jotaagá, não precisas de ficar exaltado, estamos só a conversar, leva as coisas na desportiva e sem stress
Então para que fique bem claro, e vou escrever em letra bem grande para não haver duvidas
Quando digo que um carro a gpl é mais económico que um diesel, refiro-me sempre ao custo em euros e não aos litros.
Um veiculo a gpl pode consumir o dobro dos litros de um diesel que continua a ser mais económico. O preço motor diesel vs motor a gasolina, na minha opinião ela tem de ser feita a cilindrada equiparada e não à cavalagem porque 90 cv a gasolina não são 90 cv a gasóleo, teria de existir um 0.9 dci para se comparar com o 0.9 bi fuel.
Quando trouxe À baila a história dos cavalo-vapor, era com o intuito de perceberes que esta tua afirmação está errada, tanto faz teres 90 cv num motor diesel, a gasolina, a vapor, ou até teres os 90 animais, que é tudo igual são sempre 90 cavalos.
Aquilo que queres comparar e que não é comparável, são carros diferentes. Conforme o exemplo mostrado no inicio do tópico, compara-se economicamente (€€€€€) as várias opções disponÃveis de um veiculo.
Não se pode fazer o mesmo tipo de comparação quando comparamos veÃculos diferentes.
Por outro lado, aquilo que entendes como tipo de comparação é o beneficio.
Ou seja, na compra de um carro, tens como por base o beneficio e custo.
Se o beneficio é ter 1 kg de extras, velocidade de ponta de 200km/h, 5 lugares, motor diesel custo X vs 1 kg de extras, velocidade de ponta de 200km/h, 5 lugares, motor gasolina custo Y , o resultado que vais ter, é tipo um 1.5 dci 130 cv e um 1.6 16v 90cv por exemplo
Alem disso como já foi falado varias vezes, tem que se juntar à equação a relação de caixa de velocidades.
Podes ter 2 carros exactamente iguais, com a unica diferença da relação de caixa, e o resultado é uma grande maquina e uma arrastadeira.
Quando se compara diesel vs gasolina, temos que ter muito em conta a relação de caixa, pois são motores com funcionamento diferente, rotações diferentes, binário máximo a rotações diferentes, etc, mas no que toca À potencia de trabalho é igual, 40 cv são sempre 40 cv seja diesel ou gasolina.
Tendo isto em conta a forma como essa potencia é transmitida às rodas, é que faz a diferença, e essa diferença está na caixa de velocidades.
Se tivermos 2 veÃculos comparativamente iguais, o diesel poderá ganhar na força de arranque, no entanto o gasolina ganhará na velocidade de ponta, e voltamos a ter aqui o beneficio, força no arranque ou velocidade de ponta.
Voltando À questão do exemplo, o que tem que ser analisado é o custo/beneficio, e o ideal será termos o beneficio pelo menor custo possÃvel.
Conforme o exemplo, temos um veiculo igual com varias motorizações diferentes e preços diferentes, para o mesmo beneficio, o bifuel, a médio-longo prazo é o que apresenta melhor custo/beneficio e o diesel o pior custo/beneficio.
Vir misturar veÃculos diferentes (benefÃcios diferentes) faz com que não seja possÃvel fazer a comparação para o beneficio analisado.
Se fores comparar velocidades, independentemente do resto (mesmo beneficio) já é possÃvel fazer comparações.
Por isso é que ao estarmos a comparar diesel vs gasolina, temos primeiro que encontrar o beneficio que pretendemos analisar. Pois como são motores diferentes, com formas diferentes de funcionamento nunca vais conseguir fazer uma comparação.
Os motores diesel, normalmente tem sempre uma cilindrada maior que os gasolina para a mesma gama de potencia, alem disso há o facto de ser ou não ser atmosférico, conforme expliquei antes, faz bastante diferença.
Em relação às conversões de unidades de medição, não são nada de novo, as minhas aulas de mecanização foram generosas no que toca a definições, conversões, historia e muito mais