Hoje vou fugir um pouco á forma como este tópico tem sido abordado. Vou falar um pouco do meu passado como ouvinte e fã de música de correntes mais alternativas. Neste âmbito era eu um chavaleco com pouco mais de 11 anos (estamos a falar do ano 1981), além das rádios que existiam em onda média (RDP, RR) que depois tinham a sua réplica no FM, só uma na altura me chamava a atenção e era o FM estéreo da Rádio Comercial. Nomes como Jorge Pêgo (TNT) José Ramos (Vapor), Luis Filipe Barros (Rock em Stock), e principalmente o entretanto falecido António Sérgio (Som DaFrente).
Foi este senhor que me despertou o interesse por ir em busca de música diferente e aqui surge uma pequena editora independente de nome 4AD, que tinha ao leme Ivo Watts-Russell, um tipo meio amalucado, que passou a juventude a assistir aos programas de John Peel na BBC. Esta pequena editora teve nomes nos anos da década de 1980 como Bauhaus, The The (alter ego de Matt Johnson), Cocteau Twins, This Mortal Coil, A R Kane, Colourbox, Pixies e Breeders. Como não quero vos maçar muito com grandes detalhes, vou deixar aqui uns exemplos do que falo:
Bauhaus
Cocteau Twins:
This Mortal Coil:
The The:
A R Kane e Colourbox juntos deu isto – MARRS:
Pixies:
The Pixies - There Goes My Gun (Embedding disabled, limit reached)
Por hoje já não vos chateio mais com os meu gostos musicais, estranhos para alguns, mas pronto, se todos gostássemos do mesmo isto era uma seca.