Autor Tópico: substituição bancos manuais por electricos Laguna II  (Lida 9837 vezes)

Offline Gonçalo Miguel

• Initiale Paris
  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Loures
  • Garagem : Laguna II Break 1.6 GPL (BRC) Audi A6 2.5 Quattro
substituição bancos manuais por electricos Laguna II
« em: 03 de Dezembro de 2016, 22:01 pm »
Boas a todos,

Andei a pesquisar pelo forum mas não consegui encontrar informação em específico em relação a esta questão..
Estou a ponderar substituir os bancos do meu laguna (manuais) por uns eléctricos com aquecimento..
A minha questão é a seguinte.. Existirá pré-instalação nos carros sendo que basta substituir os bancos e ligar?

Sei que se não existir, um electricista deverá ser capaz de fazer este trabalho, ou então a alternativa será substituir as calhas dos bancos eléctricos pelas dos bancos manuais e respectivos mecanismos (ficando sem bancos eléctricos, mas em pele na sua totalidade..)

Caso alguém tenha alguma informação referente a este tema e não se importe de compartilhar, será bem vinda  :smiley:

Obrigado a todos desde já

Offline Gonçalo Miguel

• Initiale Paris
  • 0.9 TCe
  • *
Re: substituição bancos manuais por electricos Laguna II
« Responder #1 em: 06 de Dezembro de 2016, 23:12 pm »
Alguém tem alguma informação que possa ajudar?

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #2 em: 07 de Dezembro de 2016, 13:11 pm »
A principal alteração será no que toca a cablagem, o resto é só tirar de um e por no outro.

De que ano é o carro para ver se vejo do esquema disso

Offline Gonçalo Miguel

• Initiale Paris
  • 0.9 TCe
  • *
« Responder #3 em: 07 de Dezembro de 2016, 17:22 pm »
Obrigado desde já pela ajuda..
O carro é de 2001,os bancos de um ph2 de 2007..

Portanto não haverá pré - cablagem e será mais barato substituir a parte eléctrica pela Manual certo? 
Ou ficará muito caro fazer a instalação eléctrica??

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #4 em: 08 de Dezembro de 2016, 08:31 am »
Tens que ver primeiro, a cablagem da renault é sempre uma surpresa  :laugh: :laugh:

Claro que se conseguires a cablagem de um carro com a instalação dos bancos será mais prático (ou não), mas fazer só o que está em falta também não é difícil. Quanto muito, a maior dificuldade poderá ser os terminais para ligar Às fichas, mas também não há nada como ir buscalos a um dador ;)

Pensei que fosse material de carros do mesmo ano, versão, etc, visto serem diferentes, poderá haver diferença na questão das calhas, mas não há nada como comparar antes de fazer a compra.

Vou procurar os esquemas dos dois veículos, o de 2001 e 2007 depois é só casar um com o outro no que toca a cablagem.

Offline Gonçalo Miguel

• Initiale Paris
  • 0.9 TCe
  • *
« Responder #5 em: 08 de Dezembro de 2016, 10:10 am »
Pois também é uma verdade  :laugh:
São de anos diferentes.. Os meus bancos são tecido e Alcântara, e os que irei buscar são todos em pele (suponho que os Que são completos seja pele e não apenas Alcântara).. Eléctricos e aquecidos.. Sei que nas ph1 já existiam este tipo de bancos mas estes são de uma ph2..
Eu logicamente  falando preferia fazer o Swap completo aos Bancos, portanto instalar os Eléctricos.. Também não acho que haja grande ciência nisso, la esta, apenas colocar A cablagem na ausência dela e fazer as ligações.. Mas a ser verdade que este tipo de bancos eléctricos tem um fusível associado no porta luvas, eu no meu não tenho lá nenhum fusível..

Offline Gonçalo Miguel

• Initiale Paris
  • 0.9 TCe
  • *
« Responder #6 em: 08 de Dezembro de 2016, 23:21 pm »
Bem, andei à procura de alguma informação referente a este tema , e encontrei num forum inglês uma pessoa que tinha a mesma duvida que eu.. Disseram que não haveria a pré-instalação, pelo que teria de fazer a instalação eléctrica..
Acontece que a pessoa pelos vistos ao remover os bancos, descobriu que o carro tinha a pré instalação, foi confirmar, e a informação que recebeu é que as versões privilege, tinham a pré-instalação, portanto só teve de fazer o swap dos bancos e ligar as fichas..  :happy:

