Autor Tópico: Películas não homologadas  (Lida 4473 vezes)

Offline Poliveira220

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Garagem : Casa
Películas não homologadas
« em: 25 de Setembro de 2016, 11:49 am »
Viva a todos, aqui vou colocar o meu primeiro post sobre um tema muito falado mas para mim estranho.
Como na apresentação disse, tenho uma Scenic que quando comprei vinha com vidros escuros.
Como o negócio foi feito no registo preocupei me em garantir que não tinha penhoras, e nunca com os vidros.
O problema é que as películas não estão homologados no livrete, e não tenho uns tais certificados de instalação que muitos falam.
As películas tem carimbos e sn, fui verificar a lista de imtt e estão lá como "ok". Em conversa com um familiar meu disse me que tinha tido o mesmo problema é o sr da inspeção não pediu certificado nenhum. Foi ver o número, fez a inspeção b e passou um documento para o imtt.... É possível legalizar sem ter aquele papel que tantos falam?
Películas do pilar b para trás.
Obrigado

Offline mingos

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Pata na lata
    • Leads Inside
  • Garagem : Renaul Espace IV 1.9DCI
Re: Películas não homologadas
« Responder #1 em: 25 de Setembro de 2016, 21:28 pm »
Não te sei responder, mas agora estou curioso, também gostaria de saber se é possível.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #2 em: 26 de Setembro de 2016, 08:58 am »
Esse tipo de questão é preferível ser colocada ao imtt ou até mesmo a um inspector do ipo, visto ser um documento exigido para a homologação.
Visto o carro quando a compra já vir equipado com as ditas películas, pode ser que até fique dispensado de tal entrega. No entanto se tiveres possibilidade de saber junto do antigo dono, se ainda tem o dito documento ou a casa onde colocou as ditas películas para depois tu pedires o documento.

Se for mesmo necessário, podes tentar junto de uma casa que aplique esse tipo de películas que te facultem esse dito documento.

Julgo que aqui pelo fórum não haja ninguém que tenha passado pelo mesmo ;)

Offline jotaagá

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: quinta do conde
  • Captur dci110
« Responder #3 em: 26 de Setembro de 2016, 09:48 am »
Boas
Uma questão?
E colocando peliculas homologadas, mesmo com a IPO obrigatória; é inscrito algo no livrete??

E é inscrito onde? Anotações especiais??

O meu tem de origem mas não tem indicação alguma que possui vidros escuros e tive uma focus sw que tinha d eorigem vidros escuros e havia e há focus sw sem vidros escuros e por acaso lembrei-me disso,  na altura procurei no livrete e nada encontrei, nunca mais me preocupei e não tive nenhum problema.

Será que esse carimbo, o s/n e deverá lá também estar o modelo das peliculas, não serão os elementos que permitem perante as "autoridades" estarem legais???

Cumprimentos

Offline Apocallypse

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Loures
  • Garagem : Renault Megane Break II
« Responder #4 em: 26 de Setembro de 2016, 10:20 am »
Não é a mesma coisa "vidros escuros" (de origem não trazem películas) e "vidros com películas". Vidros escuros de origem vêm automaticamente homologados e não necessitam de averbamento no DUA. Já no que toca a películas, são necessários 2 certificados (da instalação e das películas) para ser feita a inspecção extraordinária e depois é necessário ir ao IMTT (com o papel da inspecção) fazer o averbamento no DUA (para viaturas ligeiras de passageiros).

Aqui está a informação do site do IMTT:

Afixação de Películas Coloridas

Título
Nos termos do Decreto-Lei n.º 392/2007, de 27 de dezembro, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 193/2009, de 17 de agosto, é admitida a possibilidade de afixação de películas coloridas nos vidros das janelas dos automóveis ligeiros de passageiros e de mercadorias, desde que devidamente homologadas.

Estas disposições não se aplicam às películas plásticas afixadas nos vidros:
de veículos pertencentes às forças de segurança e de autoridades judiciais;
correspondentes à caixa de carga dos automóveis ligeiros de mercadorias;
correspondentes à célula sanitária das ambulâncias.

Procedimentos
Apenas podem ser afixadas películas que estejam legível e indelevelmente marcadas com a marca de homologação nacional ou com marca de homologação concedida por outros Estados-Membros e considerada equivalente à marca nacional.
Esta transformação das características do veículo obriga ao seu averbamento no certificado de matrícula, após a sua aprovação em inspeção extraordinária em centro da categoria B.
Taxa: € 150,00

O processo de homologação nacional assim como o processo de reconhecimento de marcas de homologação concedidas por outros Estados Membros está previsto na Deliberação do IMTT n.º 1017/2008, publicada em 8 de abril.

Lista de películas com homologação aceite pelo IMTT:
http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/Veiculos/Aprovacoes/Transformacoes/Peliculas/Documents/Lista%2041_02Agosto.pdf

Offline comando

• Initiale Paris
  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: coimbra
  • Garagem : Renault megane 3 1.6 130 bose edition
« Responder #5 em: 22 de Janeiro de 2017, 14:06 pm »
Boas amigo tambem tive una megane 3 fase 1 e também quando a comprei nao tinha vidros fumados.falei com o vendedor e eles meteu vidros fumados e a legalização ficaria a meu cargo fui a inspeccao b.fizeram a dita inspeccao b e passou e não pediram o certificado.até porque o que intressa é sim o número ou seja a homologação que a película tem esses mesmos números tao gravados em todos os vidros fumados.depois na inspeccao b se passar passam.te o papel para ires ao imtt.e no imtt è uma questao de números pagas  150 euros e ficas com os vidros averbados no livrwte .espero tet ajudado.cumprimen
tos