Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
registe-se
se ainda não for membro.
28 de Novembro de 2024, 20:30 pm
InÃcio
Forum
Ajuda
Pesquisa
Contacto
Entrar
Registe-se
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica
»
Motor
»
Erro injecção laguna 1.6 16V
« anterior
seguinte »
Imprimir
Páginas: [
1
]
2
3
Ir para o fundo
Autor
Tópico: Erro injecção laguna 1.6 16V (Lida 9300 vezes)
Gonçalo Miguel
Initiale Paris
0.9 TCe
Localidade: Loures
Garagem : Laguna II Break 1.6 GPL (BRC) Audi A6 2.5 Quattro
Erro injecção laguna 1.6 16V
«
em:
10 de Maio de 2017, 08:48 am »
Boas pessoal..
Pois é.. no Domingo a minha laguna fez os 305mil e decidiu presentear-me com uma dor de cabeça..
Fui a santarém, e no regresso pela A1 decidiu dar erro na injecção..
Fiquei sem acelerador e entrou em safe mode.
Encostei, desliguei a ficha que liga na borboleta (potenciómetro?), voltei a ligar, ligo a carrinha e na boa, tudo normal, não se passava nada, lá segui viagem a 120KM/h.
Nem 5 minutos depois, novamente o mesmo problema..
Encostei, repito o processo e novamente na boa, não se passa nada..
Arranco, decido ir a 80KM/h e ela volta ao mesmo passado um bocado, mas desta vez a indicar que verifique o anti-poluição (em momento algum desde que tenho a carrinha vi isto)..
Bem, lá encostei e chamei o reboque.
Cheguei a casa, ligo a maquina e os erros que deram foram :
DF328 Circuito potenciómetro borboleta
DF121 Binário pedido não exequÃvel
DF122 Ausência informações multiplexadas de injecção.
Após limpeza dos erros, desapareceram os alertas de injecção e anti poluição (como seria de esperar).
Ligo a carrinha, pegou ao relantim, sem problemas, quando acelera-se entre as 2000 e as 3000 dá logo erro de injecção e entra em safe mode.
Volto a ligar a máquina e os erros que daà deu foram os seguintes :
DF328 Circuito potenciómetro da borboleta
DF095 Circuito potenciómetro da borboleta pista 1
Tentei procurar estes erros, mas sem grandes resultados.
Uma vez que é borboleta electrónica, suponho que o problema esteja na borboleta.
De salientar que o problema se manifesta tanto a gasolina como a GPL..
O motor é o 1.6 16v K4M ..
Faltam 6000km para a próxima revisão..
Acho que vou tentar arranjar um corpo da borboleta novo e potenciómetro novo , a dúvida está se será efectivamente problema dele , mas perante ler no erro pista 1 do potenciómetro, sabendo que ele tem 3 pistas, suponho que seja dele o erro, mas queria uma opinião vossa...
Procurei na pesquisa mas não encontrei resultados pelos erros em especÃfico..
Grato desde já pela vossa atenção e ajuda
Registado
bruno065
1.0 SCe
Localidade: Aveiro
Re: Erro injecção laguna 1.6 16V
«
Responder #1 em:
10 de Maio de 2017, 09:41 am »
Não tenho a certeza absoluta do que vou dizer, mas tenho a vaga ideia que esses potenciometros trabalham com resistencia variável. Liga um multÃmetro e tenta ler a resistência entre as pistas à medida que mexes na borboleta.
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
Utilizador: sls
Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
«
Responder #2 em:
10 de Maio de 2017, 12:09 pm »
Verifica também se o pedal do acelerador tem lá o potenciómetro. Se tiver verifica a ficha.
Depois verifica a ficha que vai ao calculador de injecção.
Usa spray de limpa contactos.
Verifica a possibilidade de entradas de ar na admissão após a borboleta.
Isso parece um tÃpico mau contacto.
Registado
Gonçalo Miguel
Initiale Paris
0.9 TCe
«
Responder #3 em:
10 de Maio de 2017, 12:33 pm »
Obrigado pelos auxÃlios..
A questão do multÃmetro não testei, a questão do pedal do acelerador, já me ocorreu que possa ser a ficha que lá está..
Quanto ao limpa contactos, foi a primeira coisa que fiz aquando do erro (mesmo na A1)..
Limpei o contacto do potenciómetro da borboleta, do medidor de temperatura de ar da admissão, e de uma peça que existe espalmada logo a seguir ao potenciómetro da borboleta (ao lado, colocado no colector)..
Pode no momento resolver, mas volta logo ao mesmo assim que subo às 2000Rpm..
Já pensei na questão de alguma entrada de ar no colector, mas efectivamente, uma vez que o relantim por vezes oscila um bocado e quase cai à s 500Rpm (ou caÃa vá).. vou aproveitar para limpar e colocar o'rings novos no colector etc..
A ver se amanhã consigo dar uma vista de olhos na ficha do pedal do acelerador (na ausência da laguna tenho de andar com a Audi, que em cidade bebe que até dói.. faz falta o Laguna)..
«
Última modificação: 10 de Maio de 2017, 12:35 pm por Gonçalo Miguel
»
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
«
Responder #4 em:
10 de Maio de 2017, 12:52 pm »
Se o relantim está instável também pode ser um problema nas velas e bobines.
Registado
Gonçalo Miguel
Initiale Paris
0.9 TCe
«
Responder #5 em:
10 de Maio de 2017, 13:17 pm »
Mas o relantim sempre esteve assim.. Por vezes ao desembraiar o ponteiro das rotações descia para as 500Rpm, ou em pára-arranca poderia acontecer o mesmo..
