Boas,
comprei uma megane agora também com esse motor.
Conselhos:
- Saber com a máxima exatidão quando e se foi trocado: Distribuição, bronzes das bielas da cambota, que óleo costuma levar e por experiencia própria, quando experimentar a carrinha, tente andar com ela um pouco e estica-la um pouco as 4mil rotações a ver se não dá o famoso aviso "verificar injeção" a ,minha deu na primeira viagem e já estou preocupado.
Com a carrinha ao relentem verificar se o motor tem um trabalhar suave e esquecer o negócio se ouvir do motor um matraquear tipo "tak tak tak" porque nesse caso já existem ai problemas graves...
Inspecionar o deposito de anticongelante a ver se tem uma cor mais ou menos correta e se nao tem gordura que pode significar óleo no anticongelante.
Outra coisa, com o carro a trabalhar tirar a tampa onde se coloca o oleo e verificar se tem uma pasta amarela/branca, se tiver é para esquecer porque pode ter problemas de junta da colaça...
ao andar verificar se aparece algum erro e se o ponteiro da temperatura está estável e não passa do meio.
Fazer uma boa inspeção visual. e verificar os fundos do motor por baixo a ver se verte oleo ou alguma fuga.
Não me lembro assim de mais nada, são conselhos de amador mas espere por opiniões mais especializadas.