Autor Tópico: Clio 1.5 DCI ou outro  (Lida 11015 vezes)

Offline phillipric

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Póvoa de Varzim
  • Mensagens: 56
Clio 1.5 DCI ou outro
« em: 15 de Fevereiro de 2017, 19:38 pm »
Deixei esta mensagem no tópico de apresentação, mas ao percorrer o fórum verifiquei que existia aqui o local ideal para estas questões logo, cá vai:

Entro neste espaço logo para dar trabalho...  :embarrassed:

É assim: Vendi esta semana uma viatura comercial Mercedes Vito que servia quase como carro diário. Tenho um 307 1.4 HDi, que normalmente é a minha esposa que conduz. E assim, preciso de uma nova viatura para mim. Factores: barata na aquisição (plafon do mais acessível possível até ao máximo de 2500€ mesmo máximos), barato na manutenção, fiável e bons consumos. É uma viatura para fazer não mais do que 10 a 15 KM diários, alguns dias mais outros menos, seria bom que tivesse algum espaço extra para alguma carga (sou músico, instrumentos, colunas, etc, mas já se sabe que não vai substituir a Vito). Estive muito inclinado para os Fiat Punto II ELX a 60 ou 80CV por serem motores simples, razoavelmente económicos. Hoje mesmo fui ver um a bom preço, mas com 2 ou 3 sintomas que me puseram de pé atrás, não segui com o negócio. E aqui entra a preciosa ajuda de quem puder perder uns minutos a dar-me algumas indicações. Um colega meu tem um conhecido mecânico que tem um stand e dentro dos valores que lhe apresentei, tinha 2 Clios. Um de 98 diesel, com quase 300.000km, mas com muito mau aspecto, embora ele me dissesse que punha o carro direitinho, coloquei logo de parte. Hoje fui ver o outro que ele tinha e fiquei mesmo sem saber o que fazer.
Renault Clio 1.5 DCi de 06/2004. A nível exterior apresenta só as jantes a precisaram de serem pintadas e um tem de levar um retoque no parachoques traseiro, coisa que será feita em caso de venda. A nível de interiores os bancos estão bons, bem como os painéis, plásticos, tudo parece limpo e cuidado. Agora, assustei-me quando peguei nas vinhetas de inspecções que estavam na manete dos piscas e li 352000km's. O vendedor diz-me que o carro era de um polícia que fazia várias vezes Póvoa de Varzim/Lisboa. Dá-me 3 meses de garantia, corrige os aspectos visuais em falta e pede, com registo de propriedade incluído, 2200€. Não sei porquê, inicialmente o carro até me agradou (e vou ser um pouco franco, embora sujeito a ser corrido daqui ao primeiro tópico, nunca fui muito adepto do visual dos Clios), fiquei agradado ao vê-lo, mas de pé atrás quando descubro os km's que o carro tem.
Como opção falou-me numa Ibiza de 2004 1.4 TDi, mas já para 3000€.

Ao mesmo tempo, aproveito o tópico para pedir também alguma informação sobre este modelo: http://www2.custojusto.pt/newvi/22165529

Agradeço a quem me puder ajudar, pois estou com alguma pressa em adquirir carro, mas depois dos últimos 2 usados terem saído uma desilusão, não queria meter-me em aventuras outra vez.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Clio 1.5 DCI ou outro
« Responder #1 em: 15 de Fevereiro de 2017, 22:00 pm »
A minha opinião pessoal, era para pensar num a gasolina em vez de um diesel, para já é mais barato e ainda tem a possibilidade de ser convertido para gpl e ai compensa mais no que toca aos custos das deslocações que um diesel.

Em relação aos diesel, são potencialmente problemáticos quando conduzidos em percursos curtos (problemas na egr, turbo, etc), já os motores a gasolina são substancialmente mais fiáveis que os a diesel.

Em relação aos km, para ter tantos  significa que fez mais percursos em AE/estradas nacionais que cidade, o que em termos de desgaste é melhor que um carro que faça só cidade.

Como costumo dizer , um carro faz os km que queremos, tudo depende da manutenção que se lhe dá.

Entre optar por um clio e um megane, com valores quase semelhantes, iria para o megane, mais espaçoso e confortável.

Offline phillipric

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Póvoa de Varzim
  • Mensagens: 56
Re: Clio 1.5 DCI ou outro
« Responder #2 em: 15 de Fevereiro de 2017, 22:23 pm »
Ok, agradeço. Cada vez mais coloco de lado a hipótese do CDi.

