Autor Tópico: ferramenta para pastilhas  (Lida 30557 vezes)

Offline salazar

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: MG
Re: ferramenta para pastilhas
« Responder #15 em: 20 de Outubro de 2010, 00:06 am »
Agora deixaste-me aqui numa luta interior se valerá a pena ou não a pena o investimento/esbanjamento..

Quando precisar, alugas-me a ferramenta?  0:))
Assim decido-me logo.

Offline urui

• 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : Renault Laguna 1.9dci com açucar e Clio 1.9dti
« Responder #16 em: 20 de Outubro de 2010, 20:31 pm »
Agora deixaste-me aqui numa luta interior se valerá a pena ou não a pena o investimento/esbanjamento..

Quando precisar, alugas-me a ferramenta?  0:))
Assim decido-me logo.
Se tencionas ser tu a mudar as pastilhas acho que não é esbanjamento, se calhar até o que poupas em mão de obra e ganho no material com uma muda de pastinhas pagas logo o "investimento". Eu só conheci esta ferramenta á uns tempos quando mudei as pastilhas de trás na minha laguna. Sem isso não tinha conseguido, o mecanico só me aviso para ter cuidado com a borracha do embolo enquanto ele vai recolhendo, para ter atenção e não ficar trelhado.
Renault...o disign deixa-as a babar da junta

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #17 em: 08 de Abril de 2011, 16:32 pm »
Boas.
Desculpem "desenterrar" este topico, mas como vejo aqui gente entendida no assunto, alguem me sabe dizer se para colocar aquelas molas de cerca de 12cm ao alto, q estao nas pastilhas no LagunaII Fase2, se há algum truque para as colocar?

Eu nem sei o q la estao a fazer, porque elas saltam fora com facilidade se as puxarmos, parece-me q é para aconchegar as pastilhas e evitar barulhos, mas q ontem me deram uma suadela de 2 horas, p as conseguir voltar a pôr quando estive a mudar as pastilhas da frente, ai isso deram...

Se ja alguem as mudou e puder dar uma dica, ou se conhecerem algum DiY, para aproxima eu nao desistir-o q estive quase a fazer ontem e ir com o carro a um mecanico-fico grato.

Cumprimentos
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #18 em: 08 de Abril de 2011, 17:27 pm »
essas molas servem para fixar as pastilhas no sitio delas , encaixam com um alicate ( por exemplo ) a pressão , é normal que deem luta :)

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #19 em: 08 de Abril de 2011, 17:44 pm »
E qual aparte q se mete primeiro?
As pontas do arame nos orificios, ou primeiro as"orelhas" e depois puxar o arame para o orificio? Fiz assim mas ia ficando sem um dedo ...lol.
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #20 em: 08 de Abril de 2011, 17:59 pm »
eu por norma encaixe um dos lados e depois com o alicate encaixo o outro , sem por os dedos ;)

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #21 em: 08 de Abril de 2011, 20:43 pm »
Boas.
Já encontrei um DIY muito bem feito.
Afinal parece mais facil.

Está é em Francês:
http://www.forum-auto.com/pole-technique/section12/sujet465951.htm

Offline allmightyones

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Amadora
« Responder #22 em: 09 de Novembro de 2011, 17:11 pm »
Viva amigos "Renaulticos"!!

desculpem eu vir tb desenterrar este topico uma x mais, mas acontece que este sabado vou mudar as pastilhas de ambos os eixos na minha Scenic II de 2005 e vai ser a 1ªx....

a questão é a seguinte: as scenic's II tb funcionam com o sistema de molas?!? e a questão do pistão traseiro, ao ser destravado (no travão de mão electronico) ele ñ recua quase na totalidade? ou seja com uma chave de fendas e "jeitinho" (como se costuma fazer nos freios da frente) ele custa mt a recuar a totalidade??

é que o Modus (o outro renault cá da casa :grin: ) em relação às da frente é mm uma pressinha!! só tenho que tirar a roda e desapertar um unico parafuso com uma 14 de bocas se a memoria ñ me atraiçoa e uma de caixa, o bloco levanta, trocam-se as pastilhas e voilá!!

tive a ver esse DIY em frances para a laguna II e é uma dor de cabeça.....

alguem que tenha uma scenic sabe dizer se o sistema é igual ao deste laguna? se é igual ao modus como referi? enfim....qual o sistema....

help!
urgente!

obrigado.

Boas.
Desculpem "desenterrar" este topico, mas como vejo aqui gente entendida no assunto, alguem me sabe dizer se para colocar aquelas molas de cerca de 12cm ao alto, q estao nas pastilhas no LagunaII Fase2, se há algum truque para as colocar?

