O RS tá com aspecto trophy
Assim à primeira vista, não me agrada muito a colocação da barra de leds de luz diurna encostada à parte inferior da óptica.Parece ter aspecto de "onde é que vamos meter os leds?"; "Olha, mete aí a ver se cabe".
VolanteA Renault revelou novidades na gama do Mégane, com o modelo do segmento C a contar com novidades estéticas e, sobretudo, uma nova geração de motores mais eficientes. Disponível a partir de abril de 2012, este novo Mégane (com exceção da versão Cabriolet), conta com dianteira modernizada, com a integração de faróis diurnos de LED, elementos em preto lacado e cromado.As versões GT e GT-Line assumem um caráter ainda mais desportivo com ‘assinatura’ LED específica em forma de ‘boomerang’. No interior, os novos bancos, o novo volante, e os painéis de portas e painel de bordo com assinatura Renault Sport, colocam claramente estas versões no universo da família Renault Sport.O novo Mégane será o primeiro modelo a dispor das três novas motorizações da família Energy. Estes novos motores contam com tecnologia inspirada nos monolugares de Fórmula 1, estando equipados com tecnologia Stop&Start e recuperação da energia na desaceleração/travagem. O trabalho realizado ao nível da acústica permite que estes novos motores tenham metade das emissões sonoras em relação aos motores que são substituídos.Estes três novos motores são o 1.2 EnergyTCe115, naquele que é o primeiro motor a gasolina de injeção direta sobrealimentada, 1.5 Energy dCi 110 e 1.6 Energy dCi 130. O primeiro trata-se de um novo bloco de 1198 cm3 com 115 cv de potência e um binário máximo de 190 N.m, apresentando consumos de 5,3 l/100km e emissões de CO2 de apenas 119 g / km.Na oferta Diesel, destaque para o novo 1.5 Energy dCi 110 que integra agora o conteúdo tecnológico do Energy dCi 130, tendo como objetivo a redução das emissões CO2 e dos consumos que passam, respetivamente, a 95 g/km e 3,8 l/100 km em ciclo misto (uma diminuição de quase 12 por cento). As performances mantêm-se inalteradas graças ao incremento do binário que passa para 260 N.m (20 N.m adicionais) disponível desde as 1 750 rpm. Também disponível estará o 1.6 Energy dCi 130, com 130 cv, 320 N.m, consumo de 4.0 l/100 km e emissões de CO2 de apenas 104 g / km.No que diz respeito a tecnologias e equipamento, e tal como os novos Renault Scénic e Grand Scénic, o novo Mégane adota o Visio System, sistema constituído por uma câmara colocada no para-brisas por detrás do retrovisor e que visa melhorar a visibilidade noturna e ajudar a manter a concentração do condutor através de dupla funcionalidade, comutando automaticamente os faróis (com adaptação da intensidade dos faróis). Com o Visio System, a área à frente do automóvel é sistematicamente “varrida” pela câmara que aciona automaticamente os máximos a partir dos 45km/h no caso de a luminosidade exterior ser fraca e se não for detetado nenhum veículo em sentido inverso ou à frente.No caso contrário, o Visio System adapta automaticamente a intensidade da iluminação (passagem de máximos a médios) libertando assim o condutor desta necessidade. Além disso, destaque ainda para o alerta de saída involuntária da faixa de rodagem, auxílio ao arranque em subida, câmara traseira para ajudar o estacionamento e ar condicionado automático de dupla zona equipado com captor de toxicidade, que controla a qualidade do ar a bordo e desencadeia automaticamente, se necessário, a reciclagem do ar.
Acompanhando a renovação da gama Mégane, a Renault revelou igualmente os detalhes do renovado desportivo R.S., desenvolvido e afinado pela Renault Sport. Este novo modelo conta com mais 15 cavalos de potência e 20 N.m, acessíveis através do R.S. Dynamic Management. Com o modo Sport ligado, o piloto acede a uma potência de 265 cv e a 360 N.m de binário – os valores da série limitada Trophy – e a uma resposta do acelerador ainda mais rápida. Esteticamente, a face dianteira do Mégane R.S. torna-se mais expressiva, com o lábio a fazer lembrar os ailerons da Fórmula 1 na dianteira a acolher uma nova faixa de duas vezes seis LEDS, e os faróis dianteiros recebem uma máscara negra. As novas jantes de 18’’ ou de 19’’ (as mesmas da série Trophy) possuem o logo R.S. no seu centro. Para o interior estarão disponíveis novos ambientes mas os apaixonados poderão optar pelas baquets Recaro (tecido ou couro).Recorde-se que o Mégane R.S. é o detentor, desde junho de 2011, do recorde de Nürburgring com 8 minutos e 08 segundos para automóveis de tração dianteira.
Acompanhando a renovação da gama Mégane, a Renault revelou igualmente os detalhes do renovado desportivo R.S., desenvolvido e afinado pela Renault Sport.Este novo modelo conta com mais 15 cavalos de potência e 20 N.m, acessíveis através do R.S. Dynamic Management. Com o modo Sport ligado, o piloto acede a uma potência de 265 cv e a 360 N.m de binário – os valores da série limitada Trophy – e a uma resposta do acelerador ainda mais rápida.Esteticamente, a face dianteira do Mégane R.S. torna-se mais expressiva, com o lábio a fazer lembrar os ailerons da Fórmula 1 na dianteira a acolher uma nova faixa de duas vezes seis LEDS, e os faróis dianteiros recebem uma máscara negra. As novas jantes de 18’’ ou de 19’’ (as mesmas da série Trophy) possuem o logo R.S. no seu centro. Para o interior estarão disponíveis novos ambientes mas os apaixonados poderão optar pelas baquets Recaro (tecido ou couro).Recorde-se que o Mégane R.S. é o detentor, desde junho de 2011, do recorde de Nürburgring com 8 minutos e 08 segundos para automóveis de tração dianteira.