Autor Tópico: renault clio e conexão bluetooth com Samsung S5  (Lida 10943 vezes)

Offline patolas

• 1.0 SCe
  • *
renault clio e conexão bluetooth com Samsung S5
« em: 26 de Dezembro de 2016, 12:25 pm »
Olá pessoal
Desde já peço desculpa se o tópico não estiver no sitio correcto....
Tenho um Renault Clio Dynamique S 1.5 CDI de 2014 e tenho tido problemas a emparelhar com o meu telemóvel um Samsung S5.
Parece estar tudo bem....depois aparece símbolo em como está emparelhado, mas não está não tenho acesso a nada....
Já repôs para definições de fabrica tanto o carro, como o telemóvel....
Engraçada que a única forma de conseguir por a funcionar mais ou menos bem é colocar a versão 5.0 no telemóvel.... se o deixar actualizar para a versão 6.0 deixa de funcionar....(o que é estúpido....ate porque depois esta versão só funciona durante 1 ou 2 meses depois volto ao mesmo).
Já enviei mail para Renault, mas continuo a aguardar resposta.
Sinceramente não sei se o problema é do telemóvel ou do carro.....
Mais alguém com o mesmo problema?

PS - engraçado que numa lista da Renault de telemóveis compatíveis com o MEDIA-NAV de Setembro de 2016 não aparecem telemóveis como o S6 ou o S7....

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: renault clio e conexão bluetooth com Samsung S5
« Responder #1 em: 26 de Dezembro de 2016, 12:35 pm »
É muito simples, os dispositivos vão evoluindo, mas o que tens no carro só tem a  tecnologia da altura, e acaba por deixar de ser compatível com os equipamentos dos dias de hoje.
Se usares um telemóvel da época  de certeza que funciona bem.

Terás que esperar que haja uma actualização do firmware do radio para que inclua esse telemóvel, ou então troca de telemóvel para um que seja compatível com a tecnologia do rádio.

Entretanto podes fazer uma pesquisa no forum sobre o assunto, pois há vários tópicos a falar nisso, a ver se há alguma solução melhor.

Offline patolas

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 26 de Dezembro de 2016, 12:49 pm »
Esta foi a lista que encontrei....é deste ano....
Acho é que a Renault deveria evoluir assim como os telemoveis em termos de software...
Nesta lista nem sequer os ultimos iphones ou androids estão incluidos...
Não seria logico fazerem um upgrade? :-(
Tenho um carro que não estou a usar todas as suas capacidades nem posso deixar o telemovel actualizar por causa disto....
Entretanto fico com problemas de compatibilidades no telefone por nao actualizar
:-(

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #3 em: 26 de Dezembro de 2016, 12:52 pm »
Pois, mas se calhar também seria necessário actualizar o hardware do radio para poder ser compatível com os equipamentos de hoje ;)
Também podes ir por ai e trocar o rádio.

Offline rui_ferreira

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Pedroso
  • I love the smell of napalm in the morning
  • Garagem : R19 16S, R19 16v e Mégane 16V
« Responder #4 em: 26 de Dezembro de 2016, 12:54 pm »
A questão é que um upgrade desse tipo e a actualização para todos os veículos, obrigada a uma implementação, logística e desenvolvimento que tem custos associados, rever um firmware automovel derivado a uma actualização de versão de software telemovel nao é tão "básico" quanto parece. Da mesma forma que uma microsoft desenvolve um novo windows, todos os parceiros nas peças de PC e dispositivos moveis precisam de semanas e alguns casos de meses para ser evoluída a compatibilidade.
Quem usa as novas tecnologias, sofre com a evolução por vezes.
Daí quando existem actualizações para ios ou android, eu não as faça de imediato e aguardo uma estabilização da versão de software, já derivado a este tipo de coisas.

Nao quer dizer que a marca nao esteja a reunir todos os esforços na correcção desta dificuldade, apenas estas correcções envolvem muita logística , e a Renault não pode proibir as marcas de telemoveis de evoluirem, mas ao mesmo tempo os utilizares / marcas nao podem solicitar actualizações automaticamente mal aconteca algum tipo destas situações.

Offline patolas

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #5 em: 26 de Dezembro de 2016, 12:56 pm »
Pois, mas se calhar também seria necessário actualizar o hardware do radio para poder ser compatível com os equipamentos de hoje ;)
Também podes ir por ai e trocar o rádio.

Como posso fazer para trocar o rádio?
Ele parece embutido no carro.... :-(
Além que ainda tenho a tal garantia de 5anos ou os 100mil KMs...
O engraçado é que o meu namorado tem Note 4 e conseguimos emparelhar sem problemas.... Andei uma tarde com o telemovel dele sem problemas, mas claro uma tarde não dá para ver se funciona a 100% ou não....
Já pensei em trocar de telemovel (porque tb já vi artigos que falam em problema de conexão do S5...mas trocar de telemovel sem ter a  certeza que depois consigo emparalhar com o carro...)

