Autor Tópico: Ponteiro temperatura e sofagem  (Lida 11462 vezes)

Offline tiagooliveira20

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Barracão
Ponteiro temperatura e sofagem
« em: 28 de Janeiro de 2017, 17:17 pm »
Boa tarde,

Tenho um Mégane 2 1.5dci 105cv e ultimamente tenho tido um problema estranho no carro. Vou por isto por partes pois há vários sintomas que julgo estarem todos relacionados.

1º O ponteiro da temperatura demora muito a começar a subir, neste carro chego a fazer uns 6km sem ele sequer começar a subir, sempre em baixo. Em nenhum outros dos carros que tenho isto acontece, pouco depois de ir a conduzir já o ponteiro começa a subir.

2º O ponteiro começa a subir e às vezes sobre até meio (o ponto normal dele) sempre seguido, outras vezes chega ali a pouco mais de 1/4 e desce e depois sobe.

3º Ao chegar a meio, neste momento já deveria ter a sofagem (sem o AC ligado) a mandar ar quente, mas ele só manda ar frio para o interior do carro.

4º Passado muitos kms o ponteiro da temperatura começa a subir mais do que meio, não chega perto sequer do vermelho, vai a pouco menos do que 3/4, e depois começa a descer novamente até para aí 1/4 e volta a meio, sendo que só a partir daqui é que começa a mandar ar quente para o interior do carro. A partir daqui o ponteiro não mexe mais e tudo fica a funcionar bem.

Qual a vossa opinião?

Obrigado

Offline CarM

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
Re: Ponteiro temperatura e sofagem
« Responder #1 em: 28 de Janeiro de 2017, 17:28 pm »
Termóstato avariado, em aberto

Offline tiagooliveira20

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 28 de Janeiro de 2017, 17:43 pm »
Isso faz com que a água esteja sempre a arrefecer o motor certo? Mas aí não é estranho ele num ponto aumentar a temperatura para depois baixar? Dá a ideia que é ali que ele abre o termóstato e daí depois arrefecer.

Outra coisa que não sei se está relacionado, mas às vezes o carro parece que perde ligeiramente a força, sente-se um soluçar e parece coincidir com o momento em que o ponteiro mexe (começa a baixar ou a subir mais). Não se nota muito, é um ligeiro soluçar.

Offline josepedro

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Renault Megane 1.5 Dci
« Responder #3 em: 28 de Janeiro de 2017, 21:16 pm »
Isso normalmente é sintomas de termóstato avariado.
Associado a um ligeiro aumento de consumo..
Quanto a não desenvolver tanto, pode ser fap e/ou combustível...
Que marca de combustível coloca?

Enviado do meu GT-I9505 através de Tapatalk

Offline tiagooliveira20

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 28 de Janeiro de 2017, 22:24 pm »
Colocava sempre Galp Evologic, desde à umas semanas para cá comecei a colocar Prio Top Diesel porque abriram aqui umas bombas ao lado de casa, mas esse problema já acontecia antes.

Mas não é não desenvolver, ele desenvolve bem, nota-se é um ligeiro soluçar quando o ponteiro começa a baixar por exemplo. Até parece que dá a ideia que é algo que vai buscar força ao carro naquele momento e o faz soluçar mas é tipo um soluço e fica logo normal!

Offline CarM

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
« Responder #5 em: 28 de Janeiro de 2017, 23:50 pm »
A função do termostato é regular e manter a temperatura constante. No seu correto funcionamento  está fechado a frio, e abre quando atingir a temperatura para a qual está calibrado.. A partir daí vai variando a abertura de forma a manter a temp 'constante'. Se ele baixa após ter subido, é porque está encravado 'aberto'.
A centralina ajusta a injecção com base em vários sensores, entre eles temp. líquido refrigeração, temp exterior, pressão do gasóleo na rampa e posição do pedal acelerador/carga motor..
Esse ligeiro soluço pode bem ser a injeção a ajustar-se visto que um dos parâmetros está a variar irregularmente.

Offline tiagooliveira20

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 29 de Janeiro de 2017, 12:00 pm »
Ok, obrigado. Vou então mudar o termóstato!  :wink:

Offline rodrigopt

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Lisbon
« Responder #7 em: 29 de Janeiro de 2017, 12:59 pm »
Sim aparentemente deve ser o termóstato, o meu carro chegou a andar assim, até que um dia aquilo prendeu na posição de fechado e o termóstato acabou por rebentar :laugh:
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2017, 13:00 pm por rodrigopt »
Renault Clio V Intens 1.0TCe 90cv 2022   Dacia Sandero Bi-fuel 2017 -> 2022    Renault Clio 1.2 16V Dynamique - 2009 -> 2017

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #8 em: 29 de Janeiro de 2017, 20:40 pm »
Não é tão linear assim, pode ate ser um problema no sensor de temperatura. Antes de se trocar alguma coisa, deve-se fazer vários diagnósticos para se perceber qual o problema.

Primeiro, se o termostato está avariado em aberto, quando o carro começa a aquecer, (alguns minutos é suficiente para a agua sair quente do motor) o tubo que sai do termostato e vai ao radiador da sofagem já está quente, e se o termostato estiver avariado, o tubo que sai do termostato e vai ao radiador fica quente também.
Se passado alguns minutos, o tubo da sofagem, estiver bem quente e o do radiador estiver frio, o problema pode não estar no termostato, mas sim no sensor de temperatura.
Em principio o termostato só abre quando é atingida a temperatura normal de trabalho, e deve-se verificar se isso acontece ou não.
Comparar a temperatura com termómetro vs a temperatura registada pelos sensores do carro a fim de fazer o despiste do funcionamento dos sensores, caso necessário verificar com o multímetro os valores de resistência do sensor a ver se coincide com o padrão de temperatura do fabricante do sensor.

