O Renault 7 (ou "R7") é uma versão 4-door saloon do Renault 5 supermini, produzido e vendido em Espanha pela subsidiária da Renault, FASA-Renault 1974-1984.
Era muito semelhante ao R5, e mecanicamente idênticos, mas oferecida com um intervalo menor de motores. O R7 tinha quatro portas e um estilo saloon-boot no lugar do carro original de três (e depois cinco), incluindo portas hatchback. Outra diferença foi o uso de pára-choques de metal em vez das de plástico, dando ao carro um pouco mais velhos procurando, mas talvez também mais caro à concepção. Inicialmente movido por um motor de 1037 cc, que era vendido principalmente na Espanha. Cerca de 140.000 unidades foram produzidas, e seu sucesso fora do seu mercado doméstico era limitado porque a Renault ofereceu um carro mais prático, a maior Renault 12, por uma pequena diferença no preço.
A R7 foi introduzida dois anos após o lançamento do R5, em seguida, renovado em 1979, seguido por uma actualização do motor para 1108 cc, em 1980. Sua produção terminou em 1982, quando a marca R9 novos entraram no mercado mundial. Além do mais, uma versão de cinco portas do R5 foi lançado em 1980 usando o padrão porta da R7 espanhol. O R5 tinham sido substancialmente renovada e R7 de vendas não justificava o investimento necessário para renovar as ferramentas para a R7.