GP China F1: Vitória fácil de Lewis HamiltonLewis Hamilton obteve na China uma vitória fácil, já que depois de partir na frente, aproveitou bem o facto de, atrás de si, as coisas se terem desenrolado duma forma caótica. Sebastien Vettel foi segundo, minimizando desta forma as perdas, pois o que lhe aconteceu na fase inicial da corrida, determinou o seu ‘destino’. O piloto da Ferrari aproveitou o Safety Car Virtual resultante da saÃda de pista de Lance Stroll, que foi ‘empurrado’ por Sergio Pérez, mas pouco depois o Safety Car entrou em pista, e no meio de toda a confusão o alemão foi um dos ‘perdedores’, pois caiu de segundo para sexto. Aquele Safety Car não veio nada a calhar para o piloto da Ferrari. Com isso, Hamilton foi-se afastando e construiu a margem que precisava para nunca ser incomodado durante toda a corrida.Houve quem tivesse tido muita sorte, por exemplo Max Verstappen, que partiu de 17º e à 11ª volta já era segundo classificado. Muita sorte e muito bom andamento. O jovem holandês foi terceiro depois duma excelente batalha com o seu colega de equipa, Daniel Ricciardo, pelo último lugar do pódio, com os dois Red Bull e terminarem a corrida bem juntos. Kimi Raikkonen foi quarto depois duma corrida em que se queixou de falta de potência à saÃda de algumas curvas no seu Ferrari. Teve muito tempo o seu companheiro de equipa, Vettel, atrás de si, mas o alemão realizou uma fantástica ultrapassagem, e depois do passar, afastou-se.Valtteri Bottas foi sexto e um dos grandes prejudicados do que aconteceu na fase inicial da corrida, já que caiu de segundo para 12º com a ida à s boxes na entrada do Safety Car.No inÃcio da corrida só o Toro Rosso de Carlos Sainz e o Renault de Jolyon Palmer arrancaram com slicks, Hamilton partiu bem, mas a fase inicial da corrida foi totalmente caótica nas primeiras voltas, com um conjunto de incidentes que provocou primeiro um Safety Car Virtual, a que se seguiu, pouco depois a entrada do Sfety Car em pista. Tudo porque, em primeiro lugar, Sergio Pérez deu um toque na traseira do Williams de Lance Stroll levando-o a sair de pista e a abandonar. Pouco depois foi a vez de Antonio Giovinazzi bater, despistando-se quando rodava… a direito na reta. Com isto tudo e com as idas à s boxes para troca dos pneus intermédios com que quase todo o plantel iniciou a corrida, a classificação ficou muito ‘misturada’ face à grelha inicial. Vettel e Bottas perderam alguma coisa, Verstappen passou de 17º para 3º, e mais tarde para segundo…Após a partida Hamilton aguentou Vettel atrás de si, Raikkonen uma posição para Ricciardo, Carlos Sainz arrancou de slicks e despistou-se na primeira curva, Stroll abandonou, Giovinazzi despistou-se, os carros tiveram que passar pelo pitlane. A corrida recomeçou cinco voltas depois, com Lewis Hamilton na frente de Daniel Ricciardo com… Max Verstappen em 3º (partiu de 17º) e os Ferrari logo a seguir. Carlos Sainz que se despistou na segunda curva, era…sexto, na frente de Fernando Alonso.Quando a corrida recomeçou, todos os pilotos já estavam de slicks, com Ricciardo a ser na altura o segundo classificado atrás de Hamilton. Verstappen passou Raikkonen e ficaram dois Red Bull atrás do Mercedes. Vettel passou Raikkonen, passou a aproximar-se de Verstappen, que bloqueou rodas e foi passado. nessa altura, Hamilton tinha sete segundos na frente de Vettel, e as coisas não