luis mas para isso à uma preparação previa.
Por exemplo, no caso do meu jipe, de origem vem com 29" e eu montei lá uns 33":
Fui ver se roçavam... não roçam...
Certifiquei-me que não saiam da carroçaria
E por fim ajustei o velocimetro para que este não contasse menos que a velocidade real.
No fim não tive problemas nenhuns, é obvio que passou...
Se já sabes as condições... só tens de cumprir com aquilo que te é exigido e não terás problemas nenhum, por isso não compreendo essa do ser um risco.
Ou dizes que o problema é o carro ir a circular com o conjunto jante/pneus que não estão referido no DUA. Em lado nenhum diz que o carro tem de ir a circular até ao local do teste. Queres ter a certeza que não levas uma multa enquanto levas o carro aos testes? É muito simples... metes o carro em cima do reboque... qual é a duvida?
Se não estás para isso... há sempre a hipótese de levares dentro do carro o conjunto de jantes/pneus que queres averbar e o conjunto de origem a rolar. Assim também ninguém te chateia.
Agora eu não vejo risco nenhum...