Autor Tópico: Renault Grand Scenic 1.6 dCi - Barulho corrente  (Lida 1757 vezes)

Offline Ricardof83

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Setúbal
  • Garagem : Renault Grand Scenic 1.6 dCi
Renault Grand Scenic 1.6 dCi - Barulho corrente
« em: 07 de Setembro de 2020, 18:13 pm »
Boas pessoal, precisava aqui de uma ajuda dos experts...
Adquiri à uns dias uma Grand Scenic 1.6 dCi de 2011, com 202000kms. Antes de comprar fiz os testes que costumo fazer, reparei que ao colocar a trabalhar fazia algum barulho de corrente por breves segundos (3/4s) o que me pareceu normal. O que tenho vindo a reparar é que depois de fazer uns kms, e depois de o motor ganhar temperatura, se desligar e passados 5 ou 10min voltar a pôr a trabalhar, o barulho é muito mais audível, e durante mais tempo.
Alguém que já tenha passado pelo mesmo? Provavelmente será a corrente/tensores a ir à vida... Pesquisei, e parece-me que as bombas de óleo também costumam dar problemas. O melhor talvez seja trocar as correntes/tensores, bomba de óleo, etc...
Isto será brincadeira para quantos €€€? Alguém tem ideia...

Obrigado antes de mais pela atenção.

Offline rui.costa

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Tomar
  • Garagem : Megane ST 1.4TCE / Clio 1.5DCI 2001 / Juke 1.2
Re: Renault Grand Scenic 1.6 dCi - Barulho corrente
« Responder #1 em: 08 de Setembro de 2020, 11:37 am »
Não sou mecânico nem tenho carro com esse motor.

Tenho um 1.4TCE, com corrente e há uns tempos a fazer pesquisa sobre a corrente de distribuição deparei-me com alguns artigos.

Em mais do que um falavam de folgas não nessa corrente mas na corrente da bomba de óleo. Parece que abaixo da corrente de distribuição, fechada na mesma zona que esta, está uma segunda corrente que serve apenas a bomba de óleo e que não tem extensor.

E com esta sim, pelos vistos, têm aparecido alguns casos em que começa a alargar e a fazer barulho precisamente já após o óleo aquecer.

Não sou expert.
Faça uma boa pesquisa porque cheguei a ver dois ou três vídeos em que abriram a lateral do motor, onde estão estas correntes. E via perfeitamente a folga desta segunda corrente.

Enviado do meu RMX1971 através do Tapatalk

Offline andresilvac4

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
« Responder #2 em: 08 de Setembro de 2020, 18:59 pm »
Adquiri à uns dias uma Grand Scenic 1.6 dCi de 2011, com 202000kms. Antes de comprar fiz os testes que costumo fazer, reparei que ao colocar a trabalhar fazia algum barulho de corrente por breves segundos (3/4s) o que me pareceu normal. O que tenho vindo a reparar é que depois de fazer uns kms, e depois de o motor ganhar temperatura, se desligar e passados 5 ou 10min voltar a pôr a trabalhar, o barulho é muito mais audível, e durante mais tempo.
Alguém que já tenha passado pelo mesmo? Provavelmente será a corrente/tensores a ir à vida... Pesquisei, e parece-me que as bombas de óleo também costumam dar problemas. O melhor talvez seja trocar as correntes/tensores, bomba de óleo, etc...

Não é normal fazer qualquer barulho a corrente é se apenas faz a frio parado após algum tempo provavelmente alguns dos tensores já não estará a funcionar nas devidas condições, a corrente da bomba de óleo também pode ser mas o sistema é o mesmo pelo que seria de bom senso mandar substituir isso para pelo menos ficares mais sossegado.

Offline rui.costa

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Tomar
  • Garagem : Megane ST 1.4TCE / Clio 1.5DCI 2001 / Juke 1.2
« Responder #3 em: 08 de Setembro de 2020, 20:07 pm »
Esqueci-me de dizer, os vídeos que vi e que mostravam uma pequena corrente para a bomba de óleo eram do 1.6DCI e não do 1.4TCE.
Não sei se todos os 1.6DCI têm o mesmo sistema.

Enviado do meu RMX1971 através do Tapatalk

Offline Ricardof83

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 09 de Setembro de 2020, 12:51 pm »
Obrigado antes de mais, pelas respostas.
Sei de facto que existe uma outra corrente sem tensor que alimenta a bomba de óleo, e sei que a própria bomba de óleo, tem umas palhetas internas que também costumam desgastar... Agora não sei bem o que fazer, troco as correntes todas e tensões, mais bomba de óleo, ou será que trocando só a corrente de distribuição o barulho vai embora? O motor contínua certinho, só a quente é que o barulho se mantém aí 1 min pelo menos, depois desaparece. A frio, faz barulho só 2 ou 3 segundos, mas parece ser um barulho normal, até ganhar pressão de óleo.

Offline scenick

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #5 em: 09 de Setembro de 2020, 15:20 pm »

Mais um 1.6  com a corrente lixada, houve alturas em que faziam fila nas oficinas para trocarem a corrente e na mercedes com ese motores era ve-los em fila ali na Abrunheira para trocar a corrente.

Offline Ricardof83

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 17 de Setembro de 2020, 10:57 am »
E o que recomendas? Troco as correntes todas, tensões e bomba de óleo? Não devo colocar de origem, por isso, existem algumas marcas que recomendem? A bomba de óleo vi uma da Pierburg, será boa? O kit de corrente vi um da FAI, bastante completo, mas não conheço a marca.
Obrigado a todos antes de mais, pelas vossas respostas e ajuda.
« Última modificação: 17 de Setembro de 2020, 13:33 pm por Sls a GPL »

Offline clio2000

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
« Responder #7 em: 17 de Setembro de 2020, 13:30 pm »
desculpem a curiosidade... isso só acontece aos Scenic que tem motor a Diesel e com cilindradas 1.6 ?

Offline andresilvac4

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #8 em: 17 de Setembro de 2020, 13:51 pm »
Queres qualidade top podes meter um kit Inna (quanto mais completo melhor) quanto a bomba de óleo esperava para abrir e ver o seu real estado não é um componente sensível e duvido que tenha algum problema (embora claro que é possível) mas esperava para abrir para ver o real estado da bomba de óleo não te precipites pode demorar mais 1 dia mas poupas muitos euros em comprar material sem saber se é necessário.
Mas a nível de marcas Inna para o kit de distribuição e pierburg equipa muita marca de origem e uma marca top também, convém se mexeres na distribuição fazer um esforço e mudar também a bomba de água(não sei se é via corrente nesse carro) mas convém mudar também para rentabilizar a mão de obra

Offline andresilvac4

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #9 em: 17 de Setembro de 2020, 14:00 pm »
Edit: Fiz uma pesquisa rápida na net e não encontrei nenhum kit da Inna pelo que se for comprar a uma loja física é questão de perguntar sobre esta marca, se todas vi a tal FAI (da qual não tenho nenhuma feedback) mas vi também Febi ao mesmo preço e dessa uso já a muitos anos para todo o tipo de peças (incluindo correia de distribuição) e não tenho nada a dizer tudo o que comprei o material cumpre o que é suposto por isso preço por preço eu iria para Febi (mas é só a minha opinião), mas pode ser que aqui alguém se pronuncie com mais conhecimento de causa do produto em questão.