mudaram muito até final. A luta pelo terceiro lugar entre os dois Red Bull foi muito interessante, Kimi Raikkonen foi quinto na frente do também azarado Valtteri Bottas, que, verdade seja dita, nunca teve andamento para muito mais.Carlos Sainz foi um magnÃfico sétimo classificado ele que se despistou..na segunda curva porque arrancou com slicks. Aproveitou os Safety Car, Virtual e ‘real’, e desde aà foi sempre a ‘somar’. Kevin Magnussen foi oitavo com o Haas-Ferrari e realizou das melhores corridas que lhe vimos em muito tempo. Sergio Pérez e Esteban Ocon completaram o top 10, um bom resultado de conjunto para a Force India. A luta no meio do pelotão foi novamente muito animada e neste momento a Toro Rosso é quarta classificada no Mundial de Construtores na frente da Force India, Williams e Haas.Recordamos que o AutoSport vai abrir uma nova rubrica de interação com os seus leitores e para isso pedimos-lhe que faça os seus comentários e análise sobre o Grande Prémio da China de Fórmula 1, sendo que as melhores serão publicadas no jornal. Se preferir, pode ainda fazê-lo via e-mail para autosport@autosport.ptClassificação1. Lewis Hamilton GBR Mercedes – Mercedes 56 voltas2. Sebastian Vettel GER Ferrari – Ferrari +6.250s3. Max Verstappen NED Red Bull – TAG +45.552s4. Daniel Ricciardo AUS Red Bull – TAG +46.987s5. Kimi Raikkonen FIN Ferrari – Ferrari +48.076s6. Valtteri Bottas FIN Mercedes – Mercedes +48.808s7. Carlos Sainz ESP Toro Rosso-Renault +1m 11.1158. Kevin Magnussen DEN Haas-Ferrari +1 volta9. Sergio Perez MEX Force India-Mercedes +1 volta10. Esteban Ocon FRA Force India-Mercedes +1 volta11. Romain Grosjean FRA Haas-Ferrari +1 volta12. Nico Hulkenberg GER Renault – Renault +1 volta13. Jolyon Palmer GBR Renault – Renault +1 volta14. Felipe Massa BRA Williams – Mercedes +1 volta15. Marcus Ericsson SWE Sauber – Ferrari +1 voltasAbandonos16. Fernando Alonso ESP McLaren-Honda 34 voltas17. Daniil Kvyat RUS Toro Rosso-Renault 18 voltas18. Stoffel Vandoorne BEL McLaren-Honda 16 voltas19. Antonio Giovinazzi ITA Sauber – Ferrari 2 voltas20. Lance Stroll CAN Williams – Mercedes 0 voltas
GP Bahrein F1: 44ª de Sebastian VettelSebastian Vettel assegurou no Bahrein a sua 44ª vitória de Grandes Prémios de Fórmula 1, com um triunfo alicerçado no facto de ter sido muito agressivo na fase inicial da corrida, e com isso passado para a frente da corrida, e depois ter feito boas escolhas nos momentos decisivos da corrida, terminando na frente de Lewis Hamilton que se pode queixar somente de si próprio, pois foi penalizado em cinco segundos por ter bloqueado Daniel Ricciardo à entrada das boxes, numa altura em que o Mercedes do seu colega de equipas estava nas boxes. Sem necessidade nenhuma do fazer – acabou por sair na mesma atrás de Daniel Ricciardo – prejudicou-se e esses cinco segundos fizeram toda a diferença no final da corrida, com o inglês a terminar a 6.6s segundos de Vettel. Sem a penalização, a história poderia ter sido outra.Para Vettel, segunda vitória em três corridas, e a certeza que a Ferrari está em condições de fazer jogo igual com a Mercedes, ainda que tenha ficado evidente que em qualificação os Mercedes estão mais rápidos. Valtteri Bottas terminou na terceira posição, regressando desta forma ao pódio depois da ‘ausência’ na China fruto do erro que cometeu, terminando na frente de Kimi Raikkonen, que repete o