Autor Tópico: Como adaptar um limitador de porta de um Megane a uma Espace  (Lida 13377 vezes)

Offline mingos

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Pata na lata
    • Leads Inside
  • Garagem : Renaul Espace IV 1.9DCI
Como adaptar um limitador de porta de um Megane a uma Espace
« em: 29 de Abril de 2016, 19:29 pm »
PROBLEMA: Limitadores das portas da frente totalmente gastos.

SOLUÇÃO: Já que reparar não era opção, substituição por limitadores das portas de trás de um Megane III / Fluence.

O DIY de hoje pode parecer algo estranho mas resulta de alguns problemas, um deles a obtenção de peças para a minha Espace, outro consegui-las a preço razoável. Um limitador de porta novo na marca custa cerca de 50€ e por outro lado, arranjar um para a minha carrinha no Ebay ou noutro lado qualquer provou ser impossível.

Portanto o estado da coisa era simples.

• ou mantinha os limitadores velhos e as portas a abrir e fechar "livremente", o que não tinha jeito nenhum
  • ou comprava limitadores novos na marca e em 2 portas largava 100€
  • ou comprava limitadores usados, o que é estúpido pois a maioria deles estão estragados
  • ou comprava limitadores de outro modelo da Renault por 12€ (no Ebay ou noutro lado) e tentava adaptar

E esta foi a escolha que fiz. Vi no Ebay uns limitadores para Megane/Fluence e que não sendo iguais aos da Espace eram parecidos nalgumas partes.

Aquilo que tinha a fazer era tirar aquele braço (vou chamar-lhe assim pois desconheço o nome) da peça velha e meter na peça nova. A ideia é que os roletes novos em metal façam a sua função e que a abertura de portas se faça como a marca prevê.

(limitador ainda na porta antes de desmontar)

(limitador comprado no Ebay)

Para que saibam, meti os limitadores nas portas tal como vieram do Ebay para experimentar e eles sem adaptação funcionam, mas, noto que o curso de abertura das portas é totalmente diferente e não ficam bem. Daí que tenha mesmo decidido mudar o tal braço. Fico com limitadores novos, pois os braços antigos têm muito pouco desgaste.

Já agora numa das fotos debaixo vejam como esses braços são totalmente diferentes. E é isto que distingue os limitadores de um modelo para o outro (quando a parte de trás do limitador é esta atenção).

Vejam o estado do limitador antigo. De tão gastos os roletes, quando retirei a peça, o braço rodou, o que numa peça boa é impossível

O rolete em pior estado. Aquilo já nem cilindro era, era mais um cubo :) Obviamente o limitador não funcionava. Vejam bem o desgaste... incrível. Era suposto aquilo ser um cilindro...

PASSOS:

1º passo - desmontar o limitador velho para retirar o braço.

Esse passo é facílimo, basta retirar o "pino" que está por trás do limitador. Consiste em levantar uma patilha metálica pequena, e depois com um martelito empurrar o pino até sair. Quando o martelo já não chega, meter uma ponta metálica no buraco onde está esse pino e retirá-lo na totalidade.

2º passo - Fazer o mesmo no limitador novo.

3º passo - No final teremos isto. A parte de trás do limitador novo e os dois braços soltos.

4º passo - Agora é inverter os passos e meter o braço velho no limitador novo. Muito rápido e fácil.

E está feito. Resta verificar se tudo está em condições.

5º passo - Montar o limitador adaptado no lugar. E verificar se a porta abre e fecha sem barulho e sem forçar.

Custo do DYI:

• 12€
  • 60 minutos

Com 25€ tenho os dois limitadores das portas da frente mudados. Poupei 75€ e consegui solucionar dois problemas: não encontrar a peça e a que encontrei ser demasiado cara.

Só umas notas finais:
  • se se meterem nisto verifiquem que a parte de trás do limitador é igual à antiga e na dúvida comprem apenas um limitador, se não der ao menos não desperdiçaram tanto dinheiro quanto isso e aprenderam que nem tudo que se vê na internet é para imitar  :grin:
  • no meu caso tive de tirar o forro da porta, nalguns casos basta retirar a coluna de som e tem-se acesso ao limitador
  • lubrifiquem os roletes com massa consistente, não lubrifiquem o braço

Boas bricolages.

« Última modificação: 29 de Abril de 2016, 19:57 pm por mingos »

Offline mingos

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Pata na lata
    • Leads Inside
Re: Como adaptar um limitador de porta de um Megane a uma Espace
« Responder #1 em: 29 de Abril de 2016, 20:09 pm »
Faltou a foto do limitador novo no lugar, mas acho desnecessário.

Penso que ficou explícito.

