PROBLEMA: Limitadores das portas da frente totalmente gastos.
SOLUÇÃO: Já que reparar não era opção, substituição por limitadores das portas de trás de um Megane III / Fluence.
O DIY de hoje pode parecer algo estranho mas resulta de alguns problemas, um deles a obtenção de peças para a minha Espace, outro consegui-las a preço razoável. Um limitador de porta novo na marca custa cerca de 50€ e por outro lado, arranjar um para a minha carrinha no Ebay ou noutro lado qualquer provou ser impossÃvel.
Portanto o estado da coisa era simples.
- ou mantinha os limitadores velhos e as portas a abrir e fechar "livremente", o que não tinha jeito nenhum
- ou comprava limitadores novos na marca e em 2 portas largava 100€
- ou comprava limitadores usados, o que é estúpido pois a maioria deles estão estragados
- ou comprava limitadores de outro modelo da Renault por 12€ (no Ebay ou noutro lado) e tentava adaptar
E esta foi a escolha que fiz. Vi no Ebay uns limitadores para Megane/Fluence e que não sendo iguais aos da Espace eram parecidos nalgumas partes.
Aquilo que tinha a fazer era tirar aquele braço (vou chamar-lhe assim pois desconheço o nome) da peça velha e meter na peça nova. A ideia é que os roletes novos em metal façam a sua função e que a abertura de portas se faça como a marca prevê.
(limitador ainda na porta antes de desmontar)
(limitador comprado no Ebay)
Para que saibam, meti os limitadores nas portas tal como vieram do Ebay para experimentar e eles sem adaptação funcionam, mas, noto que o curso de abertura das portas é totalmente diferente e não ficam bem. Daà que tenha mesmo decidido mudar o tal braço. Fico com limitadores novos, pois os braços antigos têm muito pouco desgaste.
Já agora numa das fotos debaixo vejam como esses braços são totalmente diferentes. E é isto que distingue os limitadores de um modelo para o outro (quando a parte de trás do limitador é esta atenção).
Vejam o estado do limitador antigo. De tão gastos os roletes, quando retirei a peça, o braço rodou, o que numa peça boa é impossÃvel
O rolete em pior estado. Aquilo já nem cilindro era, era mais um cubo
Obviamente o limitador não funcionava. Vejam bem o desgaste... incrÃvel. Era suposto aquilo ser um cilindro...
PASSOS:
1º passo - desmontar o limitador velho para retirar o braço.
Esse passo é facÃlimo, basta retirar o "pino" que está por trás do limitador. Consiste em levantar uma patilha metálica pequena, e depois com um martelito empurrar o pino até sair. Quando o martelo já não chega, meter uma ponta metálica no buraco onde está esse pino e retirá-lo na totalidade.
2º passo - Fazer o mesmo no limitador novo.
3º passo - No final teremos isto. A parte de trás do limitador novo e os dois braços soltos.
4º passo - Agora é inverter os passos e meter o braço velho no limitador novo. Muito rápido e fácil.
E está feito. Resta verificar se tudo está em condições.
5º passo - Montar o limitador adaptado no lugar. E verificar se a porta abre e fecha sem barulho e sem forçar.
Custo do DYI:
Com 25€ tenho os dois limitadores das portas da frente mudados. Poupei 75€ e consegui solucionar dois problemas: não encontrar a peça e a que encontrei ser demasiado cara.
Só umas notas finais:
- se se meterem nisto verifiquem que a parte de trás do limitador é igual à antiga e na dúvida comprem apenas um limitador, se não der ao menos não desperdiçaram tanto dinheiro quanto isso e aprenderam que nem tudo que se vê na internet é para imitar
- no meu caso tive de tirar o forro da porta, nalguns casos basta retirar a coluna de som e tem-se acesso ao limitador
- lubrifiquem os roletes com massa consistente, não lubrifiquem o braço
Boas bricolages.