquer eles só te dão uns 1500-2000€. O que a seguradora faz é o mesmo que o stand: Vê quanto é que vale o carro se este fosse retomado para um stand, faz uma média, e dá-te esse valor como valor venal.
O valor de salvado é o valor médio pelo qual um centro de abate compraria o teu carro para desmantelar.

No caso de a reparação ser maior que o valor venal, eles preferem dar-te o valor venal mais o valor de salvado a pagar a reparação, pois é mais barato, e no final de contas os seguros são um negócio e quanto menos dinheiro gastarem mais ganham (daí terem declarado o teu carro como perda total).

Agora quanto te podem dar pelo teu carro? Não esperes muito. Se decidires aceitar o valor deles e mandar o carro para abate, espera uns 400 ou 500€ com o valor de salvado. Talvez metade disso sem o valor de salvado.
YOU HAVE ONE LIFE. GO LIVE IT!

Offline ricardocastro

• Aproveitar o intervalo da vida...
  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: ermesinde
  • Garagem : Renault Megane Break 1.5 dci
« Responder #28 em: 08 de Maio de 2016, 15:22 pm »
Boas, e neste entretanto andas sem carro?

Offline jonypaulo28

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #29 em: 08 de Maio de 2016, 20:39 pm »
Não, o carro esta a andar e esta tudo a funcionar, apenas amolgou a lateral direita por baixo do vidro traseiro (3 portas o carro).