Offline scenick

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #2 em: 29 de Abril de 2016, 21:12 pm »
Boa "malha" , obrigado pela partilha

Offline Farfalho

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
« Responder #3 em: 29 de Abril de 2016, 23:22 pm »
Obrigado pela partilha!

Diz-me, que sintomas se verificam quando o limitador se encontra gasto?

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #4 em: 30 de Abril de 2016, 11:31 am »
Costuma dar estalos desagradáveis,quando se abre ou fecha a porta
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline mingos

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Pata na lata
    • Leads Inside
« Responder #5 em: 30 de Abril de 2016, 14:50 pm »
Havia dois sintomas no meu caso:
  • Ou dá os tais estalos que o amigo referiu. Os estalos têm a ver com esses roletes brancos que com o desgaste em vez de redondos ficam quadrados. E não há lubrificação que valha. Isto acontecia-me nas portas de trás
  • Ou a porta simplesmente abre e fecha sem ficar fixa numa posição - o problema disto é por exemplo abrir uma porta com o carro inclinado e ela ir bater no carro do lado. Já me aconteceu. Ou abrir a porta e ela voltar a fechar sozinha. Altamente irritante quando se está a tentar sair do carro. Isto acontecia-me nas portas da frente.

Seja como for na minha opinião é arranjo que não se deve descurar. E como vêem não tem de ser caro, basta um bocado de paciência.

« Última modificação: 30 de Abril de 2016, 14:52 pm por mingos »

Offline A_S

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Cascais
  • Garagem : Clio
« Responder #6 em: 30 de Abril de 2016, 17:48 pm »
5 estrelas este teu DIY! :happy: :happy:

E isto depois dá um grande gozo. Primeiro porque foi feito por nós e depois com muito menos de metade solucionaste o problema. Obrigado pela partilha! :wink:

Offline Farfalho

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #7 em: 30 de Abril de 2016, 18:00 pm »
Boa. Sendo assim tenho mesmo de trocar os meus pelos estalos.
A ver quanto será o rombo.

Enviado com aprovação Jacques Cousteau

Offline mingos

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Pata na lata
    • Leads Inside
« Responder #8 em: 30 de Abril de 2016, 21:34 pm »
Os estalos ainda é naquela, agora as portas abrirem sem controlo e irem bater noutros carros, não dá.

Força no bricolage  :grin:

Offline Farfalho

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #9 em: 30 de Abril de 2016, 22:30 pm »
No meu só está na fase de estalos

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
« Responder #10 em: 02 de Maio de 2016, 10:13 am »
Muito bom este DIY, boa posta!! :) Tens jeito e paciencia para estas bricolages :)
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline Apocallypse

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Loures
  • Garagem : Renault Megane Break II
« Responder #11 em: 02 de Maio de 2016, 10:27 am »
Também há a hipótese de se levar um desses cilindros (que se aproveite para tirar medidas) a um torneiro para fazer mais... já vi um caso em que o dono fez isso e pagou 3€ (apenas pelo cilindro), porque a peça metálica ainda estava boa.
« Última modificação: 02 de Maio de 2016, 15:13 pm por Apocallypse »

Offline Farfalho

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #12 em: 02 de Maio de 2016, 14:31 pm »
Tenho de aferir

Offline mingos

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Pata na lata
    • Leads Inside
« Responder #13 em: 02 de Maio de 2016, 14:53 pm »
Também há a hipótese de se levar um desses cilindros (que se aproveite para tirar medidas) e levar a um torneiro para fazer mais... já vi um caso em que o dono fez isso e pagou 3€ (apenas pelo cilindro), porque a peça metálica ainda estava boa.

Eu fiz precisamente isso nas portas de trás. 4€ cada rolete, ou 8€ por porta (se nenhum rolete se aproveitar). Na minha opinião compensa mais comprar isto novo, até porque o tipo de metal usado nos roletes é diferente e parte do limitador fica novo. A diferença é 4€...

As minhas portas de trás fazem barulho a abrir e fechar. É uma espécie de metal a roçar, coisa muito pouca admito. O que não verifico nas da frente. Se calhar é picuinhice minha.

Mas, sim é possível apenas substituir os roletes. Está no diário de bordo da minha pastelona. :D

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #14 em: 03 de Maio de 2016, 08:14 am »
Eu já tinha visto isso de substituir os roletes à muito tempo, no meu clio acontece o mesmo, mas a dificuldade em arranjar os ditos roletes, acabou por deitar por terra a possível recuperação dos limitadores.
Nalguns casos, até dá para inverter a posição do rolete, que normalmente fica mais gasto de um lado que noutro, mas Também é sol de pouca dura lol.
Ainda andei a ver no torneiro se havia a possibilidade de fazer isso em nylon mas disseram-me logo que seria muito difícil, pois era complicado de trabalhar com coisas de diâmetro tão pequeno no torno, e o preço não compensava