Autor Tópico: aconselhamento compra maquina fotografica  (Lida 39804 vezes)

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Renault Grand Scénic 1.6 dci Bose Edition
Re: aconselhamento compra maquina fotografica
« Responder #15 em: 16 de Outubro de 2010, 13:22 pm »
mas experimenta uma fotografia a 800 iso com uma bridge e uma reflex SLR

Aliás, e mais uma vetendo em conta o uso que dou às máquinas e o que sei de fotografia, a qualidade das fotos em iso alta é a única "grande vantagem" de uma SLR vs um bridge.

Bom, a vantagem do ISO alto não é a única vantagem de uma SLR (nem a única...).

É verdade que as bridges, nos dias que correm, têm muito boa qualidade. Não deixa de ser verdade que a grande maioria das pessoas que têm SLR's as usam apenas no modo auto e nunca é usada para grandes impressões (e como tal tinham ficado melhor servidas com uma compacta de boa qualidade). No entanto, a versatilidade de uma SLR é enorme. Por exemplo, na última das fotografias que postaste, se tivesse sido tirada com uma 50mm F1.8, ficarias com o fundo completamente desfocado, o que atrairia ainda mais a atenção para o primeiro plano - que é o que queres destacar. Não há nenhuma bridge, em virtude da sua concepção (e pequeno tamanho de sensor) que consiga retratos com fundos bastante desfocados. Nenhuma bridge oferece gamas de aberturas de objectiva ao nível de uma 50 mm F1.8 (não falando numa 1.4, cujos preços já disparam), ou até numa F2.8 constante. Claro que a qualidade paga-se. E mais uma vez, tudo depende do objectivo final - para tirar meia dúzia de fotos ao fim-de-semana, ou aos miúdos, não compensa um investimento numa SLR. Por isso é que tudo se resume ao objectivo final da máquina.

Agora, não consigo perceber onde é que falta bom-senso ao que disse... Não recomendei ao Octávio comprar uma Nikon D700/D3x nem uma Canon EOD 5D, mas sim uma reflex de entrada que, procurando, fica por cerca de 500€.
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...

Offline salazar

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: MG
« Responder #16 em: 16 de Outubro de 2010, 14:00 pm »
mas experimenta uma fotografia a 800 iso com uma bridge e uma reflex SLR

Aliás, e mais uma vetendo em conta o uso que dou às máquinas e o que sei de fotografia, a qualidade das fotos em iso alta é a única "grande vantagem" de uma SLR vs um bridge.

Bom, a vantagem do ISO alto não é a única vantagem de uma SLR (nem a única...).

Certíssimo! Daí ter escrito antes "e mais uma vez tendo em conta o uso que dou às máquinas e o que sei de fotografia".

É verdade que as bridges, nos dias que correm, têm muito boa qualidade. Não deixa de ser verdade que a grande maioria das pessoas que têm SLR's as usam apenas no modo auto e nunca é usada para grandes impressões (e como tal tinham ficado melhor servidas com uma compacta de boa qualidade). No entanto, a versatilidade de uma SLR é enorme. Por exemplo, na última das fotografias que postaste, se tivesse sido tirada com uma 50mm F1.8, ficarias com o fundo completamente desfocado, o que atrairia ainda mais a atenção para o primeiro plano - que é o que queres destacar. Não há nenhuma bridge, em virtude da sua concepção (e pequeno tamanho de sensor) que consiga retratos com fundos bastante desfocados. Nenhuma bridge oferece gamas de aberturas de objectiva ao nível de uma 50 mm F1.8 (não falando numa 1.4, cujos preços já disparam), ou até numa F2.8 constante. Claro que a qualidade paga-se. E mais uma vez, tudo depende do objectivo final - para tirar meia dúzia de fotos ao fim-de-semana, ou aos miúdos, não compensa um investimento numa SLR. Por isso é que tudo se resume ao objectivo final da máquina.

Por muito que goste e me interesse por fotografia, o meu objectivo ali era tirar umas "chapas" para mostrar o trabalho e ficar com registo fotografico dos passos de cada técnica. Seria de todo inviavel contratar um fotografo para fazer 8 horas durante 28 dias. Um biscate, portanto. E nunca me compensaria o investimento - se bem que uma 50mm f1.8 até é baratucha.

Agora, não consigo perceber onde é que falta bom-senso ao que disse... Não recomendei ao Octávio comprar uma Nikon D700/D3x nem uma Canon EOD 5D, mas sim uma reflex de entrada que, procurando, fica por cerca de 500€.

