Eu posso dar de exemplo um carro que tive, averbados estava a medida 175-55-R15 salvo erro, e o carro vinha calçado com 185-55-R15.. passou na inspecção sem problemas, operações stop igual.. mas como tenho alguns amigos na DT de Lisboa, informaram-me logo que estava em incumprimento pelo que devia era mudar os pneus (estupidez minha pois olhei à medida da jante e não olhei ao pneu), ou seja só verifiquei ser R15 e que tava R15 averbado não verificando o resto.. portanto podia apanhar com uma valente multa etc só por esta questão (e estamos a falar da mesma medida de jante, mudava o resto)..
Portanto há duas de três opções para evitares problemas como o Tony da Buzina indicou e muito bem..
Ou averbas a jante 16..
ou mudas os pneus e as jantes para o que esteja averbado no livrete..
ou reclamas com quem te vendeu o carro pois o mesmo tem esta irregularidade e daà não está legalmente autorizado a circular por ter pneus que não se encontram averbados..