Quanto ao Megane? Com perto de 190.000km ainda será motor para estar à vontade? Em termos de consumos, são bons? Diga-se de passagem que tenho condução calma e poupada, mas ainda assim, o carro é que manda. E fiabilidade? Já li por essa net que estes motores tinham um problema crónico de bobines...

Offline thegt4man

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Los Angeles - Felgueiras
  • Mensagens: 1031
  • Garagem : E39 M5 (US)
Re: Clio 1.5 DCI ou outro
« Responder #3 em: 15 de Fevereiro de 2017, 22:26 pm »
É uma viatura para fazer não mais do que 10 a 15 KM diários


Para isso não te vale a pena comprar diesel. Se fizeres as contas, a fazer uma média de 15km/dia a andar todos os dias do ano fazes pouco mais de 5000km/ano, e para isso não te é economicamente viável manter um diesel. Por esse valor que queres gastar, ia para um Clio II, com o 1.2 ou 1.4 de 16V, de 2002 a 2004, e já compras um carro em bom estado.


Dos carros que mencionas:
O fiat é bom de motor, mas sei que há alguns casos em que as caixas de velocidades nestes modelos dão problemas.


Clio de 98: É um 1.9 a diesel, e esses motores são muito bons, mas dar um valor que passe dos 4 digitos por um carro destes que quase é considerado pré clássico é demasiado.


Clio de 2004. Pelo preço suponho que seja comercial. E quanto aos kms, se as revisões e toda a manutenção tiver sido e continue a ser feita correctamente não há muito que te possa chatear.
Conheço muitos com muito mais do que isso em cima e continuam a andar sem problemas. Aliás, até preferia comprar esse em vez de um igual com poucos kms, porque as pessoas que fazem mais kms precisam mais do carro e tem tendência a manter o carro bem, quando uma pessoa que faça poucos tem tendencia a desleixar-se com a manutenção. Mas como disse em cima, para fazer poucos kms não vale a pena diesel.


Do Ibiza, o 1.4 é muito económico ,mas a maioria das pessoas não gosta do som do motor de 3 cilindros, e não minha opinião o carro é um bocado desconfortável.


O Mégane é, como o Tony disse, mais espaçoso e confortável, mas sendo mais pesado e maior, acaba por gastar um pouco mais que o clio (se bem que a diferença não é grande). Estes motores, tal como no clio (o 1.4 é o mesmo nos 2 modelos), são bastante fiáveis, e os custos de manutenção são baixos

YOU HAVE ONE LIFE. GO LIVE IT!

Offline phillipric

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Póvoa de Varzim
  • Mensagens: 56
Re: Clio 1.5 DCI ou outro
« Responder #4 em: 15 de Fevereiro de 2017, 22:33 pm »
Obrigadíssimo. O Clio de 98 já estava fora de questão.
O Megane, se conseguir ainda vou ver amanhã de manhã.
Voltaste a por-me na dúvida quanto ao Dci, no entanto. A verdade é que ando pouco, sim. Tenho um 307 1.4 HDI que também faz esses percursos curtos, mas é também o carro de fazer as viagens maiores, passeios, férias, etc... o que acaba por lhe colocar mais kms em cima. Ainda ponderei, se seguisse para o clio, passar a usar o clio (sim, é comercial). Mas lá está, se não for pelos consumos, depois a manutenção também sempre é mais cara num diesel do que num a gasolina. Vou mesmo dar uma vista de olhos no Megane. Se me parecer em condições já começo a ter por onde decidir.

Offline thegt4man

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Los Angeles - Felgueiras
  • Mensagens: 1031
  • Garagem : E39 M5 (US)
Re: Clio 1.5 DCI ou outro
« Responder #5 em: 15 de Fevereiro de 2017, 22:59 pm »
Ao ver esse Mégane vê se não teve nenhum acidente. As ópticas parecem novas e o para-choques está mal alinhado com o resto dos painéis do lado do passageiro.
YOU HAVE ONE LIFE. GO LIVE IT!

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Clio 1.5 DCI ou outro
« Responder #6 em: 15 de Fevereiro de 2017, 23:01 pm »
O megane (carrinha) com esse motor, faz médias entre os 7L e os 9L , depende do pé claro está.
Se for um clio 2 1,2 16v consegues consumos entre os 4,5L e os 6L, já é uma grande diferença em termos de custos comparando com o megane.