Não é insensato aconcelhar a compra de uma SLR de entrada de gama. No entanto, como tentei mostrar com o exemplo da Fura dels Baus, uma bridge, mesmo por 400€, permite uma versatilidade bem maior que uma SLR com uma 18-55 por 500€. Mesmo descurando um pouco em qualidade.

Resposta a laranja. Assim é mais fácil.

Offline zecmax

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sobralinho
  • SPOOOOOOOOOORTING
  • Garagem : Renault Megane Sport Tourer Bose 1,5
« Responder #17 em: 16 de Outubro de 2010, 17:57 pm »
como te disse no outro post, as fotos que lá estão foram tiradas com uma Canon Ixus, é muito pratica e cabe no bolso.
A minha Canon Rebel XSI (EOS450D), é outra musica, mas depois de investir quase 350 euros na maquina que só tem a lente 18/55, vou ter de largar uns cobres numa lente maior.

Offline pedro gomes

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: caldas da rainha
« Responder #18 em: 16 de Outubro de 2010, 19:32 pm »
compara preços em pixmania.com , tens bons preços aqui , se quiseres deduzir o iva vai a pixmaniapro.com.

Offline rpfc

• Co-Fundador
  • Louis Renault
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Estarreja
  • Renault Mudos 1.2 75cv
  • Garagem : Renault Modus 1.2 75cv 06.2005 (aka MUDOS)
« Responder #19 em: 18 de Outubro de 2010, 00:03 am »
nao quero fugir do tema do topico, mas recebi no email, uma coisa curiosa:

mais info: http://www.dragonext.com/brand-new-1-1-canon-ef-24-105mm-f4-l-usm-lens-mug-cup.html

ehehe

cumps!!

Offline Joao

• 1.2 TCe
  • *
  • Localidade: Portimão
« Responder #20 em: 18 de Outubro de 2010, 00:20 am »
Octavio, um conselho que te dou, vais gastar os 500€ e depois vais querer aprender a usar a maquina, ou vais gastar o dinheiro e colocares em modo auto e disparar a tudo o que mexe ?

Fotografia tem muito que se lhe diga, e estar a gastar 500€ numa SLR para usar em modo auto é o mesmo que deitar dinheiro fora, qualquer compacta ou Bridge faz o mesmo trabalho por menos dinheiro e sem exigir tanto de que esta a tirar a foto.

Boas fotos nao sao a maquina que as tira (ajuda mas nao faz tudo), se a pessoa que esta por detras da objectiva nao ter a minimo de noçao sobre , iso´s , exposição , velocidade de obturação , entre outras coisas , a maquina nao consegue fazer uma boa foto sozinha.

Sem contar com a questao de teres no minimo duas lentes numa SLR, tens "paxorra" para andar carregado ?

Eu tenho uma Slr e nao me arrependo de nada, mas antes de a comprar levei meses e meses a aprender fotografia, depois é que realmente vi o que queria e comprei uma SLR, até agora tenho investido uma boa quantia em material mas dou-lhe sempre uso, e nao me arrependo nada.

Agora cabe-te a ti veres bem a necessidade que tens para sacares as tuas fotos!

Abraço ;)

Offline salazar

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #21 em: 18 de Outubro de 2010, 20:00 pm »
Octavio, um conselho que te dou, vais gastar os 500€ e depois vais querer aprender a usar a maquina, ou vais gastar o dinheiro e colocares em modo auto e disparar a tudo o que mexe ?

Fotografia tem muito que se lhe diga, e estar a gastar 500€ numa SLR para usar em modo auto é o mesmo que deitar dinheiro fora, qualquer compacta ou Bridge faz o mesmo trabalho por menos dinheiro e sem exigir tanto de que esta a tirar a foto.

Boas fotos nao sao a maquina que as tira (ajuda mas nao faz tudo), se a pessoa que esta por detras da objectiva nao ter a minimo de noçao sobre , iso´s , exposição , velocidade de obturação , entre outras coisas , a maquina nao consegue fazer uma boa foto sozinha.

Sem contar com a questao de teres no minimo duas lentes numa SLR, tens "paxorra" para andar carregado ?

Eu tenho uma Slr e nao me arrependo de nada, mas antes de a comprar levei meses e meses a aprender fotografia, depois é que realmente vi o que queria e comprei uma SLR, até agora tenho investido uma boa quantia em material mas dou-lhe sempre uso, e nao me arrependo nada.

Agora cabe-te a ti veres bem a necessidade que tens para sacares as tuas fotos!