Só depois dos vários testes se pode concluir se o problema é do termostato ou do sensor.

Esse soluço que sentes, pode muito bem ser devido a um componente eléctrico que liga, por exemplo ac ou a ventoinha do radiador. Tens que verificar se é isso ou não que ocorre quando se dá o tal soluço.

Como é evidente o combustível não tem nada a ver com tais sintomas ou problemas.

Por exemplo, eu troquei à pouco tempo o sensor de temperatura do meu carro e desde ai tenho quase a certeza que o ponteiro está a marcar temperatura a menos (sensibilidade do sensor que não deve ser a correcta) e tem um comportamento semelhante  ao do termostato avariado em aberto. A circular está abaixo da temperatura normal, e só sobe quando está algum tempo a trabalhar com o carro parado. No entanto a circulação da agua pelos tubos não reflecte esse problema, ou seja, quando o tubo que vai ao radiador da sofagem está bastante quente, o que vai ao radiador, continua frio. Falta-me comparar os valores de temperatura do sensor e o momento em que a agua começa a circular em direcção ao radiador para ter a certeza que o termostato está a funcionar bem ou não.

Offline rike1

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa - Portugal
« Responder #9 em: 30 de Janeiro de 2017, 10:53 am »
Cada carro tem o seu sistema e como tal é necessário perceber por onde passa cada tubagem

Sem olhar para o circuito e com os dados que referes eu diria que é do termóstato.

Porquê o termóstato e não o sensor, por causa do calor que saí da chauffage. Se o comportamento da Chauffage for consistente com o ponteiro da temperatura, então é do termóstato.

Offline tiagooliveira20

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #10 em: 02 de Fevereiro de 2017, 21:25 pm »
Não percebi bem a parte final da mensagem.

A sofagem não manda ar quente quando o ponteiro sobe, só manda ar quente depois do ponteiro estar ali a 90º durante um bocado, depois sobe até aos 100º +- e volta a descer até aos 70º, a partir daqui começa a dar ar quente e o ponteiro volta à posição normal dos 90º!

Hoje aconteceu-me uma coisa que não sei se terá alguma coisa haver com isto ou se foi da chuva desta última noite. Quando peguei no carro de manhã notei logo o barulho, mas à noite estava igual. Ao virar nas curvas com o balanço ouve-se um barulho de água a dançar por trás do tablier. Será disto, será água que entrou para algum lado da chuva ou outra coisa?
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2017, 14:14 pm por Tony da Buzina »

Offline rike1

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
« Responder #11 em: 03 de Fevereiro de 2017, 11:30 am »
É por isso mesmo.

De um sistema que usa a temperatura da água, dificilmente (para não dizer impossível) consegues aquecer o ar quando a água está fria.

Por isso digo se a chauffage desse quente quando o ponteiro da temperatura estivesse em baixo, aí eu diria que seria do sensor a marcar mal.

Agora dizes que o ponteiro da temperatura demora a subir e a chauffage só dá quente depois de ele chegar a 90º, eu diria que o sensor pode estar a marcar correctamente e tens uma enorme probabilidade de ter o termostáto avariado (não fecha complectamente).

Eu disse probabilidade de ser o termostáto, pois há outras hipóteses menos agradáveis.

Agora dizes que ouves água atrás do tablier... verifica lá se tens uma entrada de água. Pois se o que ouves é a água a dançar no radiador da chauffage, quer dizer que tem ar lá dentro. Se assim for não é bom sinal.

Offline rike1

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
« Responder #12 em: 03 de Fevereiro de 2017, 11:32 am »
Tens visto o nivel do anticongelante?

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #13 em: 03 de Fevereiro de 2017, 14:27 pm »
Limpa os escoadores do corcuvan, deve estar cheio de água e é essa agua que ouves.

rike1 todos os carros têm um tubo que sai do termostato directo ao radiador, e outro tubo que sai do motor directo ao radiador da sofagem, por isso, a forma de funcionamento será sempre igual em qualquer carro.

Depois há ainda a possibilidade de o carro ter aquecimento para a sofagem independente do motor, normalmente com velas de aquecimento ou resistência.  Por isso o aquecimento da sofagem não é um bom método de avaliação, para alem do facto do radiador poder estar entupido e não estar a debitar o calor normal.

A forma mais correcta de avaliar é com o auxilio de termómetros e ver a que temperatura a agua está quando começa a circular pelo radiador.
Se ele estiver efectivamente aberto, quando se põe o carro a trabalhar nota-se bem que o tubo que vai ao radiador aquece ao mesmo tempo que o tubo que vai ao radiador da sofagem.

Offline tiagooliveira20

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #14 em: 03 de Fevereiro de 2017, 18:46 pm »
Já estive também com o mecânico (antes de ele fazer este barulho da água) e ele falou que era do termóstato. Entretanto já andei a ver preços e o termóstato fica em cerca de 14€ por isso vou mandar vir e logo se vê se sempre é ou não!

Quanto à água tenho que ver se é isso dos escoadores sujos!

Quanto a quem perguntou se tenho visto o nível do radiador, sim no dia em que começou a fazer esse barulho da água fui logo ver como ele estava, não estava no máximo mas também não estava no mínimo! Estava num sitio onde não tinha água limpa para repor e acabei por não atestar, tenho que atestar e ver se volta a baixar!