Autor Tópico: PS3 YLOD fixed  (Lida 10659 vezes)

Offline Arturhash

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Sintra
PS3 YLOD fixed
« em: 22 de Agosto de 2010, 22:49 pm »
finalmente arranjei a minha ps3 que padecia da maleita do YLOD (yelow led of death)

O que acontece é que as miudas estavam muito bem a ver um filme e de repente a consola reíniciou e no arranque começa a piscar a luz vermelha intermitentemente e com uma amarelado pelo meio.

Depois de pesquisar lá dei com uma alma caridosa que fez o favor de fazer um vídeo para explicar ao pessoal todo que se depara com este problema e que, das duas uma, ou tenha tomates ou seja maluco como eu e copie o que ele faz.

Tudo isto se resume a desmontar a playstation todinha até ficarmos com a main board nas mãos e depois com uma pistola de ar quente que comprei no Leroy por €13 temos que fazer o reflow á board, isto é: Aquecer tanto o processador gráfico como o main processor de maneira a que a solda dos mesmos se una novamente pois o problema está (ao que parece) no facto de haver soldaduras rachadas.

Bom lá consegui arranjar aquilo e montar tudo e ainda me sobrou um parafuso  (e não é que não me consigo lembrar de onde é o sacana). Bom o que interessa é que está a funcionar 100%. Até quando? pois não sei, o que sei é que poupei €150 que os gajos da sony me levavam para arranjar isto.

Se a alguem daqui acontecer isto e como é óbvio se viver aqui perto de sintra ou Lisboa não comprem a pistola que eu empresto.

Abraço

Artur
Renault GS 7 Lug. 2.0 DCi 150cv
Porta óculos, sensores de parqueamento, chuva e luz, consola central deslizante, espelhos rebatíveis eléctricamente, cortinas de 2ª e 3ª filas e cortina de óculo traseiro abrível, jantes 17" e climatizador. Bricos: DVD

Offline octávio

• 1.6 TCe
  • *
  • Utilizador: oct79
  • Scenic previllege 1500 Dci 80cv 2005
Re: PS3 YLOD fixed
« Responder #1 em: 22 de Agosto de 2010, 22:59 pm »
ainda bem parabens bom trabalho  :cool:

Offline Arturhash

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 22 de Agosto de 2010, 23:08 pm »
Obrigado, mas, já sabes o mérito é do homem que colocou aquilo online.

As minhas míudas agradecem porque elas vêm muitos filmes que eu tenho no disco do PC e que através do PS3 media centre faço streaming dos mesmos para a TV.

Abraço

Artur
Porta óculos, sensores de parqueamento, chuva e luz, consola central deslizante, espelhos rebatíveis eléctricamente, cortinas de 2ª e 3ª filas e cortina de óculo traseiro abrível, jantes 17" e climatizador. Bricos: DVD

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
« Responder #3 em: 22 de Agosto de 2010, 23:47 pm »
E re-soldares? É preferivel visto nao aqueceres outros componentes frageis com ar quente que se podem facilmente deterioriar  :wink:

E o ferro de soldar custa 7€  :tongue:
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
« Responder #4 em: 23 de Agosto de 2010, 00:28 am »
E re-soldares? É preferivel visto nao aqueceres outros componentes frageis com ar quente que se podem facilmente deterioriar  :wink:

Isso e tudo bonito, mas sabes qual e o tamanho dos pinos dos integrados que tamos a falar?

Sao integrados soldados em que todas as pernas sao soldadas ao mesmo tempo, gracas a mainboard ja ter as pistas com solda, e so encostar, aquecer e prontos. Uma ponta dum ferro de soldar mesmo que seja tipo lapis, facilmente toca em 2 pinos, podendo fazer contacto entre os mesmos caso haja um resto de solda entre ambos... E PUF..... O que ele fez e o mais aconselhado desde que tenha o cuidado de nao insistir constantemente no mesmo sitio a aplicar calor. Alguns o que fazem e colar ou aproximar uma chave ao chip enquanto o mesmo aquece, de forma ao calor ser transferido do integrado para a chave...
« Última modificação: 23 de Agosto de 2010, 00:32 am por Black Phoenix »

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
« Responder #5 em: 23 de Agosto de 2010, 00:52 am »
Foi uma sugestao  :grin:
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Fotografo da treta!!!
« Responder #6 em: 23 de Agosto de 2010, 09:54 am »
Foi uma sugestao  :grin:

Não tou a dizer o contrario, so te mostrei que neste caso so se tiveres umas bolas de tamanho de bolas de bowling e que usas um ferro de soldar normal, ou entao se tiveres uma enorme pratica claro...  :grin:

Offline Arturhash

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #7 em: 23 de Agosto de 2010, 12:13 pm »

Nem com bolas nem sem bolas, os microchips são soldados precisamente asim, por calôr induzido nas próprias peças e na board depois as pistas de solda venha de lá o primeiro que me diga que soldou um processador com ferro de soldar que eu chamo mentiroso, aliás soldar até pode soldar mas com 100% de certeza que vai curto circuitar aquilo tudo esses circuitos são por vezes mais finos que um cabelo humano.