Bobines à 1ª vista parecem OK mas não sei, as velas pelo que me disseram à 9000Km aquando da ultima revisão, estavam ok.....
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
«
Responder #6 em:
10 de Maio de 2017, 17:15 pm »
E a borboleta está suja? Pode também ser dos vedantes, por isso é que deves verificar se há entradas de ar.
Registado
Gonçalo Miguel
Initiale Paris
0.9 TCe
«
Responder #7 em:
11 de Maio de 2017, 21:47 pm »
Boas ,
A Borboleta está limpa.
Fui verificar a ficha do pedal do acelerador, sem problemas aparentes. após desligar, limpar e ligar, o problema mantém-se..
A ver se agora de fim-de-semana vem o bom tempo para me debruçar sobre este problema..
Vou aproveitar para vedar possÃveis entradas de ar, mas será isso que depois causaria o erro colocando o carro em safe mode?
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
«
Responder #8 em:
11 de Maio de 2017, 22:23 pm »
Se entrar ar sem ser pela borboleta, vai obrigar a centralina estar a corrigir a mistura, porque os gases não correspondem à mistura que supostamente está a ser feita.
Quando ocorrem uma sequência de erros, a centralina assinala o erro e entra em safe mode
A centralina não tem a capacidade de perceber se existe uma fuga ou se é a borboleta que não esta a abrir ou a fechar o suficiente, ou se a quantidade de ar medido corresponde ao real, etc
O problema para ser bem identificado, tem que ser analisado os valores registados pelos vários sensores e perceber se é o sensor que está avariado e a dar valores errados, ou se está correcto e há algo que provoca o valor errado.
Por isso o melhor é começar pelo mais fácil, que é procurar fugas, há sprays próprios para isso.
Depois é verificar os sensores da alimentação e escape a ver se os valores estão dentro do padrão ou não e quais as divergências encontradas.
Testar a borboleta.
Só depois de um diagnóstico correcto, e caso seja realmente necessário parte-se para a substituição/reparação dos componentes que provocam isso.
Registado
Gonçalo Miguel
Initiale Paris
0.9 TCe
«
Responder #9 em:
12 de Maio de 2017, 18:49 pm »
Obrigado pela ajuda.
Na semana anterior foi à inspecção e foi a minha sorte a avaria ter sido depois hehehe
Sim vou tratar dessas entradas de ar caso existam.
Obrigado , darei novidades assim que tenha
Registado
Gonçalo Miguel
Initiale Paris
0.9 TCe
«
Responder #10 em:
14 de Maio de 2017, 17:08 pm »
Boas,
Novidades :
Colector da admissão removido após verificar que tinha entradas de ar através do mesmo.
Verificada a ficha que liga ao pedal do acelerador.
Corrigidas as entradas de ar, voltei a ligar o carro, pega, mas aponta logo o erro do potenciómetro da borboleta..
E confirmo ser do potenciómetro da borboleta pois ele apontou erro do pedal do acelerador, porque eu liguei a bateria e esqueci-me de ligar a ficha do acelerador.
Após ligar e procurar erros, desapareceu, apenas apontando para erro do potenciómetro da borboleta..
Ao ver a descrição, indica que existe uma coerência entre a pista 1 e 2..
Procurando na internet, encontrei um forum ingles com uma pessoa com o mesmo problema mas no motor 2.0 e que só resolveu após a substituição da borboleta.
Indicou pelo que percebi que tinha um problema num dos pinos da ficha, mas do lado do corpo da borboleta e não do cabo em si..
Alguma ideia ou avanço com a substituição?
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
«
Responder #11 em:
15 de Maio de 2017, 13:04 pm »
Se for só mau contacto, inclinar ligeiramente o pino para fazer mais pressão quando a ficha está encaixada costuma dar resultado.
Verificar se não é nenhum problema na soldadura dos terminais ou algo do género.
Se nada disso resolver, há a possibilidade de comprar uma nova, mas também há casas que vendem e reparam borboletas.
«
Última modificação: 15 de Maio de 2017, 13:12 pm por Tony da Buzina
»
Registado
Gonçalo Miguel
Initiale Paris
0.9 TCe
«
Responder #12 em:
15 de Maio de 2017, 13:49 pm »
Pois, Realmente procurando na net, o que falam é o pino 5 que deixava de fazer contacto.. a ficha por vezes ao desligar e ligar o erro desaparece, passado um bocado surge logo.. só não sei se o problema está na ficha na borboleta, ou na ficha fêmea que liga na borboleta.....
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
«
Responder #13 em:
16 de Maio de 2017, 01:02 am »
Se perceberes alguma coisa de electricidade, olha para as fichas com olhos de ver e verifica se há problemas na cablagem.
Registado
Gonçalo Miguel
Initiale Paris
0.9 TCe
«
Responder #14 em:
16 de Maio de 2017, 07:59 am »
Boas,
Fiz isso precisamente ontem ao fim do dia.
A ficha está em bom estado, não apresenta sujidade.
Os fios também, estão sujos mas não aparentam estar partidos e nenhum está descarnado.
Olhando para a ficha na borboleta, não está suja, e tocando levemente pino a pino, não se nota nenhuma irregularidade ou que estejam soltos..
A verdade é que o erro desapareceu após isto, mas mal o motor roda e pega, o erro surge logo e fica logo em safe mode......
Registado
Imprimir
Páginas: [
1
]
2
3
Ir para o topo
« anterior
seguinte »
Forum RenaultPT
»