Nova geração do Dacia Sandero mais próxima do… Volkswagen GolfA próxima geração do Dacia Sandero promete fazer estragos na concorrência. Poderá usar a plataforma CMF-B (do futuro Renault Clio) e terá também dimensões mais generosas, próximas de um Volkswagen Golf, avança a Auto Bild. Nascida em 2008, a primeira geração Dacia Sandero pretendia oferecer um utilitário a custos controlados. A fórmula estava certa — venderam-se centenas de milhares de unidades — porém era demasiado simplista.Por isso, em 2012 chegou a segunda geração (e atual também) do Sandero. Um modelo em tudo igual ao anterior (recorre à mesma base), porém com maior qualidade, mais equipamento e um design mais interessante.Em 2019 chegará finalmente ao mercado a 3ª geração de um dos «best seller» da marca romena. E tendo em consideração os primeiros rumores, a coisa promete…3ª geração. A revoluçãoDe acordo com a revista alemã Auto Bild, a Dacia prepara-se para operar uma pequena revolução no Dacia Sandero. Conforme adianta a revista alemã, o novo Dacia Sandero vai recorrer à plataforma modular CMF-B (a mesma da do próximo Clio), com tudo o que isso acarreta em termos de espaço, comportamento dinâmico, segurança e tecnologia.Chega em JunhoCom a nova plataforma, são esperadas também novas dimensões. A Auto Bild avança que o novo Dacia Sandero será maior que o próprio Clio (com quem partilhará a plataforma) e aproximar-se-á das proporções exteriores do segmento C, onde habitam modelos como o Volkswagen Golf — a referência quase incontestada do segmento.Além de maior, o Dacia Sandero também poderá evoluir para um novo patamar em termos tecnológicos. Ao recorrer à plataforma CMF-B, a Dacia poderá usar, pela primeira vez, os mais recentes dispositivos de segurança da Renault, como a travagem automática de emergência ou o cruise-control adaptativo, num dos seus modelos.Dacia SanderoSegundo a Auto Bild, o objetivo do novo Dacia Sandero é conquistar as 5 estrelas nos testes de impacto do Euro NCAP.Novos motoresEm termos de motorizações, os principais candidatos são, para já, um novo bloco 1.0 litros com potência de 75 cv a 90 cv, e o novÃssimo 1.3 turbo, numa versão com 115 cv — desenvolvido em parceria com o grupo Daimler e que encontramos no novo Mercedes-Benz Classe A.Quanto aos motores Diesel, o conhecido 1.5 dCi continuará a fazer as honras da casa.Apesar de todas estas novidades, não é de esperar uma estratégia de preços e posicionamento diferentes para a marca romena, que tem sido, de resto, a marca mais lucrativa do Grupo Renault-Nissan-Mitsubishi. O lançamento da 3ª geração do Dacia Sandero acontecerá no final de 2019.Fonte: AutoBild via Autoevolution
O modelo de base da gama Dacia vai receber nova geração e iniciou os testes de estrada.O Sandero está no mercado desde 2012 sem grandes alterações, mas mesmo assim tem feito uma carreira excelente em toda a Europa. Talvez por isso a Renault não mostrou grande pressa em renovar o carro. Mas não dá para adiar mais e o Sandero vai receber uma nova geração que será revelada no final do próximo ano e estará à venda em 2021.Para já, os modelos apanhados nas fotos ainda estão com muita camuflagem, mas já deixam ver que a fórmula não será muito diferente. Há novidades no que toca à frente, com o capô em forma de concha, um desenho mais arredondado, uma pose mais musculada e mais alguns detalhes, incluindo novos puxadores de portas e uma linha de cintura diferente.Não se sabe qual será a base do Sandero, pois a atual plataforma é antiga e vem de 2002, pelo que deverá ser usada a CMF-B, pois não será possÃvel estender por muito mais a vida útil da atual base. Esta situação levará o preço a subir e o Sandero deixará de ser tão acessÃvel como atualmente.