Faz uma limpeza na valvula EGRbem agora parecia estar a ficar doido...vi o topico e pensei "ma eu acabei de responder e este assunto" criaste um novo topico, bastava teres pedido a um administrador para o mudar de local...
não á problema todos estamos aqui para ajudar!!! andei a tentar encontrar um topico á cerca da egr, mas até eu já me perdi. sabes o que é e onde fica?
A primeira coisa a verificar será realmente a EGR. Se fores à secção dos DIY verás o procedimento descrito para uma Mégane (para a Laguna é muito parecido). Atenção que depois de limpa a EGR será necessário ligar o carro à CLIP para aprender os novos valores.Se não for isso, atenção que poderá ser problema de turbo - não sei se já sabes, mas esses motores deram muuuuuuuita raia de turbo, e se o teu carro já vai com 190.000 km com o turbo de origem, eu gastaria algum dinheiro para me verem se o mesmo está bom de saúde... Poderá ser o veio com folga/desiquilÃbrio e daà as perdas de potência nessas faixas de rotação...
se sabes onde é isso é meio caminho andado, se não tiveres grande geito para a "bricolage" ou falta de ferramenta (acho que á apenas um roquete com uma chave 10 ou 13) o melhor é ires ao teu mecanico habitual, caso tenhas tudo é bastante facil.1-desapertas e retiras um tubo do intercooler que liga á borboleta abafadora, (aquela peça preta que está logo por cima da EGR)2-com um chave desapertas os 3 parafusos da borboleta abafadora para retirares a mesma (é necessario esta peça sair para teres acesso á EGR)3-desligas a ficha da EGR e retiras os 3 parafusos que a apertãoO problema está em tirar a EGR fora, pois devido ao carvão normalmente custa bastante a sair, não deves roda-la pois podes abri-la (ficas com metade da valvula na mão) ainda assim a melhor maneira de a tirar é rodando-a, eu explico para a rodares não podes pegar na valvula apenas na parte visivel e toca a rodar, tem que usar uma ferramenta que aches apropriada para encaixares na furação da valvula apanhando as duas metades da mesma e aà sim podes começar a rodar para ir saindo, eu usei um alicate de freios.Parece complicado mas é bastante simples, não me consigo explicar melhor...4-Depois basta limpares a valvula bem limpinha e o "tubo onde ela encaixa.5-Voltar a montar tudo não esquecendo de ligar de novo a ficha
quando limpares a EGR diz como ficou...assim os topicos vão tendo uma conclusão ao problema, isto permite ajudar outros user que venham a seguir com o mesmo problema.
se continua a ter falhas eu aponto mais para um problema de injecção que de turbo, nada como fazer um teste á injecção.