Vamos a ver se será igual no meu , com tempo, dará para fazer um DIY que acredito será uma boa ajuda  :smiley:

Offline scenick

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #7 em: 10 de Dezembro de 2016, 20:09 pm »
Isso é que era de valor, ando a pensar numa coisa dessas de substituir os meus.
Se souberes onde há mais desses dá-me um aviso SFF ;)

Offline Gonçalo Miguel

• Initiale Paris
  • 0.9 TCe
  • *
« Responder #8 em: 10 de Dezembro de 2016, 20:24 pm »
Já cá os tenho, fui hoje buscar, e vieram peças que nem vou precisar (além dos bancos veio o apoio de braço, quartelas, plasticos interiores, encaixe do ecrã do gps "moldura", cintos, forra da bagageira, e um pedal do acelerador). Pelo preço não foi caro  :happy:

A ver se amanhã tenho tempo de ver se os bancos à frente sempre têm a pré instalação :D

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #9 em: 10 de Dezembro de 2016, 23:50 pm »
verifica se as fichas dos bancos são iguais as que tens no carro, a ver se consigo ter tempo para procurar os esquemas disso.

Offline Gonçalo Miguel

• Initiale Paris
  • 0.9 TCe
  • *
« Responder #10 em: 11 de Dezembro de 2016, 09:05 am »
Eu já vi que as do eléctrico são uma peça rectangular com dois encaixes com uns pinos... As do meu banco manual não têm isso mas tenho de remover o banco a ver se a ficha estará debaixo do tapete ou assim, pelo menos no fórum inglês diziam que tava lá a ficha mas debaixo do banco e só removendo o mesmo se saberá se tem pré instalação ou não..

Offline Gonçalo Miguel

• Initiale Paris
  • 0.9 TCe
  • *
« Responder #11 em: 11 de Dezembro de 2016, 23:57 pm »
Bem pessoal, as boas e as más noticias  :angry:

Bancos traseiros e as quartelas instalados  :happy:
Bancos frontais nada feito para já..
Removi o do pendura para verificar a questão da instalação eléctrica e a mesma não se verifica..

O número de pinos não corresponde ao que necessito para a instalação dos bancos eléctricos..

Anexei 3 fotos, uma da ficha do chão, uma da ficha do banco manual e outra do banco eléctrico..
Provavelmente, tal como ja anteriormente sugerido, o melhor seria arranjar a cablagem e instalar.. a questão é que teria de colocar fusiveis etc.. pelo que prefiro deixar esse trabalho nas mãos de alguém que perceba.. para não correr riscos..

O desmontar o banco e montar, foi fácil (pensei ia ser bem mais complicado..)

Alguém tem sugestões na área de Lisboa e arredores de alguém faça este tipo de instalação e que seja em conta?

Obrigado  :happy:

Offline drag

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Vila Nova de Gaia
  • Garagem : Renault Laguna II 1.9dci
« Responder #12 em: 12 de Dezembro de 2016, 11:00 am »
Boas,

Passei pelo mesmo que tu estas a passar agora!

Os bancos da frente estavam com a pele já estragada e consegui uns bancos com pele igual mas eram eléctricos, desmontei e confirmei, como tu, que não havia cablagem para os ligar.
Consultei um electricista que me disse logo não ser possível, eu não conformado, numa de o desafiar apresentei-lhe esquemas eléctricos (na altura consegui-os) ao que me perguntou se estaria interessado em pagar o valor do carro com essa instalação!

Desisti!

Fui então a um estofador, que substituiu a pele dos bancos velhos pela dos novos. Foi barato, fácil e rápido, na verdade aquilo sai tudo fora como que se tratasse de uma capa única.

Se conseguires ligação eléctrica depois diz...

Offline Gonçalo Miguel

• Initiale Paris
  • 0.9 TCe
  • *
« Responder #13 em: 12 de Dezembro de 2016, 11:41 am »
Eu não acho que possam exigir o valor do carro para ser feita a instalação, até porque é fazer a ligação eléctrica (as fichas estão localizadas perto das laterais) logo passa bem pelos plásticos, daí é a parte de ir aos fusíveis.. Dedicados.. Os bancos são fáceis de remover

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #14 em: 12 de Dezembro de 2016, 16:01 pm »
Isso requer alguma mão de obra, a desmontar e a montar, mas a parte eléctrica faz-se a "brincar", resta saber é se há algum modulo de controlo dos bancos. A ver se logo já dou volta a isso.

Sugiro que prepares umas visitas  ao centro de abate, para arranjares terminais e fichas ;)