Autor Tópico: falhas ao acelerar...  (Lida 27932 vezes)

Offline sepol71

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto Salvo
falhas ao acelerar...
« em: 21 de Setembro de 2010, 01:54 am »

boas...
ultimamente ao acelerar tenho quebras /soluços , o que ao ultrapassar causa perda de velocidade.Fiz a revisão onde mudei os filtros todos..e mesmo assim faz estas quebras. alguém sabe ou já teve este problema nalgum laguna 1.9 dci 2002, com 190.000km.

Offline urui

• 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : Renault Laguna 1.9dci com açucar e Clio 1.9dti
Re: falhas ao acelerar...
« Responder #1 em: 21 de Setembro de 2010, 02:01 am »
Faz uma limpeza na valvula EGR
bem agora parecia estar a ficar doido...vi o topico e pensei "ma eu acabei de responder e este assunto" criaste um novo topico, bastava teres pedido a um administrador para o mudar de local...
« Última modificação: 21 de Setembro de 2010, 02:04 am por urui »
Renault...o disign deixa-as a babar da junta

Offline sepol71

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 21 de Setembro de 2010, 02:07 am »
Faz uma limpeza na valvula EGR
bem agora parecia estar a ficar doido...vi o topico e pensei "ma eu acabei de responder e este assunto" criaste um novo topico, bastava teres pedido a um administrador para o mudar de local...

ok..
sou novo por aqui ando um pouco perdido..como usar todas as possibilidades deste forum...lol

Offline urui

• 1.6 TCe
  • *
« Responder #3 em: 21 de Setembro de 2010, 02:11 am »
não á problema todos estamos aqui para ajudar!!! andei a tentar encontrar um topico á cerca da egr, mas até eu já me perdi. sabes o que é e onde fica?

Offline sepol71

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 21 de Setembro de 2010, 02:14 am »
não á problema todos estamos aqui para ajudar!!! andei a tentar encontrar um topico á cerca da egr, mas até eu já me perdi. sabes o que é e onde fica?

sim sei, por acaso a egr foi mudada aos 100.000km devido avaria.
mas nao sei desmontar, se houvesse um topico sobre isso era porreiro.

Offline urui

• 1.6 TCe
  • *
« Responder #5 em: 21 de Setembro de 2010, 02:35 am »
se sabes onde é isso é meio caminho andado, se não tiveres grande geito para a "bricolage" ou falta de ferramenta (acho que á apenas um roquete com uma chave 10 ou 13) o melhor é ires ao teu mecanico habitual, caso tenhas tudo é bastante facil.
1-desapertas e retiras um tubo do intercooler que liga á borboleta abafadora, (aquela peça preta que está logo por cima da EGR)
2-com um chave desapertas os 3 parafusos da borboleta abafadora para retirares a mesma (é necessario esta peça sair para teres acesso á EGR)
3-desligas a ficha da EGR e retiras os 3 parafusos que a apertão

O problema está em tirar a EGR fora, pois devido ao carvão normalmente custa bastante a sair, não deves roda-la pois podes abri-la (ficas com metade da valvula na mão) ainda assim a melhor maneira de a tirar é rodando-a, eu explico para a rodares não podes pegar na valvula apenas na parte visivel e toca a rodar, tem que usar uma ferramenta que aches apropriada para encaixares na furação da valvula apanhando as duas metades da mesma e aí sim podes começar a rodar para ir saindo, eu usei um alicate de freios.
Parece complicado mas é bastante simples, não me consigo explicar melhor...

4-Depois basta limpares a valvula bem limpinha e o "tubo onde ela encaixa.

5-Voltar a montar tudo não esquecendo de ligar de novo a ficha

Offline carlosbat

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Seixal
« Responder #6 em: 21 de Setembro de 2010, 08:31 am »
Ora viva,

Espero mesmo que seja apenas isso... no teu caso e no meu... :wink:

A minha (Laguna 1.9dci) por vezes também faz uma pequena falha, embora seja mesmo muito pequena, na passagem das 2000rpm (+/- por aí)

Quando a adquiri (há 2/3 meses), fazia mais frequentemente e depois com o andamento, foi fazendo cada vez menos, levando-me até inicialmente a pensar que poderia ser do combustível... mas depois de andar por aqui e ler algures noutro tópico, que a EGR excessivamente suja se manifesta desta forma, fiquei convencido que seria esta a causa... no meu caso, como tenho que levá-la a fazer a revisão, vou pedir na oficina para se limpar a EGR e talvez até lá esteja para ver como se faz...  :grin:

cumps
Laguna II Break Expression 1.9dci 120cv 11/2003
Fiesta Guia 1.3ie 60cv 10/1993 [IMG]http://img223

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Renault Grand Scénic 1.6 dci Bose Edition
« Responder #7 em: 21 de Setembro de 2010, 09:03 am »
A primeira coisa a verificar será realmente a EGR. Se fores à secção dos DIY verás o procedimento descrito para uma Mégane (para a Laguna é muito parecido). Atenção que depois de limpa a EGR será necessário ligar o carro à CLIP para aprender os novos valores.

Se não for isso, atenção que poderá ser problema de turbo - não sei se já sabes, mas esses motores deram muuuuuuuita raia de turbo, e se o teu carro já vai com 190.000 km com o turbo de origem, eu gastaria algum dinheiro para me verem se o mesmo está bom de saúde... Poderá ser o veio com folga/desiquilíbrio e daí as perdas de potência nessas faixas de rotação...
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...