Quanto á probabilidade de estragar outros componentes, ela existe de facto no entanto se a coisa for feita com cuidado e como dizem na explicação ou seja nunca aproximar a pistola mais do que 2.5 ou 3 cm e fazer movimentos circulares por cima do componente a soldar.

Abraço

Artur

Offline rpfc

• Co-Fundador
  • Louis Renault
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Estarreja
  • Renault Mudos 1.2 75cv
  • Garagem : Renault Modus 1.2 75cv 06.2005 (aka MUDOS)
« Responder #8 em: 23 de Agosto de 2010, 12:47 pm »
so' uma coisa.

nao sao 150euros, sao 180 e qualquer coisa..senao me engano.

e depois, outra coisa,

a sony nao repara consolas! ao pagar esse valor, estão a dar-te uma nova consola, so' nao sei se tem garantia ou nao... mas penso que sim.

por acaso tambem acompanhei um caso, de um user noutro forum, que mandou um email a' sony, porque lhe pediram esse valor para "trocar" a consola, e nao reparar!! :)

o que e' certo, e' que nao foi por YLOD... mas por uma actualizaçao de firmware, para o "actual" 3.41... (nao sei se e' o mais recente, mas sei que foi este que deu/esta' a dar barraca...)

a minha nao e' actualizada, desde aquela opçao, de ficar sem "instalaçao de SO" .. LOL (para jogar offline... nao precisa de mais...portanto, para ja' fica assim...)

cumps!!

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Fotografo da treta!!!
« Responder #9 em: 23 de Agosto de 2010, 16:32 pm »

Nem com bolas nem sem bolas, os microchips são soldados precisamente asim, por calôr induzido nas próprias peças e na board depois as pistas de solda venha de lá o primeiro que me diga que soldou um processador com ferro de soldar que eu chamo mentiroso, aliás soldar até pode soldar mas com 100% de certeza que vai curto circuitar aquilo tudo esses circuitos são por vezes mais finos que um cabelo humano.

Quanto á probabilidade de estragar outros componentes, ela existe de facto no entanto se a coisa for feita com cuidado e como dizem na explicação ou seja nunca aproximar a pistola mais do que 2.5 ou 3 cm e fazer movimentos circulares por cima do componente a soldar.

Abraço

Artur

So para te actualizares no que dizes e antes de falares...

http://www.make-digital.com/make/vol16/?pg=134&pm=2&u1=friend#pg134 - Para aprenderes como...
« Última modificação: 23 de Agosto de 2010, 17:24 pm por Black Phoenix »

Offline Arturhash

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #10 em: 25 de Agosto de 2010, 20:39 pm »
Olha não sei o código html para colocar aqui o filme mas vê o link em baixo que é o processo de soldar um CPU e não esses chips que tens em cima e escusavas de ter sido desagradável com frases do tipo e cito "So para te actualizares no que dizes e antes de falares..."  :rolleyes:  peace!

http://www.youtube.com/v/uwBsSd7DanA

Corrigido - Black Phoenix
« Última modificação: 26 de Agosto de 2010, 00:38 am por Black Phoenix »

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Fotografo da treta!!!
« Responder #11 em: 26 de Agosto de 2010, 00:48 am »
Olha não sei o código html para colocar aqui o filme mas vê o link em baixo que é o processo de soldar um CPU e não esses chips que tens em cima e escusavas de ter sido desagradável com frases do tipo e cito "So para te actualizares no que dizes e antes de falares..."  :rolleyes:  peace!

1º - Peço desculpa se fui mal interpretado, alias o meu intuito era de poderes desconhecer, dai ter dido o que disse e ter posto o link para o PDF.

Eu gosto de ajudar, logo se puder faço-o.

2º - O video que puseste mostra realmente como soldar um processador, o que acontece e que existe varios tipos de processadores, seja como os dos PCs que normalmente nem sao soldados sao em socket, e depois tens outros que ou tem os contactos por baixo, ai sim e por aquecimento ou como os das memorias com "pernas". Uma placa grafica tem processador, uma placa de video tambem, uma placa de som tambem, e podem ser encontrados de varios formatos. Não deixam de ser processadores, no entanto realizam calculos para funções diferentes.

"O microprocessador, popularmente chamado de processador, é um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador. Todos os computadores e equipamentos eletrônicos baseiam-se nele para executar suas funções." - In Wikipedia

Intel 8008

AMD Athlon XP.

