Autor Tópico: Laguna 2 luz de imobilizador constante  (Lida 2499 vezes)

Offline Luciano Rodrigues

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: alcochete
  • Garagem : Renault laguna 2 1.9 dci 2004
Laguna 2 luz de imobilizador constante
« em: 20 de Setembro de 2019, 23:26 pm »
Olá boa noite,
Tenho uma Laguna 2 1.9Dci de 2004. Há uma semana mudei o volante de bimassa e até aí nunca tinha tido problemas com o cartão e respectivo leitor.

Depois do mecânico ter montado tudo, meteu-se o cartão no leitor e tudo funcionou, excepto a luz de imobilizador que não apagava, logo, não me permitia ligar o motor.

Já abri o leitor, tem ambas as palhetas no sítio, já confirmei que ambas as chaves estão correctamente configuradas e ambas têm pilha com carga e abrem e fecham as portas. Experimentei com 2 outros leitores (que não tenho a certeza estarem operacionais pois comprei-os em segunda mão) e os sintomas são sempre os mesmo: ao inserir o cartão, tudo funciona, excepto a luz do imobilizador que não apaga. Já apagou e permitiu-me ligar o motor, mas depois de parar o carro, volta ao mesmo. Ontem estive 3 horas a tentar que a luz apagasse e num desespero dei uma pancada na consola onde está o leitor e por milagre a luz apagou. Hoje não consegui nada com 3 leitores.

A direcção fica destrancada pois oiço o desbloqueio a accionar.

Alguma solução?

Agradeço desde já

• 1.0 SCe
  • *
Re: Laguna 2 luz de imobilizador constante
« Responder #1 em: 20 de Setembro de 2019, 23:30 pm »

PS: O mecânico desligou a centralina para montar o volante da bimassa. Será que tem alguma coisa a ver com isso? Qualquer coisa que tenha ficado mal encaixado ou ligado... pergunto eu na minha ignorância.
« Última modificação: 21 de Setembro de 2019, 23:11 pm por Sls a GPL »

Offline andresilvac4

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
« Responder #2 em: 21 de Setembro de 2019, 23:11 pm »
Se retiramos o leitor e cartão que nunca tinha dado problemas leitor já trocaste e acontece nas 2 chaves sobra problema na UCH...vamos por partes se for como no meu caso o mecânico tem de retirar a Centralina para poder desmontar a caixa pelo que alguma coisa pode estar mal encaixada e originar o erro, o mesmo pode ter acontecido ao desligar a Centralina e ter originado um erro na Centralina que te esteja a impedir o funcionamento do carro.
Posto isto deveras ligar a máquina de diagnóstico e obter esse código ou apagar o mesmo e experimentar a ver se resolve...na ausência de máquina de diagnóstico fazes em modo menos sofisticado que é desligar os terminais da bateria e esperas 5 minutos A ver se apaga os erros em memória ligar tudo rezar e esperar que tenha resolvido o problema .
Mas a melhor maneira e ligar isso a uma máquina de diagnóstico e perceber o porque de isso não estar a pegar.
Cumprimentos

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #3 em: 21 de Setembro de 2019, 23:15 pm »

PS: O mecânico desligou a centralina para montar o volante da bimassa. Será que tem alguma coisa a ver com isso? Qualquer coisa que tenha ficado mal encaixado ou ligado... pergunto eu na minha ignorância.

O problema deve estar mesmo ai. Verifica se nenhum dos pinos das fichas da centralina nao esta dobrado, ou alguma ficha mal colocada/encaixada.

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 25 de Setembro de 2019, 19:42 pm »
Bem, depois de uma novela do caraças para tentar perceber o que se passava com o raio do imobilizador, fui a uma casa de programação de centralinas e a resposta foi a pior... centralina queimada! Mas bem queimadinha! Algumas pistas simplesmente desapareceram! O que pode ter originado isso: uma sobrecarga de corrente, uma ligação errada dos pólos da bateria. Obviamente que o mecânico que mudou a embraiagem e o volante da bimassa descartou logo responsabilidades ao dizer que fez tudo bem.

Para além dos 1000€ da embraiagem e bimassa, mais 600€ para clonar centralina e mudar UHC (este valor foi dado por alto, não sei se é real).

O rapaz das centralinas disse que me ia fazer um relatório dos danos na centralina e as razões que originaram isso para apresentar ao mecânico e tentar encostá-lo às cordas, mas duvido... na pior das hipóteses avanço com queixa contra ele. Pelo menos sei que vai ter que suar um bocado para se safar.

Enfim, ainda estou para encontrar um mecânico em quem eu tenha absoluta confiança... não está fácil.

Obrigado a todos pelas opiniões e dicas.