Offline sepol71

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #8 em: 21 de Setembro de 2010, 14:00 pm »
A primeira coisa a verificar será realmente a EGR. Se fores à secção dos DIY verás o procedimento descrito para uma Mégane (para a Laguna é muito parecido). Atenção que depois de limpa a EGR será necessário ligar o carro à CLIP para aprender os novos valores.

Se não for isso, atenção que poderá ser problema de turbo - não sei se já sabes, mas esses motores deram muuuuuuuita raia de turbo, e se o teu carro já vai com 190.000 km com o turbo de origem, eu gastaria algum dinheiro para me verem se o mesmo está bom de saúde... Poderá ser o veio com folga/desiquilíbrio e daí as perdas de potência nessas faixas de rotação...

Boas.

Bem por acaso, o turbo já não é o de origem, já levou um novo logo ao inicio devido este modelo ter saído com problemas no turbo, pois levou também o intercooler (radiador) devido o mesmo ter uma fuga, e na altura o problema era fazer muito fumo preto e engasgar-se e levou uma EGR nova também, claro tudo pago pela garantia dado ter adquirido o mesmo apenas com 80.000km .
mas essa troca foi lá pelos 85.000km, e como já tem 190.000km o turbo deve estar se calhar a precisar de uma manutenção..mas vou tentar limpar a EGR e se continuar vou então optar por intervenção no turbo..

Obrigado

Offline urui

• 1.6 TCe
  • *
« Responder #9 em: 21 de Setembro de 2010, 20:23 pm »
quando limpares a EGR diz como ficou...assim os topicos vão tendo uma conclusão ao problema, isto permite ajudar outros user que venham a seguir com o mesmo problema.

Offline sepol71

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #10 em: 21 de Setembro de 2010, 20:30 pm »
se sabes onde é isso é meio caminho andado, se não tiveres grande geito para a "bricolage" ou falta de ferramenta (acho que á apenas um roquete com uma chave 10 ou 13) o melhor é ires ao teu mecanico habitual, caso tenhas tudo é bastante facil.
1-desapertas e retiras um tubo do intercooler que liga á borboleta abafadora, (aquela peça preta que está logo por cima da EGR)
2-com um chave desapertas os 3 parafusos da borboleta abafadora para retirares a mesma (é necessario esta peça sair para teres acesso á EGR)
3-desligas a ficha da EGR e retiras os 3 parafusos que a apertão

O problema está em tirar a EGR fora, pois devido ao carvão normalmente custa bastante a sair, não deves roda-la pois podes abri-la (ficas com metade da valvula na mão) ainda assim a melhor maneira de a tirar é rodando-a, eu explico para a rodares não podes pegar na valvula apenas na parte visivel e toca a rodar, tem que usar uma ferramenta que aches apropriada para encaixares na furação da valvula apanhando as duas metades da mesma e aí sim podes começar a rodar para ir saindo, eu usei um alicate de freios.
Parece complicado mas é bastante simples, não me consigo explicar melhor...

4-Depois basta limpares a valvula bem limpinha e o "tubo onde ela encaixa.

5-Voltar a montar tudo não esquecendo de ligar de novo a ficha

boas..

Procedi a desmontagem da EGR e efectuei a limpeza da EGR, apesar de não estar suja como em certas fotos de EGR que já cheguei a ver, voltei a colocar tudo no sitio, acontece que ao apertar a EGR deparei-me com uma situação, os 3 parafusos da EGR 1 é diferente dos restantes dois.
alguém sabe me dizer se isto é normal, pois o parafuso diferente não dá aperto.

Offline urui

• 1.6 TCe
  • *
« Responder #11 em: 21 de Setembro de 2010, 20:59 pm »
não sei se reparas-te mas os parafusos da borboleta abafadora são diferentes quer na cor quer no comprimento, são um pouco mais compridos, já me aconteceu quando estava a apertar a EGR os parafusos dela não darem aperto, em principio por causa da rosca gasta pois é aluminio, arranjei parafusos iguais aos da borboleta e foi só apertar, como são mais compridos já dão para apanhar rosca nova. Quanto á EGR a minha também não estava suja, mas se reparares onde ela encaixa tem 2 janelas de ligação entre os 2 tubos, na minha estavam completamente entopidos, assim como o resto do tubo estava cheio de carvão, parecia graxa.
« Última modificação: 21 de Setembro de 2010, 21:02 pm por urui »

Offline sepol71

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #12 em: 23 de Setembro de 2010, 20:22 pm »
quando limpares a EGR diz como ficou...assim os topicos vão tendo uma conclusão ao problema, isto permite ajudar outros user que venham a seguir com o mesmo problema.

Boas..

O facto de ter limpo a EGR, realmente noto que o motor ficou um pouco mais solto, mas continuo com o problema das falhas ao acelerar, por isso próxima etapa, sera uma revisão ao turbo.. já agora, alguém recomenda uma oficina que faça este tipo de trabalho, na área de Oeiras ou cascais..??

Obrigado..

Offline urui

• 1.6 TCe
  • *
« Responder #13 em: 24 de Setembro de 2010, 09:35 am »
se continua a ter falhas eu aponto mais para um problema de injecção que de turbo, nada como fazer um teste á injecção.

Offline sepol71

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #14 em: 24 de Setembro de 2010, 13:22 pm »
se continua a ter falhas eu aponto mais para um problema de injecção que de turbo, nada como fazer um teste á injecção.

boas...

Já tinha pensado nisso, pois a situação das falhas ocorre mais quando estou a circular tipo em 5ª  a 100 km/h e quero acelerar tipo para ultrapassar outro carro é ai que sinto falhas e perda de velocidade ( não desenvolve).