quarto lugar da Austrália.A vitória de Vettel foi fruto duma grande agressividade após a partida, com o alemão a conseguir passar Lewis Hamilton no arranque, mantendo-se depois bem perto de Valtteri Bottas durante algum tempo. Pouco depois, a Mercedes voltou a ser surpreendida pela estratégia da Ferrari, que ‘mandou’ Vettel às boxes mais cedo que o previsto, tendo depois um pouco de sorte com a entrada do safety car em pista, devido ao acidente de Carlos Sainz, que bateu em Lance Stroll, na curva 1.Com isso, Vettel ficou na frente da corrida, com Bottas em segundo, enquanto Hamilton caiu para quarto, atrás de Daniel Ricciardo, que o passou nas boxes. Um pouco antes deu-se um dos momentos decisivos da corrida, porque com Bottas a trocar de pneus, Hamilton desacelerou demasiado na entrada do pitlane, e bloqueou Ricciardo, sendo penalizado posteriormente em cinco segundos devido a essa situação. Vettel perdeu a liderança para Hamilton quando foi às boxes, mas depois Hamilton teve que cumprir a penalização e a 15 voltas do fim, Vettel ficou com uma confortável liderança face a Bottas. Hamilton ainda passou Bottas, que facilitou imenso a manobra, ainda se aproximou de Vettel, mas tudo estava controlado por parte do alemão da Ferrari. Desta forma, Vettel tem agora sete pontos de avanço para Hamilton no campeonato.Arrancando da pole pela primeira vez na sua carreira na F1, Bottas aproveitou para liderar algumas voltas, até à já referida opção sortuda da Ferrari, que mandou Vettel às boxes um pouco antes do safety car e com toda a gente a fazer o mesmo pouco depois, o alemão ficou na frente da corrida, especialmente porque Bottas demorou mais do que devia. Verstappen desistiu pouco depois com um problema nos travões fly by wire, traseiros, naquele que é o seu primeiro abandono do ano. Kimi Raikkonen foi quarto a 22.475 do seu companheiro de equipa, terminando bem na frente de um solitário Daniel Ricciardo.Felipe Massa foi sexto, um resultado que não chegou para que a Williams passasse a Force India nos Construtores, até porque Sergio Pérez ficou logo atrás. Romain Grosjean foi oitavo na frente de Nico Hulkenberg com Esteban Ocon a terminar nos pontos pela terceira corrida consecutiva. O regressado Pascal Wehrlein terminou em 11º na frente de Daniil Kvyat. Jolyon Palmer e um zangado Fernando Alonso encerraram a lista de pilotos classificados.Classificação1. Sebastian Vettel GER Ferrari – Ferrari 57 voltas2. Lewis Hamilton GBR Mercedes – Mercedes +6.660ss3. Valtteri Bottas FIN Mercedes – Mercedes +20.397s4. Kimi Raikkonen FIN Ferrari – Ferrari +22.475s5. Daniel Ricciardo AUS Red Bull – TAG +39.346s6. Felipe Massa BRA Williams – Mercedes +54.326s7. Sergio Perez MEX Force India-Mercedes +1m 02.606s8. Romain Grosjean FRA Haas-Ferrari +1m 14.865s9. Nico Hulkenberg GER Renault – Renault +1m 20.188s10. Esteban Ocon FRA Force India-Mercedes +1m 22.252s11. Pascal Wehrlein GER Sauber – Ferrari +1 volta12. Daniil Kvyat RUS Toro Rosso-Renault +1 volta13. Jolyon Palmer GBR Renault – Renault +1 volta14. Fernando Alonso ESP McLaren-Honda +3 voltasAbandonos15. Marcus Ericsson SWE Sauber – Ferrari 50 voltas16. Carlos Sainz ESP Toro Rosso-Renault 12 voltas17. Lance Stroll CAN Williams – Mercedes 12 voltas18. Max Verstappen NED Red Bull – TAG 11 voltas19. Kevin Magnussen DEN Haas-Ferrari 8 voltas20. Stoffel Vandoorne BEL McLaren-Honda 0 voltas