Como vez em ambas as imagens, eles podem ser soldados com ferro ou via maquina de banho de solda.

Sis 315 GPU

Este ja e por colocação e aquecimento ("Baking" como normalmente se chama).

Admito que seja dificil de soldar um 745 ou um 939, mas com cuidado e usando malha de cobre e uma boa estação de soldar bem como uma mao firme, e possivel de fazer. Impraticavel mas possivel.
« Última modificação: 26 de Agosto de 2010, 00:50 am por Black Phoenix »

Offline Arturhash

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #12 em: 26 de Agosto de 2010, 09:39 am »

1º - Peço desculpa se fui mal interpretado, alias o meu intuito era de poderes desconhecer, dai ter dido o que disse e ter posto o link para o PDF.

Eu gosto de ajudar, logo se puder faço-o.

2º - O video que puseste mostra realmente como soldar um processador, o que acontece e que existe varios tipos de processadores, seja como os dos PCs que normalmente nem sao soldados sao em socket, e depois tens outros que ou tem os contactos por baixo, ai sim e por aquecimento ou como os das memorias com "pernas". Uma placa grafica tem processador, uma placa de video tambem, uma placa de som tambem, e podem ser encontrados de varios formatos. Não deixam de ser processadores, no entanto realizam calculos para funções diferentes.

"O microprocessador, popularmente chamado de processador, é um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador. Todos os computadores e equipamentos eletrônicos baseiam-se nele para executar suas funções." - In Wikipedia

Intel 8008

AMD Athlon XP.

Como vez em ambas as imagens, eles podem ser soldados com ferro ou via maquina de banho de solda.

Sis 315 GPU

Este ja e por colocação e aquecimento ("Baking" como normalmente se chama).

Admito que seja dificil de soldar um 745 ou um 939, mas com cuidado e usando malha de cobre e uma boa estação de soldar bem como uma mao firme, e possivel de fazer. Impraticavel mas possivel.

De facto a palavra microprocessador embora esteja correcta se calhar foi mal interpretada, eu sei que se podem soldar microprocessadores ou microchips como vulgarmente se chama ou circuitos integrados pois o meu Pai tabalhava com essas coisas e fazía circuitos impressos e soldava os circuitos integrados aos mesmos tens aliás as memórias do 286, 386 etc.. coisas mais antigas que essas ainda admito que uma pessoa com boa mão e material certo consiga soldar agora CPU's destes novos tens de admitir que é complicado.

Mas pronto o que interessa é que tenho a consola arranjada e que percebi o teu ponto, espero que entendas o meu também.

Quanto ao pedido de desculpas, é na boa, ás vezes estamos mais susceptíveis a insinuações que se calhar nem o são como foi o caso e se calhar eu ontem estava menos tolerante e olha deu-me para ali, não leves a mal e eu como pessoa inteligente que sou ( pelo menos é assim que gosto de pensar que sou  :grin: :grin: ) só tenho que aceitar o teu ponto de vista e assimilar a informação.

Abraço

Artur

Offline ABSPower

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #13 em: 26 de Agosto de 2010, 10:57 am »
Estão todos correctos.

Eu soldo das duas maneiras, com ferro e com ar quente. E ainda uso como ajuda um "forno" que é uma caixa onde tem uma ventoinha e uma resistência para aquecer o ar que ajuda a manter a placa quente em quanto soldamos. Por veses ainda uso, embora muito raramente uma máquina de BGAs.

Renault Megane Break II Fase II 1.5 DCI 105 cv 6 Speed - DYNAMIQUE S - Preta - 2007 - XX-DF-XX

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Fotografo da treta!!!
« Responder #14 em: 26 de Agosto de 2010, 11:13 am »
Eu em casa tenho uma Estação de soldadura e desoldadura por ar quente da Ersa, bem como um Fluke 289 para diversas medições, um Fluke 54-II para medição de temperaturas, lupa de mesa com luz e Fonte de Alimentação de 3 saidas da TTE, bem como alicates, chaves, suportes de PCBs, pulseira antiestatica, etc.

Normalmente faço alguns trabalhos, nao tantos como desejava, mas ja reparei algumas Xbox 360 com os RROD em que o problema pode ser:

Ou o processador em que a solda foi a vida e deixou de fazer contacto e/ou pasta termica mal aplicada no mesmo (muito mas muito comum, 95% dos problemas de RROD e devido a má aplicação da pasta termica/qualidade da mesma/Cooler);

Ou as memorias que se desoldaram devido ao calor acumulado dentro da caixa da Xbox 360 (a mesma em termos de entradas/saidas de ar e uma vergonha, chegando mesmo a termos diferenças de 20 graus do exterior para o interior.

Mas enfim, é um pequeno hobbie relacionado com a minha area (Informatica na vertente de Hardware e Redes, Electronica/Electricidade e Telecomunicações).