Autor Tópico: Compra de Renault Megane  (Lida 3148 vezes)

Offline Tmof

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
  • Garagem : Seat Ibiza
Compra de Renault Megane
« em: 17 de Fevereiro de 2017, 15:22 pm »
Boa tarde.

Estou neste momento à procura de carro. Tenho uma Ibiza de 2000 já com 340000 Km, a precisar de reforma.
Procuro carro ainda com o selo antigo, ou seja anterior a 07/2007, até 170000 Km e o orçamento é de 6000€.
Diariamente faço muito poucos quilometros, cerca de 7km, mais umas voltinhas na cidade e uma vez por mês fazes uns 40km.
Tenho visto os meganes, dentro dos parâmetros que me interessa, mas já vi em alguns foruns que a renault não é fiável. Preciso de uma opinião de quem tem um carro da marca.

Cumprimentos!

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Compra de Renault Megane
« Responder #1 em: 17 de Fevereiro de 2017, 16:10 pm »
Tudo depende da manutenção que se lhe dá, mas o que é certo , é que para avariar basta estar bom, e acontece com todas as marcas.

Como não é para fazeres muitos km, opta por um a gasolina, onde normalmente poucos ou nenhuns problemas dão para alem do material de desgaste. Se ainda assim quiseres poupar nos custos de deslocação, opta por um já convertido para gpl, e ai poupas ainda mais do que um diesel.

Quanto aos km é tudo uma questão de se ver o estado do carro. Um carro com poucos km não é sinonimo de carro em bom estado de conservação.
Só para teres uma ideia, o meu clio 1.2 16v de 2003 convertido para gpl conta com 370 mil km, um carro com boa manutenção aguenta os km que se quer, exemplo disso são alguns dos users do forum com carros a gasolina com mais de 200 mil km, e carros em optimo estado.

Offline thegt4man

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Los Angeles - Felgueiras
  • Garagem : E39 M5 (US)
« Responder #2 em: 17 de Fevereiro de 2017, 16:45 pm »

Para esse tipo de kms nem vale a pena considerar o diesel que não te faz sentido financeiramente.
E visto que estás interessado num Megane, indicava mais um 1.4 16V a gasolina.
Quanto a fiabilidade, os 1.5dci deste periodo, especialmente os de 105cv, sofreram um bocado de desgaste prematuro das capas do motor, que quando não é "apanhado" a tempo implica uma reconstrução do motor. Mas tirando isso não há nada de especial a apontar quanto à fiabilidade.
Se te fores a guiar pelos kms podes não ficar lá muito bem servido. Só porque o conta kms mostra um número baixo não significa que o carro está em bom estado. Tal como eu disse noutro tópico recentemente:

Aliás, até preferia comprar esse em vez de um igual com poucos kms, porque as pessoas que fazem mais kms precisam mais do carro e tem tendência a manter o carro bem, quando uma pessoa que faça poucos tem tendencia a desleixar-se com a manutenção.

E também estamos a falar de um carro que, na melhor das situações, tem praticamente 10 anos.

As minhas sugestões:
https://www.olx.pt/anuncio/renault-megane-1-4-IDAcUWh.html#0903807ccc
https://www.standvirtual.com/P9148187

E se te interessar um bocadinho mais de potência tens aqui um 1.6 16V:
https://www.standvirtual.com/P9209133
YOU HAVE ONE LIFE. GO LIVE IT!

Offline RenaultTurbo

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
« Responder #3 em: 17 de Fevereiro de 2017, 18:57 pm »
Ia para um Megane a gasolina, chega perfeitamente para os kms, manutenção barata, dá poucos problemas e é estupidamente barato comprar um :assobio:

Offline Martins SDI

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Garagem : Renault Clio III
« Responder #4 em: 17 de Fevereiro de 2017, 19:31 pm »
Nos Meganes DCI dessas datas tens os problemas dos bronzes que podem partir o motor e também o problema da bomba injectora Delphi que se desfaz arruinando todo o sistema de injecção. Tirando isso são bons carros.

Offline Tmof

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
  • Garagem : Seat Ibiza
« Responder #5 em: 17 de Fevereiro de 2017, 20:43 pm »
Também já tinha pensado em comprar carro a gasolina, por causa dos KM que faço. Sinto que o meu carro (seat ibiza a diesel) dá muitos mais problemas agora do que quando fazia 40km por dia. Como sou mulher pedi opinião a vários homens e a maioria me disse que carro a gasolina não me daria para muito tempo, etc etc etc... Tenho um pouco de receio de comprar carro, pois nunca se sabe o estado dele, ou melhor eu não percebendo nada de mecânica não saberei se estarei a fazer um bom negócio ou não.
Aconselham-me a comprar a stand ou particulares?

Offline thegt4man

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Los Angeles - Felgueiras
  • Garagem : E39 M5 (US)
« Responder #6 em: 17 de Fevereiro de 2017, 23:15 pm »
Eu prefiro comprar a particulares ou a stands de renome (basicamente stands da marca ou que tenham bastante a perder com esconder problemas).
Neste tipo de carros que já tem alguma idade, ia mais para particulares, que os stands que "pegam" neste tipo de carros são muitas vezes os de beira de estrada que não tem problemas em mandar para a estrada um carro previamente acidentado ou carregado de problemas só para ganhar uns trocos.

O comprar um carro não tem muito que se lhe diga. Mesmo sem saber é mesmo um caso de prestar atenção. Por exemplo:
-Ver se os painéis exteriores não tem danos e estão bem alinhados (desalinhamentos podem indicar possíveis acidentes mal reparados no passado),
-Ver o estado dos pneus (se tem muito piso ou não, se estão mais gastos de um lado ou se o desgaste é uniforme pela largura do pneu),
-Ver o motor (se não tem fugas de óleo óbvias, ver os níveis, principalmente do óleo do motor),
-Ao conduzir o carro ver se não foge para um lado ou outro a seguir em frente ou a travar mais bruscamente,
-Prestar atenção a barulhos que não devam estar lá ( o carro não deve fazer barulhos ao andar, por isso barulhos a andar, a passar por buracos/lombas, a fazer curvas ou a travar podem indicar problemas)

Ou tenta ir ver o carro com um mecânico de confiança ou com uma pessoa que perceba de carros.
YOU HAVE ONE LIFE. GO LIVE IT!

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #7 em: 18 de Fevereiro de 2017, 00:58 am »
Esse é o velho mito dos motores a gasolina, mas na verdade não passa disso, de um mito.
Se deres uma vista de olhos pelos Diarios de bordo do forum, vais ver que os carros a gasolina são os que mais duram e menos problemas dão face aos diesel, evidentemente que um carro ao andar mais cedo ou mais tarde vai necessitar de manutenção, mas os carros a gasolina dão muito menos chatices que os diesel, principalmente em percursos curtos.

Como já disseram, o melhor é ires ver carros seja em que situação for acompanhada por alguém que tenha o mínimo de conhecimento de carros e que seja da tua confiança, duas pessoas avaliam melhor o carro do que uma pessoa só ;)