Autor Tópico: Registo automóvel ainda não está em meu nome  (Lida 17884 vezes)

Offline Ganzado75

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Alhos Vedros
  • Garagem : Megane IV Sport Tourer GT Line 1.6 , Captur 0.9 Tce
Re: Registo automóvel ainda não está em meu nome
« Responder #30 em: 27 de Julho de 2017, 09:54 am »
não te quero assustar mas esse carro tem alguma historia estranha por tras....  :police:..

Offline jotaagá

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: quinta do conde
  • Captur dci110
« Responder #31 em: 27 de Julho de 2017, 10:20 am »
@mfpr
Boas!

Olha o que te tenho a dizer é que deves começar a desconfiar e começar a arranjar documentação que comprove a tua compra desse carro ao vendedor, leia-se a promessa de compra e venda que deves ter feito, o contrato de venda onde até conste a assunpção de garantia do carro pelo vendedor, as demonstrações dos pagamentos existidos para pagar o carro e por último a factura factura claro.

Qualquer carro para ser importado para Portugal tem de ter declarações de conformidade do IMT (homologação do modelo, IPO, certificado de conformidade europeu, etc); ora sendo um carro que foi importado e já está matriculado (está matriculado, certo?) esta documentação estará correta e em conformidade digo eu. Está aqui um local onde podes eventualmente te dirigir ou solicitar informação sobre o teu carro.

A titulo de exemplo, caso interesse deixo um dos muitos exemplos de importar um carro que existem na net e onde explica todos os passos que teve de dar e por aqui podes concluir que se o teu carro está matriculado, julgo que podes concluir que no que respeita a documentação de importação estará legal (não me vou atrever a equacionar matricula falsa ou filme desse tipo, seria demasiado "arrojado").

Com base nisto que escrevi é que te sugiro que elabores desde já um dossier documental com o historial de compra do teu carro (não acredito em bruxas mas que as há... há!), pois caso o assunto venha a descambar convir-te-á possuir toda e mais alguma documentação.

Por último o vendedor dum carro que assuma o registo do carro para o nome do comprador tem 60 dias para o fazer, importado ou não!

Entre particulares; Quem vende um carro e preencha o DUA deve ficar com uma cópia do mesmo, datar a data de venda na página 2 e ficar (caso seja o comprador a trocar a propriedade do carro) com cópia do C.C. (já sei que aparecerá a situação de que agora os bancos não podem ficar com fotocopias dos bilhete de identidade, etc. Isto é entre particulares, fotocópia, tracada com 2 riscos na diagonal em cima ou embaixo de forma a que não tape nenhum dado, pode tapara foto e... siga).

Quem compra o carro deverá ficar com indicação escrita que o vendedor procederá à troca de propriedade ou em caso de ser ele quem procederá a isso, deverá ficar com cópia do C.C. do vendedor e... tem 60 dias para proceder à troca de propriedade.

Cuidado a quem vende um carro a outro particular, se o carro está a menos de 60 dias de pagar o IUC; depois se tiver o IUC para pagar porque o comprador ainda está nos 60 dias de prazo para trocar... "chapéu"!

Cumprimentos

Offline Farfalho

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
« Responder #32 em: 27 de Julho de 2017, 11:16 am »
Muito simples, existe um documento chamado DAV - Documento Alfandegário do Veículo onde consta todos os custos de importação.
Essa importação origina um DUA que deve chegar no prazo de 2 meses pois esse DAV não serve como DUA. Portanto neste momento deves apertar.

Quanto a troca de registo entre privados, basta ir a uma conservatória que realizam o processo todo onde só fornecemos os C.C e depois assinamos a declaração de venda estando em conforme. Depois efectua-se pagamento conforme acordado. Ninguém preenche DUA.
O vendedor fica com uma cópia da declaração, o novo proprietário fica com outra e é-lhe carimbado o DUA que irá ser substituído sendo enviado o novo para casa. 65€.

