Renault Scenic Mk I
A Renault Scenic é um MPV compacto construÃdo pelo fabricante francês Renault, a primeira de seu tipo na Europa. Baseia-se do quadro do pequeno automóvel familiar Mégane Tornouse Carro do Ano Europeu sobre o seu lançamento no final de 1996.
Abaixo, o Scenic foi mecanicamente idêntico ao Mégane hatchback (por sua vez baseado no mais velhos R19). A 1,4 L, 1,6 L "Energia", 1.8 "L" de tipo F "gasolina e 1,9 L motores diesel foram partilhados com o hatchback intervalo. A Scenic foi destinada a todos aqueles que queriam a praticidade de um MPV, mas não pode acomodar o tamanho maior e preço mais elevado do próprio gosta da Renault Espace. Renault subestimou o impacto que as vendas teriam Scenic - inicialmente previsão de que seria um nicho modelo produzido com apenas 450 por dia, a produção na fábrica da empresa Douai acabaria por pico em cerca de 2500 veÃculos por dia apenas para fazer face à procura. Com uma paisagem, a Renault tinha criado um novo segmento de mercado - o MPV compacto, eo conceito foi rapidamente imitada por outros fabricantes.
Fase 2 (1999)
Juntamente com o Mégane hatchback, o Scenic sofreu uma pequena frontal Restyle em 1999 e os mais recentes motores de 16 válvulas introduzidas. A partir da data da presente Restyle, tornou-se oficialmente conhecido como o Renault Scenic, apesar de uma pequena "Mégane" crachá ainda apareceu na porta traseira do carro significando origem. Este modelo é construÃdo ainda no Brasil com motores flexÃveis combustÃvel.
Scenic RX4
Renault desenvolveu um 4WD derivado do original Scenic, o Scenic RX4. Apresentando um diferencial central viscoso controlado eletronicamente desenhado por especialistas austrÃaca Steyr Daimler Puch, é oferecido em tempo parcial, sobre a procura 4WD. Renault também totalmente re-engenharia da suspensão traseira e reforçou a frente. A suspensão traseira redesenhada ocuparam o espaço necessário para a roda sobressalente bem e que conduziu à roda sobressalente a ser colocado na parte traseira escotilha. O RX4 andava com um aumento superior suspensão de viagens e grandes rodas. Embora essas mudanças desde um chassis robusto, o RX4 foi retida por um único intervalo transmissão e um motor, a 2,0 litro do Mégane, com efeito limitado baixo torque. Produção do RX4 cessou em 2003, e não está prevista a substituição.