Abraço ;)

Gostei de ler! Bery nice!!  :cool:

Mas posso só fazer um apontamento? Não ficas melindrado?  0:))
Olhem ali para o negrito...  :assobio:

Offline octávio

• 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Utilizador: oct79
  • Scenic previllege 1500 Dci 80cv 2005
« Responder #22 em: 18 de Outubro de 2010, 20:15 pm »
pessoal e esta que dissem? http://www.pixmania.com/pt/pt/7093037/art/canon/powershot-sx30-is.html

joao eu para já quero uma maquina para aprender e inicar o mundo da fotografia para ja é so carregar e ja esta lol

Offline salazar

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #23 em: 18 de Outubro de 2010, 20:25 pm »
pessoal e esta que dissem? http://www.pixmania.com/pt/pt/7093037/art/canon/powershot-sx30-is.html

É a sucessora da sucessora da minha SX10 IS.

Se andas a ver bridges, vê este comparativo. Pode ser que ajude.
http://www.dpreview.com/reviews/Q110superzoomgroup/

Offline pedro gomes

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: caldas da rainha
« Responder #24 em: 18 de Outubro de 2010, 20:39 pm »
tens agora aquela compacta da sony  que da para trrocar objectivas que tb ja ouvi dizer muito bem

Offline octávio

• 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Utilizador: oct79
  • Scenic previllege 1500 Dci 80cv 2005
« Responder #25 em: 18 de Outubro de 2010, 20:50 pm »

obrigado vou dar uma vista de olhos

É a sucessora da sucessora da minha SX10 IS.

Se andas a ver bridges, vê este comparativo. Pode ser que ajude.
http://www.dpreview.com/reviews/Q110superzoomgroup/

bem esta é a que esta no comparativo e pelo que dissem é muito boa

http://www.pixmania.com/pt/pt/3500121/art/canon/powershot-sx20-is.html
« Última modificação: 18 de Outubro de 2010, 20:54 pm por octávio »

Offline lafayette

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: barcelona
O que comprar? - AJUDA
« Responder #26 em: 13 de Dezembro de 2010, 18:33 pm »
Boas pessoal. Ando a uns tempos com a ideia/necessidade de comprar uma maquina fotografica com alguma qualidade. Já andei por alguns forum mas vai sempre dar tudo ao mesmo...começam com tecnicismo e acabo por não entender nada (como utilizador básico que sou).

O que pretendo:
Uma maquina que me permita tirar uma fotos com qualidade aceitavel em qualque situação.
Evoluir um pouco no campo da fotografia.

O orçamento:
A  ideia inicial seria não passar os 600€ se bem que o posso fazer desde que se justifique.

O que sei/vi:
Neste momento, e pelo que li e me foram indicando, pretendo uma reflex, de marca (segundo o que dizem) nikon ou canon (ainda assim aberto a sujestões) e de preferencia com um pack de 2 lentes (que dizem ser o melhor para iniciar...

Neste momento, vi esta maquina e até gostei...

Nikon D3000 KIT (18-55 MM + 55-200 MM+Mochila+ Libro Foto Nikon+ Curso Fotografía Nikon School + 2 Tarjetas SD)http://www.fnac.es/Nikon-D3000-KIT-18-55-MM-55-200-MM-Mochila-Libro-Foto-Nikon-Curso-Fotografia-Nikon-School-2-Tarjetas-SD-Reflex-Digital-Camara-de-fotos-reflex-Camara-fotos-reflex-digital/a389072?PID=10699&Mn=-1&Ra=-5000&To=0&Nu=4&Fr=2

mas como não percebo grande coisa, venham dai essas opiniões!!
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2010, 18:36 pm por lafayette »

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
Re: O que comprar? - AJUDA
« Responder #27 em: 13 de Dezembro de 2010, 18:38 pm »
eu até ajudava ... se soubesse ....
havia por ai um topico com algumas considerações ;)

MRC

• Visitante
« Responder #28 em: 13 de Dezembro de 2010, 18:41 pm »
Eu tenho uma dessas... Para iniciar é excelente!

A minha custou-me isso, mas apenas veio com a lente normal (18-55), dois SD's de 2Gb cada e uma maleta para a guardar.

EDIT: Também veio com esses dois livrinhos! :P

Offline lafayette

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: barcelona
« Responder #29 em: 15 de Dezembro de 2010, 21:41 pm »
E então essas opiniões? Que timidos!!  :laugh:

Obrigado pela srespostas já dadas...