Em primeiro lugar devo dizer que isto é tão fácil e rápido de fazer que nem é preciso grande tutorial. Apenas 30 minutos e duas chaves chegam para tratar deste problema.
Então vamos a isto:
Material:- 2 pendurais, são ambos iguais para a esquerda e direita
- Uma chave 17
- Uma chave de Allen (não me recordo da medida)
Custo do material: 25€Tempo de execução: 30 minutosO que leva mais tempo é retirar as rodas e apoiar o carro. Para que saibam,
as duas rodas têm de estar suspensas senão é impossÃvel substituir os pendurais.
PASSOS:1º Remover as duas rodar e apoiar o carro.
Eu não usei jack stands (não sei o nome em português) como na foto mas devia, usei dois macacos a suportar o peso e as próprias rodas com tábuas por cima para o caso dos macacos falharem. O seguro morreu de velho...
2º Remover os pendurais.
Meti WD40 para facilitar a coisa. Depois é pegar na chave de Allen e meter no "meio" e com a chave de porcas desapertar.
A foto tem o pendural novo já metido. Esqueci-me de fotografar o velho no lugar. Mas, penso que dá para ver a coisa
3º Meter o pendural novo e apertar.
Basta ver a foto de cima e saberão o que fazer. Deixo agora uma comparação entre um pendural velho, com a borracha rebentada e o novo. ImpossÃvel a suspensão não saltar e fazer barulho.
Umas notas finais. Pendurais em mau estado provocam:
- ruÃdo
- fazem a suspensão saltar sem controlo reduzindo a sua eficácia
- provocam desgaste não uniforme dos pneus
Como noutras peças de automóvel, aconselho a que troquem sempre os dois pendurais, nunca apenas um. Eu pensei que apenas o da direita estava em mau estado e depois percebi que os dois já tinham ido de vela.
Boas bricolages pessoal.