Vou dar a minha opinião, que tal como a dos outros vale o que vale e só espero ajudar numa decisão ponderada e acertada.O regime em que o motor se faz notar mais molengão, não deve ser muito diferente dos restantes motores, em particular com um só turbo, i.e. antes do binário máximo, abaixo das +/-2000rpm, isto independentemente da potência máxima. E quando a carga do veículo é maior é normal que isso seja ainda mais notório e penalizante nos consumos, com particular agravamento abaixo da temperatura óptima (isto costuma ocorrer quando saímos de manhã do estacionamento... quantos de nós não tem que subir logo uma rampa para o piso -1 e piso 0, antes de chegar à rua ?)Pelo que consegui apurar em várias casas de reprogramação e alguma pesquisa na internet, neste regime pouco ou nada se consegue melhorar. Aliás, tem acontecido que quanto maior a cilindrada do motor mais "preguiçoso" é para alcançar as tão desejadas 2000rpm, embora, claro, se tenha conseguido bastantes progressos nos últimos anos, mas não à custa de reprogramações ou kits de potência, foi mesmo na concepção dos motores.A partir destas rotações tudo pode acontecer ao gosto do cliente e do risco que está disposto a correr. E não falo só de risco em turbos, injecção ou taxas de compressão, falo também da embraiagem. É que recentemente tem acontecido que "simples" aumentos de 15Nm já fazem notar-se pela negativa na embraiagens de série, começando a patinar e a desgastar-se prematuramente. Note-se que o cliente que normalmente procura um aumento de potência não é o que tem o carro novo ou muito recente, é alguém que procura dar um novo alento ao que já tem e tentar dar um novo fôlego ao usado por se achar a perder o "comboio" da performance.Em resumo, para se conseguir melhorar o consumos é sempre preciso mais binário e mais binário trás desgastes prematuros e nunca se consegue reduzir substancialmente quando ele é realmente elevado, em arranques sucessivos, dentro da cidade abaixo das 2000rpm. O aumento de potência moderado é sempre bem vindo, mas o que é moderado para uns é pouco para outros e cada motor é um motor e o caso em concreto do 1.9dCi de 120cv aqui em causa, está longe de ser um exemplo de fiabilidade que permita pensar que "mexidas" de potência vão ser naturais e sem consequências indesejadas mesmo a curto prazo. Atenção, que não quero com isto dizer que todos os 1.9dCi de 120cv dão problemas, mas apenas que a frequência com que os deram e continuam a dar é elevada quando comparada com a maioria dos restantes, pelo que talvez não seja o melhor "candidato" para alterações, ainda para mais num veículo com mais de 1700Kgs...
Aliás, tem acontecido que quanto maior a cilindrada do motor mais "preguiçoso" é para alcançar as tão desejadas 2000rpm, embora, claro, se tenha conseguido bastantes progressos nos últimos anos, mas não à custa de reprogramações ou kits de potência, foi mesmo na concepção dos motores.
bem, de facto só tenho a agradecer mais uma vez a todos, pelas sinceras opinioes.acho que esta ultima explicação para pessoas como eu, que nada têm a ver com carros e deixo-me levar um pouco pelo que me dizem, foi excelente.Creio que não irei mesmo mexer na minha lindona (espace), um grande obrigado
Citação de: casota em 25 de Setembro de 2010, 19:14 pmbem, de facto só tenho a agradecer mais uma vez a todos, pelas sinceras opinioes.acho que esta ultima explicação para pessoas como eu, que nada têm a ver com carros e deixo-me levar um pouco pelo que me dizem, foi excelente.Creio que não irei mesmo mexer na minha lindona (espace), um grande obrigadoFaço minhas as tuas palavras. Pois eu era um dos que penssava também aumentar o binário por causa das baixas.Artur, tu és o verdadeiro "Saramago", com o devido respeito pelo sr., da mecânica.