Autor Tópico: GPL Captur 0.9Tce 2017  (Lida 10988 vezes)

Offline FredericoRodrigues

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GPL Captur 0.9Tce 2017
« em: 04 de Julho de 2017, 17:08 pm »
Boas pessoal,
Fiz uma pequena pesquisa e não vi ninguém com GPL montado num Captur de 2017.
Disseram-me que no lugar do pneu suplente o Captur tem marcado o n.º de chassi, pelo que para fazer a instalação é necessário fazer o pedido de regravação do n.º noutro local. Já retirei o pneu e procurei e não encontrei nada.
Será que de 2016 para 2017 a Renault gravou o n.º noutro local?

Algum curioso que saiba a resposta?

Abraços e vemo-nos por ai. 

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Re: GPL Captur 0.9Tce 2017
« Responder #1 em: 04 de Julho de 2017, 17:14 pm »
No captur não sei onde está gravado o numero, mas um instalador de gpl de certo que sabe o que é necessário tratar caso seja necessário fazer tal coisa.
É preciso ver que o captur é um carro recente, tendo em conta que a grande maioria é diesel é bem provável que haja muito poucos ou nenhuns convertidos para gpl.

Offline profiesta

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Re: GPL Captur 0.9Tce 2017
« Responder #2 em: 04 de Julho de 2017, 18:53 pm »

Offline CarM

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Re: GPL Captur 0.9Tce 2017
« Responder #3 em: 04 de Julho de 2017, 22:46 pm »
Esse motor tem sedes das válvulas macias, o que afasta uns quantos potenciais interessados... ainda assim sabe-se de lubrificação automática para contornar essa menos valia.. sabe-se ainda que a Dacia usa esse motor com GPL, mas a Renault não...

Offline MRC

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Re: GPL Captur 0.9Tce 2017
« Responder #4 em: 04 de Julho de 2017, 23:19 pm »
Sedes macias um tce? lol

Onde foste buscar essa informação?
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Offline CarM

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Re: GPL Captur 0.9Tce 2017
« Responder #5 em: 05 de Julho de 2017, 23:05 pm »
Muita mesmo, aqui no fórum.. no 0.9 tce.. o mesmo já não se verifica em outros tce..

Offline MRC

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Re: GPL Captur 0.9Tce 2017
« Responder #6 em: 05 de Julho de 2017, 23:59 pm »
Mas alguma fonte oficial? É que acho estranho um motor moderno como esse, numa Europa onde o chumbo já não existe, ter sedes macias.
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Re: GPL Captur 0.9Tce 2017
« Responder #7 em: 06 de Julho de 2017, 00:21 am »
E que informação é essa, podes indicar?

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Re: GPL Captur 0.9Tce 2017
« Responder #8 em: 06 de Julho de 2017, 00:35 am »

Offline FredericoRodrigues

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Re: GPL Captur 0.9Tce 2017
« Responder #9 em: 07 de Julho de 2017, 09:51 am »
Após uma "vistoria" ao carro encontrei o n.º de chassi gravado no pilar da porta do pendura. No lugar do pneu suplente continuo sem encontrar nada. Pode ser que tenham mudado o sitio da gravação. Menos uma despesa no que toca à alteração para GPL, a regravação ronda os 230€ mais 50€ da papelada no IMTT.
Em relação ao que dizem sobre a lubrificação, há instaladores que aconselham outros dizem que não precisa.

Offline jotaagá

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Re: GPL Captur 0.9Tce 2017
« Responder #10 em: 07 de Julho de 2017, 10:30 am »
Boas
Ó FredericoRodrigues o teu Captur não traz um livro de proprietário?

Se não o traz encontra-lo aqui: http://pt.e-guide.renault.com/ptg/Captur.

Descarrega lá o manual através do link em cima à direita "descarregar o manual" e depois lê lá o que diz o capitulo 6, na página 6.2

A Renault não gravou o nº. em outro qualquer local, o nº. está onde o encontraste e no pára brisas, passivel d eleitura fora do veículo no lado do condutor.

Não sei quem tal te disse sobre o nº. no pneu suplente mas tal só se fosse a partir desta reestilização do carro o que não faz qualquer sentido colocar tal informação no local do pneu suplente, ou seja terias de tirar o pneu para ler o nº.

Parece-me um pouco descabido!

Cumprimentos

Offline FredericoRodrigues

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Re: GPL Captur 0.9Tce 2017
« Responder #11 em: 07 de Julho de 2017, 10:41 am »
Não me refiro às "placas" de identificação mas à "gravação" fisica por punção.
Mas, agradeço a ajuda.

Offline jotaagá

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Re: GPL Captur 0.9Tce 2017
« Responder #12 em: 07 de Julho de 2017, 15:15 pm »
Debaixo da alcatifa no lugar do passageiro

Offline scenick

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Re: GPL Captur 0.9Tce 2017
« Responder #13 em: 07 de Julho de 2017, 17:04 pm »
Se calhar o melhor é procurar o nº de chassis no pilar B lado dtº.

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Re: GPL Captur 0.9Tce 2017
« Responder #14 em: 08 de Julho de 2017, 00:10 am »
Em relação À questão da necessidade de utilização ou não do aditivo junto com o gpl deve-se à questão da necessidade de proteger as sedes das válvulas para evitar o desgaste prematuro destas causado pelo efeito de soldar que pode ocorrer entre os metais da válvula e da sede da válvula devido às temperaturas elevadas (a temperatura gerada pela combustão do gpl é superior à da gasolina).

Quando o carro trabalha só a gasolina existem depósitos de carvão dentro dos cilindros, esse carvão juntamente com as propriedades da gasolina criam uma camada protectora que evita o contacto directo entre o metal da válvula e o metal da sede da válvula. Como o gpl tem um poder detergente superior ao da gasolina, acaba por limpar essa camada protectora.
O dito aditivo, o que vai fazer é baixar a temperatura de combustão e criar a dita camada protectora.
Os kits de gpl que injectam gasolina de x em x ciclos, fazem o mesmo efeito que o dito aditivo e por isso não é necessário esse extra.
Os kits de gpl que não têm essa função, é recomendada a utilização desse aditivo, principalmente para os motores que têm metais mais macios.

Essa protecção criada quer pela gasolina, quer pelo aditivo, actua principalmente nas válvulas de admissão, porque depois da combustão o que resta é carvão e a protecção que fazem às válvulas de escape é igual à utilização da gasolina

As válvulas de admissão são as que sofrem mais pois são as que estão a receber maiores variações térmicas durante o funcionamento do motor, quer seja a gasolina quer a gpl por ser mais frio que a gasolina.
Um carro a gpl irá necessitar de uma maior atenção às folgas das válvulas nos casos em que têm afinação manual.

Estas foram as explicações que o meu instalador me deu sobre este assunto.
« Última modificação: 08 de Julho de 2017, 00:16 am por Tony da Buzina »