Boa Noite
Agora mesmo descobri este forum e escrevo porque tenho uma questão pretinente que talvez me possam ajudar.
Tenho uma Laguna II de 2003 1.9 dci com 130 000 km.
Acontece que, aos 90 000, me partiu o turbo e foi para reparação. Desde aà noto uma falta de potência mas tenho andado até que recentemente coloquei a carrinha numa oficina e me explicaram que tinha a palheta da válvula egr estragada e os cabos do common rail desligados; como comprei a carrinha em segunda mão, alguém sabe o porquê de poderem estar desligados?
A carrinha, antes da reparação, não passava das 3 000 rpm; agora, além desse problema, tem falhas de potência em todas as mudanças, a rotações diferentes, sinto que se afoga momentaneamente. Hoje comecei a notar fumo preto aquando de acelarações repentinas.
Questões: Poderá a ligação do common rail ter influência? para que serve o egr e será que me está a provocar algum problema? Disseram me que talvez seja uma fuga no radiador, porém, depois destas falhas de potência, parace-me mais electrónico.
Já liguei à carrinha à maquina e não me dá deficiência nenhuma, nem no medidor de massa de ar.
Alguém me pode ajudar?
Atenciosamente.
Eugénio Almeida