Offline patolas

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 26 de Dezembro de 2016, 13:02 pm »
A questão é que um upgrade desse tipo e a actualização para todos os veículos, obrigada a uma implementação, logística e desenvolvimento que tem custos associados, rever um firmware automovel derivado a uma actualização de versão de software telemovel nao é tão "básico" quanto parece. Da mesma forma que uma microsoft desenvolve um novo windows, todos os parceiros nas peças de PC e dispositivos moveis precisam de semanas e alguns casos de meses para ser evoluída a compatibilidade.
Quem usa as novas tecnologias, sofre com a evolução por vezes.
Daí quando existem actualizações para ios ou android, eu não as faça de imediato e aguardo uma estabilização da versão de software, já derivado a este tipo de coisas.

Nao quer dizer que a marca nao esteja a reunir todos os esforços na correcção desta dificuldade, apenas estas correcções envolvem muita logística , e a Renault não pode proibir as marcas de telemoveis de evoluirem, mas ao mesmo tempo os utilizares / marcas nao podem solicitar actualizações automaticamente mal aconteca algum tipo destas situações.

Nunca pensei que a nível de bluetooth houvesse problemas.... Porque achei que a nível de conexão seria sempre da mesma forma, mesmo com a evolução a nível do tecnológico do telemóvel.....

Offline rui_ferreira

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Pedroso
  • I love the smell of napalm in the morning
  • Garagem : R19 16S, R19 16v e Mégane 16V
« Responder #7 em: 26 de Dezembro de 2016, 13:04 pm »
bluetooth tambem tem algumas versões e isso acaba tambem por limitar.

A nivel de exemplo até à bem pouco tempo, poucos eram os sistemas de mãos livres compatível com o IOS dado que o bluetooth apple só funcionava com dispositivos apple, portanto a malta comprava os iphone de ultima geração e depois nos sistemas de mãos livres, Nepia.

Offline patolas

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #8 em: 26 de Dezembro de 2016, 13:08 pm »
Já enviei mail a Renault....perguntaram a versão ....se era o R-Link ou o Media Nav, estou à espera de resposta....
Mesmo com a versão 5.0...volta não volta o aparelho fica desligado....
Por isso é que também ja pos em questão se será do S5, mas depois vendo a lista de compatibilidades com o carro e o últimos android lá é mesmo o S5 com a versão 5.0....
Vou tentar não actualizar o telemóvel.... só que está constantemente a aparecer a msg para actualizar....

Offline patolas

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #9 em: 26 de Dezembro de 2016, 13:12 pm »
Desculpem as perguntas todas....
Estive agora a ver a lista de compatibilidades do R-Link 2....
E já aparece ai nas novas versões do android....
É possível passar do media-nav para o R-link2?

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #10 em: 26 de Dezembro de 2016, 13:14 pm »
A solução mais fácil é não utilizar isso  :laugh: :laugh:

Teoricamente deviam "falar" a mesma língua, quer seja um dispositivo Bluetooth dos dias de hoje quer um com 2 ou 3 anos,  mas nem sempre isso acontece, pois são alterados protocolos na comunicação entre maquinas ao longo da evolução do hardware e software utilizado, que faz com que deixe de haver a comunicação entre maquinas.

Uma solução de recurso será pedires emprestado o telemóvel do teu namorado por uns tempos e testares a compatibilidade  com o radio, e se correr bem, então trocares o teu telemóvel por um igual ao dele.

Não, são tecnologias diferentes.

Offline patolas

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #11 em: 26 de Dezembro de 2016, 13:17 pm »
LOL vi agora
que no media-nav evolution já aparece os telemoveis mais recentes....
 :grin:

será entao que dá para fazer o upgrade do media-nav para o media-nav evolution? :huh:
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2016, 13:23 pm por Tony da Buzina »

Offline rodrigopt

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Lisbon
« Responder #12 em: 26 de Dezembro de 2016, 17:34 pm »
Sinceramente também não sei...

Vê lá se neste link consegues descobrir alguma coisa:

https://renault.naviextras.com/shop/portal/deviceSelect
Renault Clio V Intens 1.0TCe 90cv 2022   Dacia Sandero Bi-fuel 2017 -> 2022    Renault Clio 1.2 16V Dynamique - 2009 -> 2017

Offline patolas

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #13 em: 26 de Dezembro de 2016, 17:40 pm »
Também já tentei ver e não consigo perceber....porque o que me parece e que é so dos mapas ....   :huh:
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2016, 23:05 pm por Tony da Buzina »

Offline rodrigopt

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Lisbon
« Responder #14 em: 26 de Dezembro de 2016, 17:42 pm »
Em último recurso, tenta passar na Renault a ver se eles te conseguem elucidar sobre como fazer a atualização para o Media Nav Evolution caso dê  :smiley:
Renault Clio V Intens 1.0TCe 90cv 2022   Dacia Sandero Bi-fuel 2017 -> 2022    Renault Clio 1.2 16V Dynamique - 2009 -> 2017