Autor Tópico: Travão de parqueamento automático - desbloqueio manual  (Lida 33777 vezes)

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Travão de parqueamento automático - desbloqueio manual
« Responder #15 em: 21 de Setembro de 2010, 14:58 pm »
Por acaso chegou-me aos ouvidos, que o sistema de travão eléctrico que a Renault usa, é também usado pela BMW, VW, Audi, etc.
O sistema anterior era um simples travão de mão (com cabos, etc.) com um pequeno motor eléctrico que substituia a alavanca e a mão do condutor.
O sistema mais recente recorre a um pequeno actuador eléctrico em cada uma das rodas traseiras. Quando tem problemas é chamar a assistência em viagem e largar o carro na Renault. É o que tem acontecido com as marcas que referi.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline cartas

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Elvas
« Responder #16 em: 21 de Setembro de 2010, 18:08 pm »
Realmente trabalharam mal neste aspecto

Offline Dynamique

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
« Responder #17 em: 06 de Setembro de 2011, 00:42 am »
Espero mais uma vez não estar a abrir um tópico com assunto já existente...desta vez fiz a busca e nada encontrei.

Ora, a minha dúvida tem a ver com o desbloqueio manual do travão de parqueamento, em caso de falta de energia do veiculo, ou avaria do sistema de travagem.
Algum Membro sabe explicar como devo proceder(se não fôr complicado), caso isso me aconteça, ou o melhor mesmo é chamar a assistência em viagem???  :grin:
Obrigado.

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #18 em: 06 de Setembro de 2011, 00:46 am »
essa função por norma está descrita no manual . Na laguna , é na zona do apoio de braço , tem um destravamento manual . na megane não me lembro

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
« Responder #19 em: 06 de Setembro de 2011, 00:50 am »
Espero mais uma vez não estar a abrir um tópico com assunto já existente...desta vez fiz a busca e nada encontrei.

Ora, a minha dúvida tem a ver com o desbloqueio manual do travão de parqueamento, em caso de falta de energia do veiculo, ou avaria do sistema de travagem.
Algum Membro sabe explicar como devo proceder(se não fôr complicado), caso isso me aconteça, ou o melhor mesmo é chamar a assistência em viagem???  :grin:
Obrigado.

Megane III creio só dar via CLIP ;)
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #20 em: 06 de Setembro de 2011, 00:54 am »
isso é a recolha das bombas trazeiras para mudança de pastilhas em carros com travão electrico

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #21 em: 06 de Setembro de 2011, 08:11 am »
Falta de energia é trocar a bateria.
Em caso de avaria e que não seja possível destravar, só existe a solução de chamar a assistência em viagem.
E antes que alguém apareça aqui a dizer que a Renault é uma grande treta, este sistema é rigorosamente igual ao usado por construtores que não valem um caracol, como é o caso dos VAG, BMW, etc.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline zecmax

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sobralinho
  • SPOOOOOOOOOORTING
  • Garagem : Renault Megane Sport Tourer Bose 1,5
« Responder #22 em: 06 de Setembro de 2011, 09:06 am »
Na Cmax há uma tranca dentro do apoio de braço para fazer o destravamento manual.

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #23 em: 06 de Setembro de 2011, 10:58 am »
Pois, na LagunaII está no fundo da caixa de apoio do braço direito, como diz o Artur...
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline Francisco

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Gaia
« Responder #24 em: 06 de Setembro de 2011, 11:58 am »
Boas, é possível destravar carro puxando um cabo  ( com o gancho que vem junto com o macaco), o difícil é descobrir onde está… pus essa questão na Renault Boavista no porto quando comprei a minha scenic, depois cada funcionário dizia um sitio diferente,  por baixo da consola central, á frente do pneu suplente, por baixo dos bancos, etc… na minha é por baixo do carro ( é preciso deitar no chão) entre a caixa do pneu suplente e o amortecedor direito traseiro, foi difícil….

Offline Dynamique

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #25 em: 07 de Setembro de 2011, 00:57 am »
isso é a recolha das bombas trazeiras para mudança de pastilhas em carros com travão electrico
Exacto, esta já sabia que para mudar pastilhas atrás é necessário encostar a máquinha para abrir as pinças e que se fôrem mudadas à "antiga portuguesa" estou sujeito a baralhar todo o sistema de travagem.

essa função por norma está descrita no manual . Na laguna , é na zona do apoio de braço , tem um destravamento manual . na megane não me lembro
Vou tentar cuscar para dentro do apoio de braços, mas acho que não vi lá nada de especial.

Já me disseram também que era directamente nas bombas, como, é que não deve ser fácil.
Ok, de qualquer forma obrigado pelas dicas.

Offline Dynamique

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #26 em: 07 de Setembro de 2011, 01:09 am »
Falta de energia é trocar a bateria.
Se fôr bateria, é fácil
Em caso de avaria e que não seja possível destravar, só existe a solução de chamar a assistência em viagem.
Mas é possível destravar...isso eu sei, só não sei como.
E antes que alguém apareça aqui a dizer que a Renault é uma grande treta, este sistema é rigorosamente igual ao usado por construtores que não valem um caracol, como é o caso dos VAG, BMW, etc.
Os Renault não, mas a Renault sim...principalmente alguns concessionários.
No ultimo que fui, só o vendedor e o electricista é que sabiam o que era o super-trancamento  :lipsrsealed: