Boas
Ora vamos a mais um DIY.
Se há coisa chata são cintos de segurança que quando retiramos estes não recolhem para a posição devida. Além de incómodo, é funcionalmente péssimo e dizem que pode dar direito a anotação na inspecção (não sei se é verdade).
Há vários motivos para isto acontecer. Desde molas que já não têm muita força, a cintos absolutamente imundos que impedem o normal funcionamento do recolher do cinto.
O meu caso era um misto dos dois,
- o cinto do condutor recolhe muito mal e está absolutamente nojento. Quase castanho de tanta sujidade. Além disso quase não dobra com a sujeira, o que dificulta a recolha
- o cinto do passageito estava menos mal, apesar de estar sujo e com quase os mesmo sintomas
Há duas formas de resolver isto:
- limpar os cintos e os mesmos passarem a recolher melhor
- ajustar a mola de recolha de modo a que faça mais força
Como a segunda hipótese implicaria desmontar muita coisa, tentei resolver com uma lavagem bem intensa.
Isto tem pouco que saber, mas vamos a alguns passos.
PASSOS - escolher o material de limpeza. Mistolin e detergente da louça para desengordurar. Devem usar uma escova da roupa para esfregar tudo. Demolhei em água limpa, depois detergente da louça. Esfreguei e passei por água limpa, depois Mistolin+esfreganço e por fim, para os cintos ficarem com um cheiro decente, passei detergente de automóvel. No final é enxaguar com água limpa e secar ligeiramente com um pano limpo.
Antes de começarem a limpar, estiquem o cinto o máximo que conseguirem e prendam com uma mola da roupa. Assim, terão liberdade para lavar o cinto em condições.
Lavem o cinto com ele bem esticado para poderem esfregar essa nhanha toda em condições.
Para finalizar, deixem o cinto esticado a secar umas 12 a 24 horas. Não deixem que o cinto molhado seque recolhido na posição de descanso. Pode acumular humidade escusadamente.
E isto é o antes e depois. Esta comparação é com um dos cintos de trás, pois aqui o Einstein esqueceu-se de fotografar o cinto do condutor antes de o lavar. Acreditem estava muito pior que o cinto da direita. Ui se estava. Metia nojo aquilo.
É assim, os cintos não ficam a recolher como novos. Mas, como estão limpos, passam melhor pelo "passador", dobram melhor e recolhem muito melhor. O cinto do passageiro diria que está a 90%, o do condutor melhorou imenso, estando aà a uns 70/80%, o que está muito bem. Atenção que recolhe todo, mas lentamente. Muito melhor que antes, mas ainda não como eu gostaria, mas fica assim.
E pronto, vão lá lavar esses cintos de segurança. Não só ficam com isso limpo, como a recolha dos mesmos passa a ser muito mais eficaz. Coisa simples e que funciona.
DICA ADICIONAL: Podem usar silicone ou limpa móveis e passar no cinto (não exagerem senão borram o cinto todo, só um cheirinho) para "escorregar" melhor.