Eu nem sei o q la estao a fazer, porque elas saltam fora com facilidade se as puxarmos, parece-me q é para aconchegar as pastilhas e evitar barulhos, mas q ontem me deram uma suadela de 2 horas, p as conseguir voltar a pôr quando estive a mudar as pastilhas da frente, ai isso deram...

Se ja alguem as mudou e puder dar uma dica, ou se conhecerem algum DiY, para aproxima eu nao desistir-o q estive quase a fazer ontem e ir com o carro a um mecanico-fico grato.

Cumprimentos
Renault Scenic II 1.4 16v 2005
Bons Consumos!!!

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #23 em: 09 de Novembro de 2011, 17:18 pm »
Apenas 2 reparos:

1º Evitar escrita sms ou similar.
2º Urgências é no hospital.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline brooklyn_bounce

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Portimão
  • Megane II Break Fase II 1.5Dci 105Cv.
    • A minha galeria de fotos
  • Garagem : Megane II Break 1.5Dci 105Cv - Exclusive
« Responder #24 em: 09 de Novembro de 2011, 18:01 pm »
Epah, seja um sistema seja outro não é nenhuma dor de cabeça...

Em vez de ser uma 14 de bocas, é uma sextavada interior (5 ou 6 se não estou em erro) e em vez de um tens mesmo de tirar os dois parafusos (acho eu, mas é questão de tentar rodar aquilo com um parafuso ainda no sitio), a mola, é mesmo só tirar e voltar a encaixar com um alicate, a primeira dá luta, a segunda já lhe sabes a manha entra a brincar...  ;)

P.S. Cuidado com a chave sextavada, posiciona-a bem para poderes fazer força sem ela torcer e moer a cabeça do parafuso... (Experiencia própria  :assobio: )

Offline allmightyones

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #25 em: 09 de Novembro de 2011, 22:37 pm »
obrigado pelas dicas Brooklyn_bounce!!

agora só falta esclarecer a questão do pistão traseiro....ja mudaste as tuas atras?

aqui com uma chave de fendas vai lá?

obrigado mais uma vez ;)
Bons Consumos!!!

Offline brooklyn_bounce

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Portimão
  • Megane II Break Fase II 1.5Dci 105Cv.
    • A minha galeria de fotos
  • Garagem : Megane II Break 1.5Dci 105Cv - Exclusive
« Responder #26 em: 09 de Novembro de 2011, 23:11 pm »
Epah as minhas ainda não mudei por isso não faço idéia se serão de rosca ou só de pressão, mas digo-te já que se forem de rosca, sem a ferramenta falada neste post vais suar muito para as meter no sitio(mas faz-se...).

Sent from my Blade using Tapatalk

Xmarine

• Visitante
« Responder #27 em: 10 de Novembro de 2011, 08:51 am »
Onde trabalho, existe um kit dessas ferramentas que dá para quase todas as marcas.

mas porra... um alicate ou uma chave de fendas grossa fazem isso tão bem, para quê gastar €€€????????

Offline allmightyones

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #28 em: 10 de Novembro de 2011, 10:00 am »
a serio Xmarine?!! epá que boa noticia!!

obrigado pela ajuda amigos!

ontem encontrei um DIY em ingles mt bom, vou ver se encontro e posto aqui o link...

até ja ;)
Bons Consumos!!!

Offline allmightyones

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #29 em: 10 de Novembro de 2011, 10:12 am »
aqui vai!

curioso que parece-me ser igual ao modus da minha "patroa" e o que eu fiz foi desapertar apenas o parafuso de baixo, dar uma folga no de cima e o bloco levanta and then é so trocar as pastilhas....:)

para tras a renault deu-me um orçamento de 108€ ja com 15% de desconto...

tive que lá ir pois apareceu-me uma mensagem no CB a dizer: travão imobilizador deficiente/verificar....

ligaram ao PC e disseram que tinha q trocar a patilha do travão de mão, existiam incoerencias..... estranho q enquanto estava ligado à maquina, o mecanico apagava a mensagem e logo voltava a aparecer....entretanto deram-me o orçamento para a tal peça (150€) e tinha que vir de frança!

entretanto o tipo antes de desligar o carro ao PC apagou a msg e até agora não apareceu mais...estranho.....isto foi na 2ªF na Vesauto.

e eu que antes julgava ser das pastilhas q estavam em baixo pedi o orçamento para a troca das pastilhas traseiras.
Bons Consumos!!!