Offline mfpr

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Amora
« Responder #33 em: 27 de Julho de 2017, 11:32 am »
Obrigada pelas informações , vou agora passar no stand pois não estao a atender e isto já me está a chatear,vou pedir p ir ao registo e pedir nova via. o carro tem matricula portuguesa já, quanto a DAV tem validade ?

Offline Farfalho

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
« Responder #34 em: 27 de Julho de 2017, 12:21 pm »
Tem validade como documento comprovativo contudo não substitui o DUA, creio que é passada uma guia que necessita ser renovada caso o DUA demore a chegar. Porém, partindo do princípio que a viatura tem um DAV, o DUA já deveria ter chegado ou o stand ter uma guia.
No final acaba por ir para eles o dever e responsabilidade.

Offline mfpr

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #35 em: 27 de Julho de 2017, 12:24 pm »
Já falai com o stand, diz que tem uma série de carros com o mesmo atraso.... Que é aguardar... Temos a renovação da circulação sim

Offline CarM

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
« Responder #36 em: 29 de Julho de 2017, 10:12 am »
E fatura da compra do carro, tens?
« Última modificação: 29 de Julho de 2017, 12:21 pm por Tony da Buzina »

Offline rike1

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa - Portugal
« Responder #37 em: 31 de Julho de 2017, 11:32 am »
Não sei como se processa, mas sei que há stand que conseguem obter a informação do estado do DUA.

Sei que a minha mãe quando adquiriu o carro dela (na Carclasse) o DUA tambem demorou imenso a chegar.

Não sei como mas eles conseguir saber que o DUA já tinha sido emitido e que já estava na posso dos Correios. O que é certo é que no dia a seguir o DUA estava na caixa do Correio.

Por isso deve existir alguma forma de saber em que estado está o DUA. Agora como também não sei.

Offline mfpr

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #38 em: 11 de Agosto de 2017, 08:29 am »
.
Caríssimos, finalmente o DUA chegou ontem ao fim de quase 5 meses, vou hoje ligar p stand, agora creio que tenho de ir pagar o imposto de selo, o carro é de novembro mas tenho de o pagar agora né ?

Offline ArturS

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: S. Maria da Feira
  • Garagem : Clio IV Sport Tourer
« Responder #39 em: 11 de Agosto de 2017, 17:24 pm »
Não tenho a certeza mas penso que só será pago no mês do carro. No entanto se fores ao teu portal das finanças e pesquisar na área do IUC, já ficarás a saber

Offline mfpr

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #40 em: 11 de Agosto de 2017, 19:26 pm »
Pois tenho de me.informar na segunda feira . vou ao site das finanças e já aparece lá o carro, mas na consulta de documentos IUC não aparece nada. Seria suposto aparecer alguma nota para liquidação ?? A matrícula é de março , o carro  é de novembro....

Offline ArturS

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #41 em: 11 de Agosto de 2017, 23:00 pm »
O documento só costuma aparecer no mês anterior ao de pagamento. Em veículos importados, para efeitos de pagamento do imposto, o que conta é o mês em que o carro foi registado em Portugal.

Offline ArturS

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #42 em: 11 de Agosto de 2017, 23:13 pm »
Pelo que percebi,  a matrícula foi atribuída em Portugal em Março, mas a data de primeira matrícula no país de origem, é de Novembro, certo? Nesse caso, o imposto é pago em Março, ou seja, este ano é da responsabilidade de quem te vendeu.
 Pelo menos foi assim que me informaram, visto que no meu caso foi igual.

Offline luisnogueira

• Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
« Responder #43 em: 13 de Agosto de 2017, 15:09 pm »
O IUC é sempre liquidado no mês de "nascimento" do carro. O que é no mês de matrícula é a inspeção. Isso é que tens de ter em atenção, porque se a matrícula portuguesa é de Março, a IPO passará a acontecer em Março, ao contrário dos carros nacionais que geralmente o mês do IUC é o mesmo da IPO.

Offline ArturS

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #44 em: 13 de Agosto de 2017, 19:00 pm »
Mas foi isso que eu disse :)