A mim também me aconteceu quando mudei a minha, e andei bastante tempo a apanhar esses sustos até me dar ao trabalho de, na semana passada, pôr tudo no sÃtio.
Agora não tenho fotos, porque já puz tudo no sÃtio e colei o punho. Mas, em traços gerais, isto é o que acontece:
Quando retiras o punho da manete, por baixo existe uma peça plástica preta, que quando se retira o dito punho da peça metálica tem o triste hábito de rodar sobre si própria. Isso faz com que, ao engatar a marcha-atrás e depois a passar para ponto morto, na realidade continue engatada a marcha-atrás (eu quando tentei montar tudo começou a embraiagem a cheirar a queimado, pois quando, para experimentar, tentei engatar uma 2ª, a caixa estava presa em marcha-atrás... valente susto, mas não houve nenhum estrago de maior). Essa peça tem que estar bem alinhada com a dita manete, logo roda-a com um alicate de pontas, até estar centrada - a peça tem reentrâncias laterais que devem estar alinhadas com as laterais da manete, às 3 horas e às 9 horas. Essas reentrâncias são onde entram os encaixes de plástico, da anilha que se puxa para cima quando se engata a marcha-atrás, que depois serão rodados um quarto de volta até estarem "escondidos" pela dita peça plástica .
Depois de teres a dita peça centrada, coloca a mola dentro da manete, e encaixa a manete na peça metálica, de forma a que as reentrâncias da peça preta coincidam com os encaixes da dita anilha, para de seguida rodares a manete um quarto de volta, até ficar na posição certa (inicialmente colocas a manete a "apontar" para o volante, para ao rodares um quarto de volta no sentido dos ponteiros do relógio ficar na posição certa).
Depois de tudo no sÃtio, experimenta uma série de vezes engatar a marcha-atrás e desengatar, para confirmar que ao engatar a 1ª não engata a marcha-atrás novamente. É provável que tenhas que fazer pequenos reajustes na dita peça preta que fica por baixo da manete, rodando-a com o alicate de pontas, até que fique no sÃtio (ainda tenho a ferida no indicador esquerdo de ter espetado o c@brão do alicate de pontas quando tentava rodar a peça, porque eu tinha inadvertidamente colado a mesma quando colei a dita cobertura).
Depois de garantires que a peça está bem encaixada e que a marcha-atrás engata e desengata sem problemas, voltas a desencaixar a manete com cuidado (para não rodar a peça) e colocas cola de contacto onde a manete fixa na peça metálica, para que a manete não volte a rodar e não volte a acontecer o mesmo.
O testamento está grande e pode parecer confuso, mas se ainda tiveres dúvidas "posta" aà as fotos da manete desencaixada, e eu faço umas anotações nas fotos para perceberes melhor as ideias.
Bom trabalho!