Eu tenho um clio 2 1,2 16v, a gasolina consigo fazer médias abaixo dos 5L (+/- 4,6L) e já conta com mais de 370 mil km
As bobines podemos considerar que são peças de desgaste, por isso mais cedo ou mais tarde precisam de ser substituídas.

Sempre podes procurar por carros já convertidos para gpl ;)
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2017, 23:01 pm por Tony da Buzina »

Offline Farfalho

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2517
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
Re: Clio 1.5 DCI ou outro
« Responder #7 em: 16 de Fevereiro de 2017, 10:55 am »
Ao ver esse Mégane vê se não teve nenhum acidente. As ópticas parecem novas e o para-choques está mal alinhado com o resto dos painéis do lado do passageiro.

Partilho desta opinião porque há ali algo na foto inicial que não está bem.

De resto, já foi indicado. Para o que queres e a gasolina é o melhor pois não andas tanto e a carteira agradece na visita ao mecânico.

Offline phillipric

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Póvoa de Varzim
  • Mensagens: 56
Re: Clio 1.5 DCI ou outro
« Responder #8 em: 16 de Fevereiro de 2017, 11:34 am »
Fui ver o Megane, o stand ainda estava fechado, mas sim, o parachoques estava todo mal alinhado. Perdi o interesse.
Vou começar a incluir os Clios na procura, pela fiabilidade e baixo consumo.
Já agora, noutra perspectiva, como são as Scenic 1.4 16V? Acredito que os consumos possam ser um pouco mais elevados, mas isto já seria numa perspectiva de futuro...  :laugh:

Offline Farfalho

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2517
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
Re: Clio 1.5 DCI ou outro
« Responder #9 em: 16 de Fevereiro de 2017, 11:44 am »
Anda aqui uma no fórum a ser vendida. Verifica a secção de vendas.
Creio que era o Mauro.

Offline phillipric

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Póvoa de Varzim
  • Mensagens: 56
Re: Clio 1.5 DCI ou outro
« Responder #10 em: 16 de Fevereiro de 2017, 11:47 am »
Acho que ainda não consigo aceder.

Um Renault Clio de 2000, 1 mão de livrete (ainda tem os livretes antigos) com 125.000 km, por 1750€, 5 lugares, 2 portas, que vos parece?

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Clio 1.5 DCI ou outro
« Responder #11 em: 16 de Fevereiro de 2017, 12:48 pm »
vê aqui - http://www.renaultpt.com/index.php?topic=21457.0, Alem disso o megane não tinha o radio original, o que obrigava a ter que fazer logo um o investiemnto num radio.

Em termos de consumos, é naquela, um investimento em gpl e depois gastas menos €€ que um carro a diesel.

Offline phillipric

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Póvoa de Varzim
  • Mensagens: 56
Re: Clio 1.5 DCI ou outro
« Responder #12 em: 16 de Fevereiro de 2017, 12:56 pm »
É de muito longe para mim, não justifica... e num carro de 2000€ ou pouco mais estar a pensar em GPL para fazer 10 km por dia é desperdício.
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2017, 13:14 pm por Tony da Buzina »

Offline phillipric

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Póvoa de Varzim
  • Mensagens: 56
Re: Clio 1.5 DCI ou outro
« Responder #13 em: 16 de Fevereiro de 2017, 13:00 pm »
De qualquer forma, vou ver o clio 1.5 DCi amanhã de manhã, dar uma volta e logo vejo como está.

Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: Clio 1.5 DCI ou outro
« Responder #14 em: 16 de Fevereiro de 2017, 13:35 pm »
Não levem a eu ser do contra, mas eu já vou no sexto carro a diesel e nove a gasolina, e não tive esses problemas todos que dizem dos diesel...
Vou enumerar os diesel:
Panda 1.3D, Megane de 98 1.9dti, Secenic 1.9dci, Laguna 2.0dci, Clio 1.9D de 99 que ainda tenho, e MeganeIII 1.5dci de 2013.

Gasolina:
Renault5, Renault Super5, Toyota 1.2, Clio 1.2, Renault 11 GTS, Renault 21, Fiat Bravo, 2 Fiat Puntos Mk2 um de 60cv, outro que ainda tenho de 80cv HLX.
Mas continuo a apostar nos diesel até prova-minha-em contrário
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv